A LITERATURA COMO INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO HUMANA:: uma discussão dialógica sobre os conceitos de silêncio, memória e identidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sandressa dos Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Nery Ferreira, Yvonélio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5054
Resumo: Os elementos memória e identidade são indissociáveis, e quando observados por meio de uma literatura que não os silencie, surge a possibilidade e ampliação do entendimento do homem como ser individual e coletivo. A interação com o outro, estabelece nossa identidade pessoal e social, e através da linguagem, existe uma influência mútua na construção dos sujeitos. O presente artigo é resultado da leitura de produções cientificas sugeridas na disciplina Práticas de Linguagem e Ensino, do programa de mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens, da Universidade Federal do Acre. Através deste trabalho, será realizada uma discussão dialógica sobre os conceitos de silêncio, memória e identidade, que são objetos de uma pesquisa de mestrado em andamento, tomando como base teorias que sob determinada perspectiva, englobem esta temática. O referido estudo é bibliográfico, e tem como objetivo, estabelecer relações reflexivas sobre a compreensão da condição humana, através de sua manifestação na linguagem literária.  
id UFAC-2_da8dfaba1fb7e70731d111bb91d691ad
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5054
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling A LITERATURA COMO INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO HUMANA:: uma discussão dialógica sobre os conceitos de silêncio, memória e identidadeliteratura, linguagem, silêncio, identidade, memória.Os elementos memória e identidade são indissociáveis, e quando observados por meio de uma literatura que não os silencie, surge a possibilidade e ampliação do entendimento do homem como ser individual e coletivo. A interação com o outro, estabelece nossa identidade pessoal e social, e através da linguagem, existe uma influência mútua na construção dos sujeitos. O presente artigo é resultado da leitura de produções cientificas sugeridas na disciplina Práticas de Linguagem e Ensino, do programa de mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens, da Universidade Federal do Acre. Através deste trabalho, será realizada uma discussão dialógica sobre os conceitos de silêncio, memória e identidade, que são objetos de uma pesquisa de mestrado em andamento, tomando como base teorias que sob determinada perspectiva, englobem esta temática. O referido estudo é bibliográfico, e tem como objetivo, estabelecer relações reflexivas sobre a compreensão da condição humana, através de sua manifestação na linguagem literária.  Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2021-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5054Communitas; v. 5 n. 10 (2021): OS SABERES AUSENTES DA CIDADE LETRADA NO SÉCULO XXI; 272-280Communitas; Vol. 5 No. 10 (2021): OS SABERES AUSENTES DA CIDADE LETRADA NO SÉCULO XXI; 272-280Revista Communitas; ##issue.vol## 5 ##issue.no## 10 (2021): OS SABERES AUSENTES DA CIDADE LETRADA NO SÉCULO XXI; 272-2802526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5054/2848Copyright (c) 2021 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Sandressa dos SantosNery Ferreira, Yvonélio2021-08-02T21:25:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5054Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2021-08-02T21:25:44Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv A LITERATURA COMO INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO HUMANA:: uma discussão dialógica sobre os conceitos de silêncio, memória e identidade
title A LITERATURA COMO INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO HUMANA:: uma discussão dialógica sobre os conceitos de silêncio, memória e identidade
spellingShingle A LITERATURA COMO INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO HUMANA:: uma discussão dialógica sobre os conceitos de silêncio, memória e identidade
Silva, Sandressa dos Santos
literatura, linguagem, silêncio, identidade, memória.
title_short A LITERATURA COMO INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO HUMANA:: uma discussão dialógica sobre os conceitos de silêncio, memória e identidade
title_full A LITERATURA COMO INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO HUMANA:: uma discussão dialógica sobre os conceitos de silêncio, memória e identidade
title_fullStr A LITERATURA COMO INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO HUMANA:: uma discussão dialógica sobre os conceitos de silêncio, memória e identidade
title_full_unstemmed A LITERATURA COMO INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO HUMANA:: uma discussão dialógica sobre os conceitos de silêncio, memória e identidade
title_sort A LITERATURA COMO INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO HUMANA:: uma discussão dialógica sobre os conceitos de silêncio, memória e identidade
author Silva, Sandressa dos Santos
author_facet Silva, Sandressa dos Santos
Nery Ferreira, Yvonélio
author_role author
author2 Nery Ferreira, Yvonélio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sandressa dos Santos
Nery Ferreira, Yvonélio
dc.subject.por.fl_str_mv literatura, linguagem, silêncio, identidade, memória.
topic literatura, linguagem, silêncio, identidade, memória.
description Os elementos memória e identidade são indissociáveis, e quando observados por meio de uma literatura que não os silencie, surge a possibilidade e ampliação do entendimento do homem como ser individual e coletivo. A interação com o outro, estabelece nossa identidade pessoal e social, e através da linguagem, existe uma influência mútua na construção dos sujeitos. O presente artigo é resultado da leitura de produções cientificas sugeridas na disciplina Práticas de Linguagem e Ensino, do programa de mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens, da Universidade Federal do Acre. Através deste trabalho, será realizada uma discussão dialógica sobre os conceitos de silêncio, memória e identidade, que são objetos de uma pesquisa de mestrado em andamento, tomando como base teorias que sob determinada perspectiva, englobem esta temática. O referido estudo é bibliográfico, e tem como objetivo, estabelecer relações reflexivas sobre a compreensão da condição humana, através de sua manifestação na linguagem literária.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5054
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5054/2848
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 5 n. 10 (2021): OS SABERES AUSENTES DA CIDADE LETRADA NO SÉCULO XXI; 272-280
Communitas; Vol. 5 No. 10 (2021): OS SABERES AUSENTES DA CIDADE LETRADA NO SÉCULO XXI; 272-280
Revista Communitas; ##issue.vol## 5 ##issue.no## 10 (2021): OS SABERES AUSENTES DA CIDADE LETRADA NO SÉCULO XXI; 272-280
2526-5970
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313223746748416