A PERSPECTIVA DE GÊNERO E RAÇA NOS LIVROS DE HISTÓRIA (PNLD 2019-2022)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7121 |
Resumo: | Essa pesquisa teve como objetivo analisar a representação da mulher, principalmente a negra, sob a perspectiva decolonial nas coleções didáticas Ápis História e Liga Mundo História, aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2019-2022). Assim, foram investigadas as atividades, imagens e seções presentes nos 5 volumes dessas duas coleções de livros didáticos de história destinados ao Ensino Fundamental Anos Iniciais. Cabe salientar que foram utilizados como principais teóricos Beauvoir(1980), Matos (2010), Quijano (2000) e Choppin (2004). Também foram utilizados documentos que norteiam a educação básica no Brasil, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por fim, essa pesquisa tem como objeto de investigação paradigmas que submetem a mulher aos viéses eurocêntricos por meio dos livros de história. |
id |
UFAC-2_ee8ec0beb7ccc9241a9e8d049166518b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7121 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
A PERSPECTIVA DE GÊNERO E RAÇA NOS LIVROS DE HISTÓRIA (PNLD 2019-2022)Representação.Gênero.Raça.Livro didático de História.Essa pesquisa teve como objetivo analisar a representação da mulher, principalmente a negra, sob a perspectiva decolonial nas coleções didáticas Ápis História e Liga Mundo História, aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2019-2022). Assim, foram investigadas as atividades, imagens e seções presentes nos 5 volumes dessas duas coleções de livros didáticos de história destinados ao Ensino Fundamental Anos Iniciais. Cabe salientar que foram utilizados como principais teóricos Beauvoir(1980), Matos (2010), Quijano (2000) e Choppin (2004). Também foram utilizados documentos que norteiam a educação básica no Brasil, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por fim, essa pesquisa tem como objeto de investigação paradigmas que submetem a mulher aos viéses eurocêntricos por meio dos livros de história.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2023-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/712110.29327/268346.7.16-4Communitas; v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 43-55Communitas; Vol. 7 No. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 43-55Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 43-552526-597010.29327/268346.7.16reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7121/4343Copyright (c) 2023 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ana Vitória Batista da Lima, Maria Christina Silveira Araújo Silva, Isaíde Bandeira da 2023-12-14T17:55:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7121Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2023-12-14T17:55:41Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PERSPECTIVA DE GÊNERO E RAÇA NOS LIVROS DE HISTÓRIA (PNLD 2019-2022) |
title |
A PERSPECTIVA DE GÊNERO E RAÇA NOS LIVROS DE HISTÓRIA (PNLD 2019-2022) |
spellingShingle |
A PERSPECTIVA DE GÊNERO E RAÇA NOS LIVROS DE HISTÓRIA (PNLD 2019-2022) Silva, Ana Vitória Batista da Representação. Gênero. Raça. Livro didático de História. |
title_short |
A PERSPECTIVA DE GÊNERO E RAÇA NOS LIVROS DE HISTÓRIA (PNLD 2019-2022) |
title_full |
A PERSPECTIVA DE GÊNERO E RAÇA NOS LIVROS DE HISTÓRIA (PNLD 2019-2022) |
title_fullStr |
A PERSPECTIVA DE GÊNERO E RAÇA NOS LIVROS DE HISTÓRIA (PNLD 2019-2022) |
title_full_unstemmed |
A PERSPECTIVA DE GÊNERO E RAÇA NOS LIVROS DE HISTÓRIA (PNLD 2019-2022) |
title_sort |
A PERSPECTIVA DE GÊNERO E RAÇA NOS LIVROS DE HISTÓRIA (PNLD 2019-2022) |
author |
Silva, Ana Vitória Batista da |
author_facet |
Silva, Ana Vitória Batista da Lima, Maria Christina Silveira Araújo Silva, Isaíde Bandeira da |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Maria Christina Silveira Araújo Silva, Isaíde Bandeira da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Vitória Batista da Lima, Maria Christina Silveira Araújo Silva, Isaíde Bandeira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representação. Gênero. Raça. Livro didático de História. |
topic |
Representação. Gênero. Raça. Livro didático de História. |
description |
Essa pesquisa teve como objetivo analisar a representação da mulher, principalmente a negra, sob a perspectiva decolonial nas coleções didáticas Ápis História e Liga Mundo História, aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2019-2022). Assim, foram investigadas as atividades, imagens e seções presentes nos 5 volumes dessas duas coleções de livros didáticos de história destinados ao Ensino Fundamental Anos Iniciais. Cabe salientar que foram utilizados como principais teóricos Beauvoir(1980), Matos (2010), Quijano (2000) e Choppin (2004). Também foram utilizados documentos que norteiam a educação básica no Brasil, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por fim, essa pesquisa tem como objeto de investigação paradigmas que submetem a mulher aos viéses eurocêntricos por meio dos livros de história. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7121 10.29327/268346.7.16-4 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7121 |
identifier_str_mv |
10.29327/268346.7.16-4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7121/4343 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 43-55 Communitas; Vol. 7 No. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 43-55 Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 43-55 2526-5970 10.29327/268346.7.16 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313222280839168 |