FURANDO “A GRANDE ONDA”?: TENSÕES E SENTIDOS DE DOCÊNCIA E CURRÍCULOS FRENTE AO CONSERVADORISMO
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2226 |
Resumo: | O artigo discute o contexto em que o conservadorismo ressoa como pauta de ações políticas e sociais, tornando as práticas docentes alvos de questionamentos e ataques. Tem por objetivo problematizar a progressiva desautorização da autonomia e do saber profissional docentes na produção de currículos, disseminada pela onda conservadora. Metodologicamente a investigação é desenvolvida com base nas pesquisasnosdoscom os cotidianos e no trabalho com narrativas e encontros em pesquisas com a formação docente. Relaciona o contexto econômico, político e cultural contemporâneo com a emergência do fascismo social, apontando seus efeitos em tentativas de descredibilização da docência por movimentos conservadores. Entende, frente ao avanço do conservadorismo sobre a educação, que as escolas são espaços de produção de conhecimentos, sentidos e valores que tensionam a hegemonia, valorizando a produção de práticas formativas e curriculares mais solidárias e democráticas como formas de resistências. |
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FURANDO “A GRANDE ONDA”?: TENSÕES E SENTIDOS DE DOCÊNCIA E CURRÍCULOS FRENTE AO CONSERVADORISMOConservadorismo. Currículos. Docência. CotidianosO artigo discute o contexto em que o conservadorismo ressoa como pauta de ações políticas e sociais, tornando as práticas docentes alvos de questionamentos e ataques. Tem por objetivo problematizar a progressiva desautorização da autonomia e do saber profissional docentes na produção de currículos, disseminada pela onda conservadora. Metodologicamente a investigação é desenvolvida com base nas pesquisasnosdoscom os cotidianos e no trabalho com narrativas e encontros em pesquisas com a formação docente. Relaciona o contexto econômico, político e cultural contemporâneo com a emergência do fascismo social, apontando seus efeitos em tentativas de descredibilização da docência por movimentos conservadores. Entende, frente ao avanço do conservadorismo sobre a educação, que as escolas são espaços de produção de conhecimentos, sentidos e valores que tensionam a hegemonia, valorizando a produção de práticas formativas e curriculares mais solidárias e democráticas como formas de resistências. Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2018-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2226Communitas; v. 2 n. Esp (2018): EDIÇÃO ESPECIAL - CONSERVADORISMO: POLÍTICAS E EDUCAÇÃO; 28-46Communitas; Vol. 2 No. Esp (2018): EDIÇÃO ESPECIAL - CONSERVADORISMO: POLÍTICAS E EDUCAÇÃO; 28-46Revista Communitas; ##issue.vol## 2 ##issue.no## Esp (2018): EDIÇÃO ESPECIAL - CONSERVADORISMO: POLÍTICAS E EDUCAÇÃO; 28-462526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2226/1258Copyright (c) 2018 REVISTA COMMUNITASinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, AlexandraGouvêa, Tânia da Costa2019-09-26T15:27:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2226Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2019-09-26T15:27Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
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