O GOLPE, A BNCC E OS CONSERVADORISMOS: PENSANDO O ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1772 |
Resumo: | O presente trabalho visa contribuir para a compreensão das disputas que permearam a construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no que concerne à inserção da disciplina Ensino Religioso (ER) na mesma. Para tal, buscou-se na história recente da educação brasileira os momentos nos quais, oficialmente ou não, conteúdos voltados a uma educação religiosa mais tangenciaram os currículos escolares. A partir de uma pesquisa de cunho documental calcada no método materialista histórico e dialético de investigação, indiciamos e discutimos que as correlações de forças travadas nos cenários sócio-históricos em que o ER ocupou maior espaço na pauta educacional estão comumente deslocadas em direção ao conservadorismo e que o contexto vigente não é uma exceção. Considerou-se que a introdução do ER na BNCC tem imbricações com a conjuntura atual e representa um retrocesso no que tange à concretização de uma educação pública laica e democrática |
id |
UFAC-2_f5aaa1562fcd1c9c200d1e7af758b74f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1772 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
O GOLPE, A BNCC E OS CONSERVADORISMOS: PENSANDO O ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRABNCCEnsino ReligiosoLaicidadeO presente trabalho visa contribuir para a compreensão das disputas que permearam a construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no que concerne à inserção da disciplina Ensino Religioso (ER) na mesma. Para tal, buscou-se na história recente da educação brasileira os momentos nos quais, oficialmente ou não, conteúdos voltados a uma educação religiosa mais tangenciaram os currículos escolares. A partir de uma pesquisa de cunho documental calcada no método materialista histórico e dialético de investigação, indiciamos e discutimos que as correlações de forças travadas nos cenários sócio-históricos em que o ER ocupou maior espaço na pauta educacional estão comumente deslocadas em direção ao conservadorismo e que o contexto vigente não é uma exceção. Considerou-se que a introdução do ER na BNCC tem imbricações com a conjuntura atual e representa um retrocesso no que tange à concretização de uma educação pública laica e democráticaEditora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2018-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1772Communitas; v. 2 n. Esp (2018): EDIÇÃO ESPECIAL - CONSERVADORISMO: POLÍTICAS E EDUCAÇÃO; 121-139Communitas; Vol. 2 No. Esp (2018): EDIÇÃO ESPECIAL - CONSERVADORISMO: POLÍTICAS E EDUCAÇÃO; 121-139Revista Communitas; ##issue.vol## 2 ##issue.no## Esp (2018): EDIÇÃO ESPECIAL - CONSERVADORISMO: POLÍTICAS E EDUCAÇÃO; 121-1392526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1772/pdfCopyright (c) 2018 REVISTA COMMUNITASinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Maria Carolina Pires deBorba, Rodrigo Cerqueira do Nascimento2019-09-26T15:27:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1772Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2019-09-26T15:27Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O GOLPE, A BNCC E OS CONSERVADORISMOS: PENSANDO O ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
title |
O GOLPE, A BNCC E OS CONSERVADORISMOS: PENSANDO O ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
spellingShingle |
O GOLPE, A BNCC E OS CONSERVADORISMOS: PENSANDO O ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA Andrade, Maria Carolina Pires de BNCC Ensino Religioso Laicidade |
title_short |
O GOLPE, A BNCC E OS CONSERVADORISMOS: PENSANDO O ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
title_full |
O GOLPE, A BNCC E OS CONSERVADORISMOS: PENSANDO O ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
title_fullStr |
O GOLPE, A BNCC E OS CONSERVADORISMOS: PENSANDO O ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
title_full_unstemmed |
O GOLPE, A BNCC E OS CONSERVADORISMOS: PENSANDO O ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
title_sort |
O GOLPE, A BNCC E OS CONSERVADORISMOS: PENSANDO O ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
author |
Andrade, Maria Carolina Pires de |
author_facet |
Andrade, Maria Carolina Pires de Borba, Rodrigo Cerqueira do Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
Borba, Rodrigo Cerqueira do Nascimento |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Maria Carolina Pires de Borba, Rodrigo Cerqueira do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
BNCC Ensino Religioso Laicidade |
topic |
BNCC Ensino Religioso Laicidade |
description |
O presente trabalho visa contribuir para a compreensão das disputas que permearam a construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no que concerne à inserção da disciplina Ensino Religioso (ER) na mesma. Para tal, buscou-se na história recente da educação brasileira os momentos nos quais, oficialmente ou não, conteúdos voltados a uma educação religiosa mais tangenciaram os currículos escolares. A partir de uma pesquisa de cunho documental calcada no método materialista histórico e dialético de investigação, indiciamos e discutimos que as correlações de forças travadas nos cenários sócio-históricos em que o ER ocupou maior espaço na pauta educacional estão comumente deslocadas em direção ao conservadorismo e que o contexto vigente não é uma exceção. Considerou-se que a introdução do ER na BNCC tem imbricações com a conjuntura atual e representa um retrocesso no que tange à concretização de uma educação pública laica e democrática |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1772 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1772 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1772/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA COMMUNITAS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA COMMUNITAS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 2 n. Esp (2018): EDIÇÃO ESPECIAL - CONSERVADORISMO: POLÍTICAS E EDUCAÇÃO; 121-139 Communitas; Vol. 2 No. Esp (2018): EDIÇÃO ESPECIAL - CONSERVADORISMO: POLÍTICAS E EDUCAÇÃO; 121-139 Revista Communitas; ##issue.vol## 2 ##issue.no## Esp (2018): EDIÇÃO ESPECIAL - CONSERVADORISMO: POLÍTICAS E EDUCAÇÃO; 121-139 2526-5970 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313222849167360 |