PERFIL DE PROFESSORES DE ALUNOS SURDOS COM AUTISMO EM ESPAÇOS ESCOLARES BILÍNGUES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
DOI: | 10.29327/268346.7.17-17 |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6550 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo traçar o perfil de professores que atuam com alunos surdos com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo). Traz resultados de uma investigação mais ampla junto a estes profissionais que hoje exercem esse trabalho nas EMEBS - Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos e em escolas regulares polos de atendimento inclusivo e bilíngues para Surdos, evidenciando as diferentes regiões em que atuam, o gênero, a faixa etária, a formação e o tempo de atuação. A investigação baseou-se em um questionário tipo survey exploratório de abordagem quanti-qualitativa, aplicado através de plataforma online e acessado no editor de texto do Google Docs, com a participação de 38 professores das 5 diferentes regiões do Brasil. Foram conduzidas análises descritivas de percentual. Os resultados assinalam que a maioria dos participantes (89,5%) são do sexo feminino e residem na região Sudeste do Brasil (51,4%), em relação à faixa etária, 34,2% possuem entre 41 e 45 anos e a maioria é ouvinte (92,1%), sendo que apenas 7,9% são professores Surdos. A escolaridade dos professores é predominantemente em nível de Pós-graduação Lato Sensu (78,7%). Em relação ao tempo de atuação, grande parte (60,5%) trabalha no período equivalente entre 1 e 10 anos na educação de surdos. Espera-se que esse estudo possa subsidiar discussões a respeito do perfil do corpo docente que atua na educação de pessoas surdas com TEA no Brasil. |
id |
UFAC-2_f28e56eca5ab760a919d60ccb007eb84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6550 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
spelling |
PERFIL DE PROFESSORES DE ALUNOS SURDOS COM AUTISMO EM ESPAÇOS ESCOLARES BILÍNGUESAutismoSurdoProfessorPerfilO presente estudo teve como objetivo traçar o perfil de professores que atuam com alunos surdos com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo). Traz resultados de uma investigação mais ampla junto a estes profissionais que hoje exercem esse trabalho nas EMEBS - Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos e em escolas regulares polos de atendimento inclusivo e bilíngues para Surdos, evidenciando as diferentes regiões em que atuam, o gênero, a faixa etária, a formação e o tempo de atuação. A investigação baseou-se em um questionário tipo survey exploratório de abordagem quanti-qualitativa, aplicado através de plataforma online e acessado no editor de texto do Google Docs, com a participação de 38 professores das 5 diferentes regiões do Brasil. Foram conduzidas análises descritivas de percentual. Os resultados assinalam que a maioria dos participantes (89,5%) são do sexo feminino e residem na região Sudeste do Brasil (51,4%), em relação à faixa etária, 34,2% possuem entre 41 e 45 anos e a maioria é ouvinte (92,1%), sendo que apenas 7,9% são professores Surdos. A escolaridade dos professores é predominantemente em nível de Pós-graduação Lato Sensu (78,7%). Em relação ao tempo de atuação, grande parte (60,5%) trabalha no período equivalente entre 1 e 10 anos na educação de surdos. Espera-se que esse estudo possa subsidiar discussões a respeito do perfil do corpo docente que atua na educação de pessoas surdas com TEA no Brasil.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2023-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/655010.29327/268346.7.17-17Communitas; v. 7 n. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 238-250Communitas; Vol. 7 No. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 238-250Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 238-2502526-597010.29327/268346.7.17reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6550/4379Copyright (c) 2023 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAparecida Lopes, RaquelGurunga de Matos, Carine2024-01-22T18:37:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6550Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2024-01-22T18:37:11Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERFIL DE PROFESSORES DE ALUNOS SURDOS COM AUTISMO EM ESPAÇOS ESCOLARES BILÍNGUES |
