ANÁLISE DA CATEGORIA “CRISE DA APRENDIZAGEM” PROPOSTA PELO BANCO MUNDIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Emanuela Rutila Monteiro
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lima, Jociene Araujo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7124
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral analisar qual a relação existente entre a categoria “Crise da Aprendizagem” e o aprofundamento da implementação da política educacional neoliberal nos países da América Latina. Esta pesquisa é de cunho exploratório e de natureza bibliográfica e documental. Esse estudo se pauta nos estudos de Leher (1998), Pereira (2018), Carneiro (2019), que destacam o Banco Mundial como executor das políticas globais de educação. Na análise documental iremos analisar o relatório mundial do Banco Mundial, intitulado “Desenvolvimento Mundial 2018: Aprendizagem para realizar a promessa da educação", (2018). Por fim, concluímos, que a categoria “Crise da Aprendizagem” está relacionada com o aprofundamento da implementação da política e de reformas neoliberais na educação dos países da América Latina, na medida que ela legitima a necessidade de assessoria técnica e da política privatista disseminada pelo Banco como uma solução para a promoção de uma educação de qualidade.
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