PERFIL DE PROFESSORES DE ALUNOS SURDOS COM AUTISMO EM ESPAÇOS ESCOLARES BILÍNGUES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6550 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo traçar o perfil de professores que atuam com alunos surdos com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo). Traz resultados de uma investigação mais ampla junto a estes profissionais que hoje exercem esse trabalho nas EMEBS - Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos e em escolas regulares polos de atendimento inclusivo e bilíngues para Surdos, evidenciando as diferentes regiões em que atuam, o gênero, a faixa etária, a formação e o tempo de atuação. A investigação baseou-se em um questionário tipo survey exploratório de abordagem quanti-qualitativa, aplicado através de plataforma online e acessado no editor de texto do Google Docs, com a participação de 38 professores das 5 diferentes regiões do Brasil. Foram conduzidas análises descritivas de percentual. Os resultados assinalam que a maioria dos participantes (89,5%) são do sexo feminino e residem na região Sudeste do Brasil (51,4%), em relação à faixa etária, 34,2% possuem entre 41 e 45 anos e a maioria é ouvinte (92,1%), sendo que apenas 7,9% são professores Surdos. A escolaridade dos professores é predominantemente em nível de Pós-graduação Lato Sensu (78,7%). Em relação ao tempo de atuação, grande parte (60,5%) trabalha no período equivalente entre 1 e 10 anos na educação de surdos. Espera-se que esse estudo possa subsidiar discussões a respeito do perfil do corpo docente que atua na educação de pessoas surdas com TEA no Brasil. |
id |
UFAC-2_f28e56eca5ab760a919d60ccb007eb84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6550 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
PERFIL DE PROFESSORES DE ALUNOS SURDOS COM AUTISMO EM ESPAÇOS ESCOLARES BILÍNGUESAutismoSurdoProfessorPerfilO presente estudo teve como objetivo traçar o perfil de professores que atuam com alunos surdos com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo). Traz resultados de uma investigação mais ampla junto a estes profissionais que hoje exercem esse trabalho nas EMEBS - Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos e em escolas regulares polos de atendimento inclusivo e bilíngues para Surdos, evidenciando as diferentes regiões em que atuam, o gênero, a faixa etária, a formação e o tempo de atuação. A investigação baseou-se em um questionário tipo survey exploratório de abordagem quanti-qualitativa, aplicado através de plataforma online e acessado no editor de texto do Google Docs, com a participação de 38 professores das 5 diferentes regiões do Brasil. Foram conduzidas análises descritivas de percentual. Os resultados assinalam que a maioria dos participantes (89,5%) são do sexo feminino e residem na região Sudeste do Brasil (51,4%), em relação à faixa etária, 34,2% possuem entre 41 e 45 anos e a maioria é ouvinte (92,1%), sendo que apenas 7,9% são professores Surdos. A escolaridade dos professores é predominantemente em nível de Pós-graduação Lato Sensu (78,7%). Em relação ao tempo de atuação, grande parte (60,5%) trabalha no período equivalente entre 1 e 10 anos na educação de surdos. Espera-se que esse estudo possa subsidiar discussões a respeito do perfil do corpo docente que atua na educação de pessoas surdas com TEA no Brasil.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2023-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/655010.29327/268346.7.17-17Communitas; v. 7 n. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 238-250Communitas; Vol. 7 No. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 238-250Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 238-2502526-597010.29327/268346.7.17reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6550/4379Copyright (c) 2023 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAparecida Lopes, RaquelGurunga de Matos, Carine2024-01-22T18:37:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6550Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2024-01-22T18:37:11Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERFIL DE PROFESSORES DE ALUNOS SURDOS COM AUTISMO EM ESPAÇOS ESCOLARES BILÍNGUES |
title |
PERFIL DE PROFESSORES DE ALUNOS SURDOS COM AUTISMO EM ESPAÇOS ESCOLARES BILÍNGUES |
spellingShingle |
PERFIL DE PROFESSORES DE ALUNOS SURDOS COM AUTISMO EM ESPAÇOS ESCOLARES BILÍNGUES Aparecida Lopes, Raquel Autismo Surdo Professor Perfil |
title_short |
PERFIL DE PROFESSORES DE ALUNOS SURDOS COM AUTISMO EM ESPAÇOS ESCOLARES BILÍNGUES |
title_full |
PERFIL DE PROFESSORES DE ALUNOS SURDOS COM AUTISMO EM ESPAÇOS ESCOLARES BILÍNGUES |
title_fullStr |
PERFIL DE PROFESSORES DE ALUNOS SURDOS COM AUTISMO EM ESPAÇOS ESCOLARES BILÍNGUES |
title_full_unstemmed |
PERFIL DE PROFESSORES DE ALUNOS SURDOS COM AUTISMO EM ESPAÇOS ESCOLARES BILÍNGUES |
title_sort |
PERFIL DE PROFESSORES DE ALUNOS SURDOS COM AUTISMO EM ESPAÇOS ESCOLARES BILÍNGUES |
author |
Aparecida Lopes, Raquel |
author_facet |
Aparecida Lopes, Raquel Gurunga de Matos, Carine |
author_role |
author |
author2 |
Gurunga de Matos, Carine |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aparecida Lopes, Raquel Gurunga de Matos, Carine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo Surdo Professor Perfil |
topic |
Autismo Surdo Professor Perfil |
description |
O presente estudo teve como objetivo traçar o perfil de professores que atuam com alunos surdos com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo). Traz resultados de uma investigação mais ampla junto a estes profissionais que hoje exercem esse trabalho nas EMEBS - Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos e em escolas regulares polos de atendimento inclusivo e bilíngues para Surdos, evidenciando as diferentes regiões em que atuam, o gênero, a faixa etária, a formação e o tempo de atuação. A investigação baseou-se em um questionário tipo survey exploratório de abordagem quanti-qualitativa, aplicado através de plataforma online e acessado no editor de texto do Google Docs, com a participação de 38 professores das 5 diferentes regiões do Brasil. Foram conduzidas análises descritivas de percentual. Os resultados assinalam que a maioria dos participantes (89,5%) são do sexo feminino e residem na região Sudeste do Brasil (51,4%), em relação à faixa etária, 34,2% possuem entre 41 e 45 anos e a maioria é ouvinte (92,1%), sendo que apenas 7,9% são professores Surdos. A escolaridade dos professores é predominantemente em nível de Pós-graduação Lato Sensu (78,7%). Em relação ao tempo de atuação, grande parte (60,5%) trabalha no período equivalente entre 1 e 10 anos na educação de surdos. Espera-se que esse estudo possa subsidiar discussões a respeito do perfil do corpo docente que atua na educação de pessoas surdas com TEA no Brasil. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6550 10.29327/268346.7.17-17 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6550 |
identifier_str_mv |
10.29327/268346.7.17-17 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6550/4379 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 7 n. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 238-250 Communitas; Vol. 7 No. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 238-250 Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 238-250 2526-5970 10.29327/268346.7.17 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313221656936448 |