Manuel Correia de Andrade e a perspectiva ambiental no seu pensamento econômico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: EVANGELISTA, HELIO DE ARAUJO
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia Política do Desenvolvimento (Online)
Texto Completo: https://www.seer.ufal.br/index.php/repd/article/view/219
Resumo: Entre os grandes geógrafos brasileiros, Manuel Correia de Andrade foi com quem mantive o menor contato. A rigor, convivi com ele apenas um espaço de uma semana durante a realização do concurso para professor titular na área de geografia humana em 1993 promovido pela Universidade Federal Fluminense, sendo que eu presidia a comissão responsável pela organização do concurso. Como presidente desta comissão chegamos a almoçar juntos, falamos durante a semana sobre alguns pontos de geografia e semanas depois recebi uma carta sua sobre seus estudos de geopolítica e, particularmente, sobre federação brasileira. Na época, encontrava-me muito voltado para a história territorial do estado do Rio de Janeiro e, pelo sim, pelo não, a correspondência ficou só naquela carta! Em outras oportunidades assisti suas palestras em seminários e encontros e o que chamou-me a atenção foi a sua postura. Passei a estudá-lo e fiz um trabalho sobre sua produção acadêmica para o I Encontro Nacional da História do Pensamento Geográfico, realizado pela Unesp (Rio Claro) em dezembro de 1999. Assim, o que se segue tem relação com este período.
id UFAL-2_4186c568ae1b4c5efe9e0ed9e31c352d
oai_identifier_str oai:www.seer.ufal.br:article/219
network_acronym_str UFAL-2
network_name_str Revista Economia Política do Desenvolvimento (Online)
repository_id_str
spelling Manuel Correia de Andrade e a perspectiva ambiental no seu pensamento econômicoEntre os grandes geógrafos brasileiros, Manuel Correia de Andrade foi com quem mantive o menor contato. A rigor, convivi com ele apenas um espaço de uma semana durante a realização do concurso para professor titular na área de geografia humana em 1993 promovido pela Universidade Federal Fluminense, sendo que eu presidia a comissão responsável pela organização do concurso. Como presidente desta comissão chegamos a almoçar juntos, falamos durante a semana sobre alguns pontos de geografia e semanas depois recebi uma carta sua sobre seus estudos de geopolítica e, particularmente, sobre federação brasileira. Na época, encontrava-me muito voltado para a história territorial do estado do Rio de Janeiro e, pelo sim, pelo não, a correspondência ficou só naquela carta! Em outras oportunidades assisti suas palestras em seminários e encontros e o que chamou-me a atenção foi a sua postura. Passei a estudá-lo e fiz um trabalho sobre sua produção acadêmica para o I Encontro Nacional da História do Pensamento Geográfico, realizado pela Unesp (Rio Claro) em dezembro de 1999. Assim, o que se segue tem relação com este período.Universidade Federal de Alagoas2011-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.seer.ufal.br/index.php/repd/article/view/21910.28998/repd.v3i1.219Revista Economia Política do Desenvolvimento; v. 3 n. 1 (2010): Edição Especial; 932594-598X1984-075610.28998/repd.v3i1reponame:Revista Economia Política do Desenvolvimento (Online)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFALporhttps://www.seer.ufal.br/index.php/repd/article/view/219/pdf_12Copyright (c) 2021 REVISTA ECONOMIA POLÍTICA DO DESENVOLVIMENTOinfo:eu-repo/semantics/openAccessEVANGELISTA, HELIO DE ARAUJO2023-12-21T16:30:46Zoai:www.seer.ufal.br:article/219Revistahttps://www.seer.ufal.br/index.php/repdPUBhttps://www.seer.ufal.br/index.php/repd/oairepd.cmeaufal@gmail.com2594-598X1984-0756opendoar:2023-12-21T16:30:46Revista Economia Política do Desenvolvimento (Online) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Manuel Correia de Andrade e a perspectiva ambiental no seu pensamento econômico
title Manuel Correia de Andrade e a perspectiva ambiental no seu pensamento econômico
spellingShingle Manuel Correia de Andrade e a perspectiva ambiental no seu pensamento econômico
EVANGELISTA, HELIO DE ARAUJO
title_short Manuel Correia de Andrade e a perspectiva ambiental no seu pensamento econômico
title_full Manuel Correia de Andrade e a perspectiva ambiental no seu pensamento econômico
title_fullStr Manuel Correia de Andrade e a perspectiva ambiental no seu pensamento econômico
title_full_unstemmed Manuel Correia de Andrade e a perspectiva ambiental no seu pensamento econômico
title_sort Manuel Correia de Andrade e a perspectiva ambiental no seu pensamento econômico
author EVANGELISTA, HELIO DE ARAUJO
author_facet EVANGELISTA, HELIO DE ARAUJO
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv EVANGELISTA, HELIO DE ARAUJO
description Entre os grandes geógrafos brasileiros, Manuel Correia de Andrade foi com quem mantive o menor contato. A rigor, convivi com ele apenas um espaço de uma semana durante a realização do concurso para professor titular na área de geografia humana em 1993 promovido pela Universidade Federal Fluminense, sendo que eu presidia a comissão responsável pela organização do concurso. Como presidente desta comissão chegamos a almoçar juntos, falamos durante a semana sobre alguns pontos de geografia e semanas depois recebi uma carta sua sobre seus estudos de geopolítica e, particularmente, sobre federação brasileira. Na época, encontrava-me muito voltado para a história territorial do estado do Rio de Janeiro e, pelo sim, pelo não, a correspondência ficou só naquela carta! Em outras oportunidades assisti suas palestras em seminários e encontros e o que chamou-me a atenção foi a sua postura. Passei a estudá-lo e fiz um trabalho sobre sua produção acadêmica para o I Encontro Nacional da História do Pensamento Geográfico, realizado pela Unesp (Rio Claro) em dezembro de 1999. Assim, o que se segue tem relação com este período.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.seer.ufal.br/index.php/repd/article/view/219
10.28998/repd.v3i1.219
url https://www.seer.ufal.br/index.php/repd/article/view/219
identifier_str_mv 10.28998/repd.v3i1.219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.seer.ufal.br/index.php/repd/article/view/219/pdf_12
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 REVISTA ECONOMIA POLÍTICA DO DESENVOLVIMENTO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 REVISTA ECONOMIA POLÍTICA DO DESENVOLVIMENTO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Economia Política do Desenvolvimento; v. 3 n. 1 (2010): Edição Especial; 93
2594-598X
1984-0756
10.28998/repd.v3i1
reponame:Revista Economia Política do Desenvolvimento (Online)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Revista Economia Política do Desenvolvimento (Online)
collection Revista Economia Política do Desenvolvimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Economia Política do Desenvolvimento (Online) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv repd.cmeaufal@gmail.com
_version_ 1796797368568381440