A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE E A LIBERDADE PARA APRENDER DE CARL ROGERS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Marcos Mendonça
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Wartha, Edson José, Neves, Marcos Cesar Danhoni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6470
Resumo: A ideia desse artigo é fazer e manter um diálogo entre os dois educadores, de dois países com contextos muito diferentes, um encontro das visões do livro Liberdade para Aprender de Carl Rogers (norte-americano) com a Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa de Paulo Freire (brasileiro), com observação das convergências entre estas obras, visa a estimular professores e professoras em ampliar suas reflexões e possibilidade de mudanças na prática na sala de aula destes profissionais, numa oportunidade de conhecerem um pouco desses autores e se sentirem estimulados a adentrar em outras suas obras. Ainda que de maneira resumida, objetiva que professores possam perceber que Rogers e Freire têm muito a contribuir com cotidiano dos professores fazendo que estes revejam e reflitam sobre suas metodologias em sala de aula, para que na sua docência estimulem alunos e alunas uma educação autônoma e libertária, oferecendo novas perspectivas na vida desses estudantes.
id UFAC-2_dd8258d71bd0bbd83180bd9b7028ba57
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6470
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE E A LIBERDADE PARA APRENDER DE CARL ROGERSautonomialiberdadeestudantesprofessoresA ideia desse artigo é fazer e manter um diálogo entre os dois educadores, de dois países com contextos muito diferentes, um encontro das visões do livro Liberdade para Aprender de Carl Rogers (norte-americano) com a Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa de Paulo Freire (brasileiro), com observação das convergências entre estas obras, visa a estimular professores e professoras em ampliar suas reflexões e possibilidade de mudanças na prática na sala de aula destes profissionais, numa oportunidade de conhecerem um pouco desses autores e se sentirem estimulados a adentrar em outras suas obras. Ainda que de maneira resumida, objetiva que professores possam perceber que Rogers e Freire têm muito a contribuir com cotidiano dos professores fazendo que estes revejam e reflitam sobre suas metodologias em sala de aula, para que na sua docência estimulem alunos e alunas uma educação autônoma e libertária, oferecendo novas perspectivas na vida desses estudantes.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2023-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/647010.29327/268346.7.15-13Communitas; v. 7 n. 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 186-197Communitas; Vol. 7 No. 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 186-197Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 186-1972526-597010.29327/268346.7.15reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6470/4295Copyright (c) 2023 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLemos, Marcos MendonçaWartha, Edson JoséNeves, Marcos Cesar Danhoni2023-11-06T14:06:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6470Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2023-11-06T14:06:31Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE E A LIBERDADE PARA APRENDER DE CARL ROGERS
title A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE E A LIBERDADE PARA APRENDER DE CARL ROGERS
spellingShingle A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE E A LIBERDADE PARA APRENDER DE CARL ROGERS
Lemos, Marcos Mendonça
autonomia
liberdade
estudantes
professores
title_short A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE E A LIBERDADE PARA APRENDER DE CARL ROGERS
title_full A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE E A LIBERDADE PARA APRENDER DE CARL ROGERS
title_fullStr A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE E A LIBERDADE PARA APRENDER DE CARL ROGERS
title_full_unstemmed A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE E A LIBERDADE PARA APRENDER DE CARL ROGERS
title_sort A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE E A LIBERDADE PARA APRENDER DE CARL ROGERS
author Lemos, Marcos Mendonça
author_facet Lemos, Marcos Mendonça
Wartha, Edson José
Neves, Marcos Cesar Danhoni
author_role author
author2 Wartha, Edson José
Neves, Marcos Cesar Danhoni
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Marcos Mendonça
Wartha, Edson José
Neves, Marcos Cesar Danhoni
dc.subject.por.fl_str_mv autonomia
liberdade
estudantes
professores
topic autonomia
liberdade
estudantes
professores
description A ideia desse artigo é fazer e manter um diálogo entre os dois educadores, de dois países com contextos muito diferentes, um encontro das visões do livro Liberdade para Aprender de Carl Rogers (norte-americano) com a Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa de Paulo Freire (brasileiro), com observação das convergências entre estas obras, visa a estimular professores e professoras em ampliar suas reflexões e possibilidade de mudanças na prática na sala de aula destes profissionais, numa oportunidade de conhecerem um pouco desses autores e se sentirem estimulados a adentrar em outras suas obras. Ainda que de maneira resumida, objetiva que professores possam perceber que Rogers e Freire têm muito a contribuir com cotidiano dos professores fazendo que estes revejam e reflitam sobre suas metodologias em sala de aula, para que na sua docência estimulem alunos e alunas uma educação autônoma e libertária, oferecendo novas perspectivas na vida desses estudantes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6470
10.29327/268346.7.15-13
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6470
identifier_str_mv 10.29327/268346.7.15-13
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6470/4295
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 7 n. 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 186-197
Communitas; Vol. 7 No. 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 186-197
Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 186-197
2526-5970
10.29327/268346.7.15
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313221653790720