BLACK MIRROR, INTERNET OF MINDS AND EDUCATION: HOW WILL WE MIGRATE FROM THE CULTURE OF THE EPHEMERAL TO THE SUPER MEMORIES OF ARTIFICIAL CEREBRALITY?
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2814 |
Resumo: | Diante da inquietação que a série Black Mirror promove, reflexões a respeito da articulação entre a internet das mentes, a cerebralidade artificial (SQUIRRA, 2016b) e a educação contemporânea foram realizadas. O presente artigo encontra-se incluído no contexto de uma dissertação de mestrado sobre Cibervídeos na Educação Online (MARTINS, 2017). O objetivo do presente estudo é refletir a respeito dos fenômenos da cibercultura retratados no episódio “The Entire History of You”, da série Black Mirror, que nos convidam a pensar sobre a educação contemporânea. A partir do método da Pesquisa-formação na Cibercultura (SANTOS, 2014) desenvolvemos uma ambiência formativa na disciplina eletiva Cineclube, do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A roda de conversa foi gravada, possibilitando a emergência de narrativas que contribuíram para a compreensão de que a evolução da cerebralidade artificial pode contribuir para a produção de conhecimento e para usos educacionais, ao potencializar processos de ensino e aprendizagem contextualizados com a educação na cibercultura. |
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BLACK MIRROR, INTERNET OF MINDS AND EDUCATION: HOW WILL WE MIGRATE FROM THE CULTURE OF THE EPHEMERAL TO THE SUPER MEMORIES OF ARTIFICIAL CEREBRALITY?BLACK MIRROR, INTERNET DAS MENTES E EDUCAÇÃO: COMO MIGRAREMOS DA CULTURA DO EFÊMERO PARA AS SUPER MEMÓRIAS DA CEREBRALIDADE ARTIFICIAL?BLACK MIRROR, INTERNET DE LAS MENTES Y EDUCACIÓN: ¿CÓMO MIGRAREMOS DE LA CULTURA DE LO EFÍMERO A LAS SUPER MEMORIAS DE LA CEREBRALIDAD ARTIFICIAL?Black Mirror. Education. Internet of minds. Artificial cerebrality.Black Mirror. Educação. Internet das mentes. Cerebralidade artificial.Diante da inquietação que a série Black Mirror promove, reflexões a respeito da articulação entre a internet das mentes, a cerebralidade artificial (SQUIRRA, 2016b) e a educação contemporânea foram realizadas. O presente artigo encontra-se incluído no contexto de uma dissertação de mestrado sobre Cibervídeos na Educação Online (MARTINS, 2017). O objetivo do presente estudo é refletir a respeito dos fenômenos da cibercultura retratados no episódio “The Entire History of You”, da série Black Mirror, que nos convidam a pensar sobre a educação contemporânea. A partir do método da Pesquisa-formação na Cibercultura (SANTOS, 2014) desenvolvemos uma ambiência formativa na disciplina eletiva Cineclube, do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A roda de conversa foi gravada, possibilitando a emergência de narrativas que contribuíram para a compreensão de que a evolução da cerebralidade artificial pode contribuir para a produção de conhecimento e para usos educacionais, ao potencializar processos de ensino e aprendizagem contextualizados com a educação na cibercultura.Ante la inquietud que la serie Black Mirror promueve, reflexiones acerca de la articulación entre la internet de las mentes, la cerebralidad artificial (SQUIRRA, 2016b) y la educación contemporánea se realizaron. El presente artículo se incluye en el contexto de una disertación de maestría sobre Cibervídeos en la Educación Online (MARTINS, 2017). El objetivo del presente estudio es reflexionar acerca de los fenómenos de la cibercultura retratados en el episodio "The Entire History of You" de la serie Black Mirror, que nos invita a pensar sobre la educación contemporánea. A partir del método de la Investigación-formación en la Cibercultura (SANTOS, 2014) desarrollamos un ambiente formativo en la disciplina electiva Cineclube, del curso de Pedagogía de la Universidad del Estado de Rio de Janeiro (UERJ). Se grabó el círculo de conversación, permitiendo la aparición de narrativas que contribuyeron a la comprensión de que la evolución de la cerebralidad artificial puede contribuir a la producción de conocimiento y usos educativos al mejorar los procesos de enseñanza y aprendizaje contextualizados con la educación en cibercultura.In the face of the concern that the Black Mirror series promotes, reflections about the articulation between the internet of minds, the artificial cerebrality (SQUIRRA, 2016b) and the contemporary education were realized. This article is included in the context of a Master's thesis on Cybervideos in Online Education (MARTINS, 2017). The objective of the present study is to reflect on the phenomena of cyberculture of the episode "The Entire History of You", from the Black Mirror series, that invite us to think about contemporary education. From the method of Research-formation in Cyberculture (SANTOS, 2014) we developed a formative ambience in the elective course Cineclube, of the Pedagogy course of the University of the State of Rio de Janeiro (UERJ). The conversation circle was recorded, enabling the emergence of narratives that contributed to the understanding that the evolution of artificial cerebrality can contribute to the production of knowledge and educational uses by enhancing teaching and learning processes contextualized with cyberculture education.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2020-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2814Communitas; v. 4 n. 7 (2020): BLACK MIRROR E EDUCAÇÃO; 139-158Communitas; Vol. 4 No. 7 (2020): BLACK MIRROR E EDUCAÇÃO; 139-158Revista Communitas; ##issue.vol## 4 ##issue.no## 7 (2020): BLACK MIRROR E EDUCAÇÃO; 139-1582526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2814/2206Copyright (c) 2020 REVISTA COMMUNITASinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, VivianSantos, Edméa2020-06-11T12:05:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2814Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2020-06-11T12:05:06Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
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