title |
PERFIL DE PROFESSORES DE ALUNOS SURDOS COM AUTISMO EM ESPAÇOS ESCOLARES BILÍNGUES |
spellingShingle |
PERFIL DE PROFESSORES DE ALUNOS SURDOS COM AUTISMO EM ESPAÇOS ESCOLARES BILÍNGUES PERFIL DE PROFESSORES DE ALUNOS SURDOS COM AUTISMO EM ESPAÇOS ESCOLARES BILÍNGUES Aparecida Lopes, Raquel Autismo Surdo Professor Perfil Aparecida Lopes, Raquel Autismo Surdo Professor Perfil |
title_short |
PERFIL DE PROFESSORES DE ALUNOS SURDOS COM AUTISMO EM ESPAÇOS ESCOLARES BILÍNGUES |
title_full |
PERFIL DE PROFESSORES DE ALUNOS SURDOS COM AUTISMO EM ESPAÇOS ESCOLARES BILÍNGUES |
title_fullStr |
PERFIL DE PROFESSORES DE ALUNOS SURDOS COM AUTISMO EM ESPAÇOS ESCOLARES BILÍNGUES PERFIL DE PROFESSORES DE ALUNOS SURDOS COM AUTISMO EM ESPAÇOS ESCOLARES BILÍNGUES |
title_full_unstemmed |
PERFIL DE PROFESSORES DE ALUNOS SURDOS COM AUTISMO EM ESPAÇOS ESCOLARES BILÍNGUES PERFIL DE PROFESSORES DE ALUNOS SURDOS COM AUTISMO EM ESPAÇOS ESCOLARES BILÍNGUES |
title_sort |
PERFIL DE PROFESSORES DE ALUNOS SURDOS COM AUTISMO EM ESPAÇOS ESCOLARES BILÍNGUES |
author |
Aparecida Lopes, Raquel |
author_facet |
Aparecida Lopes, Raquel Aparecida Lopes, Raquel Gurunga de Matos, Carine Gurunga de Matos, Carine |
author_role |
author |
author2 |
Gurunga de Matos, Carine |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aparecida Lopes, Raquel Gurunga de Matos, Carine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo Surdo Professor Perfil |
topic |
Autismo Surdo Professor Perfil |
description |
O presente estudo teve como objetivo traçar o perfil de professores que atuam com alunos surdos com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo). Traz resultados de uma investigação mais ampla junto a estes profissionais que hoje exercem esse trabalho nas EMEBS - Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos e em escolas regulares polos de atendimento inclusivo e bilíngues para Surdos, evidenciando as diferentes regiões em que atuam, o gênero, a faixa etária, a formação e o tempo de atuação. A investigação baseou-se em um questionário tipo survey exploratório de abordagem quanti-qualitativa, aplicado através de plataforma online e acessado no editor de texto do Google Docs, com a participação de 38 professores das 5 diferentes regiões do Brasil. Foram conduzidas análises descritivas de percentual. Os resultados assinalam que a maioria dos participantes (89,5%) são do sexo feminino e residem na região Sudeste do Brasil (51,4%), em relação à faixa etária, 34,2% possuem entre 41 e 45 anos e a maioria é ouvinte (92,1%), sendo que apenas 7,9% são professores Surdos. A escolaridade dos professores é predominantemente em nível de Pós-graduação Lato Sensu (78,7%). Em relação ao tempo de atuação, grande parte (60,5%) trabalha no período equivalente entre 1 e 10 anos na educação de surdos. Espera-se que esse estudo possa subsidiar discussões a respeito do perfil do corpo docente que atua na educação de pessoas surdas com TEA no Brasil. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6550 10.29327/268346.7.17-17 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6550 |
identifier_str_mv |
10.29327/268346.7.17-17 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6550/4379 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 7 n. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 238-250 Communitas; Vol. 7 No. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 238-250 Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 238-250 2526-5970 10.29327/268346.7.17 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1822181182948769792 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.29327/268346.7.17-17 |