A SURDOCEGUEIRA EM CENA: uma análise com base na teoria histórico-cultural
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5974 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo refletir sobre o processo de ensino e de aprendizagem de pessoas com surdocegueira a partir do documentário As Borboletas de Zagorsk. O estudo, de natureza qualitativa, foi realizado por meio da análise do documentário tendo como aporte teórico principal Vigotski no que concerne à compreensão de que o desenvolvimento humano ocorre por meio das interações sociais, a partir da relação dialética entre os aspectos biológicos e culturais. Como dispositivos analíticos utilizaram-se os seguintes eixos temáticos: relação entre o biológico e o cultural, mediação semiótica e compensação social. Como resultado, aponta-se que os processos de aprendizagem e de desenvolvimento humano não ocorrem naturalmente, eles necessitam de condições concretas de vida para que sejam desencadeados, tendo em vista que são construídos nas e pelas relações sociais. Conclui-se que as pessoas com surdocegueira apresentam potencialidades para aprender assim como as demais, para tanto, precisam de mediação pedagógica adequada e que atenda às suas especificidades. |
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A SURDOCEGUEIRA EM CENA: uma análise com base na teoria histórico-cultural documentário As Borboletas de Zagorsk; surdocegueira; teoria histórico-cultural.Este artigo tem como objetivo refletir sobre o processo de ensino e de aprendizagem de pessoas com surdocegueira a partir do documentário As Borboletas de Zagorsk. O estudo, de natureza qualitativa, foi realizado por meio da análise do documentário tendo como aporte teórico principal Vigotski no que concerne à compreensão de que o desenvolvimento humano ocorre por meio das interações sociais, a partir da relação dialética entre os aspectos biológicos e culturais. Como dispositivos analíticos utilizaram-se os seguintes eixos temáticos: relação entre o biológico e o cultural, mediação semiótica e compensação social. Como resultado, aponta-se que os processos de aprendizagem e de desenvolvimento humano não ocorrem naturalmente, eles necessitam de condições concretas de vida para que sejam desencadeados, tendo em vista que são construídos nas e pelas relações sociais. Conclui-se que as pessoas com surdocegueira apresentam potencialidades para aprender assim como as demais, para tanto, precisam de mediação pedagógica adequada e que atenda às suas especificidades.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2022-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/597410.29327/268346.6.13-19Communitas; v. 6 n. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 250-262Communitas; Vol. 6 No. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 250-262Revista Communitas; ##issue.vol## 6 ##issue.no## 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 250-2622526-597010.29327/268346.6.13reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5974/3725Copyright (c) 2022 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBoff, Ana PaulaRegiani, Anelise Maria2022-08-30T19:19:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5974Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2022-08-30T19:19:19Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
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