A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE E A LIBERDADE PARA APRENDER DE CARL ROGERS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6470 |
Resumo: | A ideia desse artigo é fazer e manter um diálogo entre os dois educadores, de dois países com contextos muito diferentes, um encontro das visões do livro Liberdade para Aprender de Carl Rogers (norte-americano) com a Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa de Paulo Freire (brasileiro), com observação das convergências entre estas obras, visa a estimular professores e professoras em ampliar suas reflexões e possibilidade de mudanças na prática na sala de aula destes profissionais, numa oportunidade de conhecerem um pouco desses autores e se sentirem estimulados a adentrar em outras suas obras. Ainda que de maneira resumida, objetiva que professores possam perceber que Rogers e Freire têm muito a contribuir com cotidiano dos professores fazendo que estes revejam e reflitam sobre suas metodologias em sala de aula, para que na sua docência estimulem alunos e alunas uma educação autônoma e libertária, oferecendo novas perspectivas na vida desses estudantes. |
id |
UFAC-2_dd8258d71bd0bbd83180bd9b7028ba57 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6470 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE E A LIBERDADE PARA APRENDER DE CARL ROGERSautonomialiberdadeestudantesprofessoresA ideia desse artigo é fazer e manter um diálogo entre os dois educadores, de dois países com contextos muito diferentes, um encontro das visões do livro Liberdade para Aprender de Carl Rogers (norte-americano) com a Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa de Paulo Freire (brasileiro), com observação das convergências entre estas obras, visa a estimular professores e professoras em ampliar suas reflexões e possibilidade de mudanças na prática na sala de aula destes profissionais, numa oportunidade de conhecerem um pouco desses autores e se sentirem estimulados a adentrar em outras suas obras. Ainda que de maneira resumida, objetiva que professores possam perceber que Rogers e Freire têm muito a contribuir com cotidiano dos professores fazendo que estes revejam e reflitam sobre suas metodologias em sala de aula, para que na sua docência estimulem alunos e alunas uma educação autônoma e libertária, oferecendo novas perspectivas na vida desses estudantes.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2023-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/647010.29327/268346.7.15-13Communitas; v. 7 n. 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 186-197Communitas; Vol. 7 No. 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 186-197Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 186-1972526-597010.29327/268346.7.15reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6470/4295Copyright (c) 2023 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLemos, Marcos MendonçaWartha, Edson JoséNeves, Marcos Cesar Danhoni2023-11-06T14:06:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6470Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2023-11-06T14:06:31Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE E A LIBERDADE PARA APRENDER DE CARL ROGERS |
title |
A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE E A LIBERDADE PARA APRENDER DE CARL ROGERS |
spellingShingle |
A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE E A LIBERDADE PARA APRENDER DE CARL ROGERS Lemos, Marcos Mendonça autonomia liberdade estudantes professores |
title_short |
A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE E A LIBERDADE PARA APRENDER DE CARL ROGERS |
title_full |
A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE E A LIBERDADE PARA APRENDER DE CARL ROGERS |
title_fullStr |
A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE E A LIBERDADE PARA APRENDER DE CARL ROGERS |
title_full_unstemmed |
A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE E A LIBERDADE PARA APRENDER DE CARL ROGERS |
title_sort |
A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE E A LIBERDADE PARA APRENDER DE CARL ROGERS |
author |
Lemos, Marcos Mendonça |
author_facet |
Lemos, Marcos Mendonça Wartha, Edson José Neves, Marcos Cesar Danhoni |
author_role |
author |
author2 |
Wartha, Edson José Neves, Marcos Cesar Danhoni |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemos, Marcos Mendonça Wartha, Edson José Neves, Marcos Cesar Danhoni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
autonomia liberdade estudantes professores |
topic |
autonomia liberdade estudantes professores |
description |
A ideia desse artigo é fazer e manter um diálogo entre os dois educadores, de dois países com contextos muito diferentes, um encontro das visões do livro Liberdade para Aprender de Carl Rogers (norte-americano) com a Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa de Paulo Freire (brasileiro), com observação das convergências entre estas obras, visa a estimular professores e professoras em ampliar suas reflexões e possibilidade de mudanças na prática na sala de aula destes profissionais, numa oportunidade de conhecerem um pouco desses autores e se sentirem estimulados a adentrar em outras suas obras. Ainda que de maneira resumida, objetiva que professores possam perceber que Rogers e Freire têm muito a contribuir com cotidiano dos professores fazendo que estes revejam e reflitam sobre suas metodologias em sala de aula, para que na sua docência estimulem alunos e alunas uma educação autônoma e libertária, oferecendo novas perspectivas na vida desses estudantes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6470 10.29327/268346.7.15-13 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6470 |
identifier_str_mv |
10.29327/268346.7.15-13 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6470/4295 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 7 n. 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 186-197 Communitas; Vol. 7 No. 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 186-197 Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 186-197 2526-5970 10.29327/268346.7.15 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313221653790720 |