ANÁLISE DA CATEGORIA “CRISE DA APRENDIZAGEM” PROPOSTA PELO BANCO MUNDIAL
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7124 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo geral analisar qual a relação existente entre a categoria “Crise da Aprendizagem” e o aprofundamento da implementação da política educacional neoliberal nos países da América Latina. Esta pesquisa é de cunho exploratório e de natureza bibliográfica e documental. Esse estudo se pauta nos estudos de Leher (1998), Pereira (2018), Carneiro (2019), que destacam o Banco Mundial como executor das políticas globais de educação. Na análise documental iremos analisar o relatório mundial do Banco Mundial, intitulado “Desenvolvimento Mundial 2018: Aprendizagem para realizar a promessa da educação", (2018). Por fim, concluímos, que a categoria “Crise da Aprendizagem” está relacionada com o aprofundamento da implementação da política e de reformas neoliberais na educação dos países da América Latina, na medida que ela legitima a necessidade de assessoria técnica e da política privatista disseminada pelo Banco como uma solução para a promoção de uma educação de qualidade. |
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ANÁLISE DA CATEGORIA “CRISE DA APRENDIZAGEM” PROPOSTA PELO BANCO MUNDIALBanco Mundial.Crise da Aprendizagem.Educação.Este trabalho tem como objetivo geral analisar qual a relação existente entre a categoria “Crise da Aprendizagem” e o aprofundamento da implementação da política educacional neoliberal nos países da América Latina. Esta pesquisa é de cunho exploratório e de natureza bibliográfica e documental. Esse estudo se pauta nos estudos de Leher (1998), Pereira (2018), Carneiro (2019), que destacam o Banco Mundial como executor das políticas globais de educação. Na análise documental iremos analisar o relatório mundial do Banco Mundial, intitulado “Desenvolvimento Mundial 2018: Aprendizagem para realizar a promessa da educação", (2018). Por fim, concluímos, que a categoria “Crise da Aprendizagem” está relacionada com o aprofundamento da implementação da política e de reformas neoliberais na educação dos países da América Latina, na medida que ela legitima a necessidade de assessoria técnica e da política privatista disseminada pelo Banco como uma solução para a promoção de uma educação de qualidade.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2023-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/712410.29327/268346.7.16-19Communitas; v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 260-271Communitas; Vol. 7 No. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 260-271Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 260-2712526-597010.29327/268346.7.16reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7124/4358Copyright (c) 2023 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessChaves, Emanuela Rutila Monteiro Lima, Jociene Araujo 2023-12-14T17:55:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7124Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2023-12-14T17:55:41Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
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