Construção co-enunciativa do discurso direto em processos de escritura de histórias em quadrinhos no 2º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
Texto Completo: | http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/359 |
Resumo: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
id |
UFAL_0d46ace784b0ee0906d2d1b0e9f392f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/359 |
network_acronym_str |
UFAL |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção co-enunciativa do discurso direto em processos de escritura de histórias em quadrinhos no 2º ano do ensino fundamentalConstruction co-enunciative du discours direct dans le processus d écriture de bande dessinée dans le 2º année d école primaireLangue portugaise - Salle de classeProcessus d écriture en acteBande dessinéeDiscours directLíngua portuguesa - Sala de aulaProcessos de escritura em atoHistórias em quadrinhosDiscurso diretoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEste trabalho discute como se pode realizar a escritura do discurso direto, caracterizando a fala de personagens de histórias em quadrinhos, em sala de aula, por alunos recém-alfabetizados. Para tal, a pesquisa incide sobre os momentos em que Ana e Maria combinam e, em seguida, escrevem (ou não) o discurso direto, em dois manuscritos escolares. A análise é realizada na interface teórica dos estudos em Genética de Textos e Linguística da Enunciação. O corpus provém do projeto didático Gibi na Sala que, dentre outros pontos, apreendeu propostas de produção de texto em que os alunos, em duplas, combinaram e escreveram o que poderia acompanhar histórias em quadrinhos da Turma da Mônica, destituídas de marcas linguísticas e de indicações gráficas de balões. Como forma de registro e coleta desses processos de escritura em ato, ou seja, da combinação à escrita da história no manuscrito, uma mesma díade foi filmada, durante a realização de duas propostas diferentes. Para a transcrição desses registros audiovisuais foi utilizado o software Eudico Linguistic Annotator. Em linhas gerais, no primeiro manuscrito, O Cebolinha trapalhado , o discurso direto é sobreposto por estruturas tanto descritivas quanto relacionadas linguisticamente ao discurso indireto. No segundo, O meu cachorro é dorminhoco , apesar do cruzamento entre descrição, discurso indireto e discurso direto, este último é materializado na folha de papel, diferente do primeiro manuscrito escolar registrado na pesquisa. Esses indícios suspendem transparências na escritura do discurso direto em sala de aula, ao apontar, para um triplo movimento, entre scriptor, texto em curso e o gênero histórias em quadrinhos, além de poder contribuir com discussões relativas à produção de texto, em contexto escolar.Universidade Federal de AlagoasBRPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFALOliveira, Eduardo Calil dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784169T3Lopes, Adna de Almeidahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704935A4&dataRevisao=nullSilveira, Maria Inez MatosoSILVEIRA, M. I. M.Freitas, Marinaide Lima de QueirozFREITAS, Marinaide Lima de QueirozBraga, Kall Anne Sheyla Amorim2015-08-25T18:16:56Z2012-09-122015-08-25T18:16:56Z2012-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfBRAGA, Kall Anne Sheyla Amorim. Construção co-enunciativa do discurso direto em processos de escritura de histórias em quadrinhos no 2º ano do ensino fundamental. 2012. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/359porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2018-03-23T00:58:05Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/359Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2018-03-23T00:58:05Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção co-enunciativa do discurso direto em processos de escritura de histórias em quadrinhos no 2º ano do ensino fundamental Construction co-enunciative du discours direct dans le processus d écriture de bande dessinée dans le 2º année d école primaire |
title |
Construção co-enunciativa do discurso direto em processos de escritura de histórias em quadrinhos no 2º ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
Construção co-enunciativa do discurso direto em processos de escritura de histórias em quadrinhos no 2º ano do ensino fundamental Braga, Kall Anne Sheyla Amorim Langue portugaise - Salle de classe Processus d écriture en acte Bande dessinée Discours direct Língua portuguesa - Sala de aula Processos de escritura em ato Histórias em quadrinhos Discurso direto CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Construção co-enunciativa do discurso direto em processos de escritura de histórias em quadrinhos no 2º ano do ensino fundamental |
title_full |
Construção co-enunciativa do discurso direto em processos de escritura de histórias em quadrinhos no 2º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
Construção co-enunciativa do discurso direto em processos de escritura de histórias em quadrinhos no 2º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Construção co-enunciativa do discurso direto em processos de escritura de histórias em quadrinhos no 2º ano do ensino fundamental |
title_sort |
Construção co-enunciativa do discurso direto em processos de escritura de histórias em quadrinhos no 2º ano do ensino fundamental |
author |
Braga, Kall Anne Sheyla Amorim |
author_facet |
Braga, Kall Anne Sheyla Amorim |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Eduardo Calil de http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784169T3 Lopes, Adna de Almeida http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704935A4&dataRevisao=null Silveira, Maria Inez Matoso SILVEIRA, M. I. M. Freitas, Marinaide Lima de Queiroz FREITAS, Marinaide Lima de Queiroz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braga, Kall Anne Sheyla Amorim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Langue portugaise - Salle de classe Processus d écriture en acte Bande dessinée Discours direct Língua portuguesa - Sala de aula Processos de escritura em ato Histórias em quadrinhos Discurso direto CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Langue portugaise - Salle de classe Processus d écriture en acte Bande dessinée Discours direct Língua portuguesa - Sala de aula Processos de escritura em ato Histórias em quadrinhos Discurso direto CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-12 2012-02-15 2015-08-25T18:16:56Z 2015-08-25T18:16:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BRAGA, Kall Anne Sheyla Amorim. Construção co-enunciativa do discurso direto em processos de escritura de histórias em quadrinhos no 2º ano do ensino fundamental. 2012. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012. http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/359 |
identifier_str_mv |
BRAGA, Kall Anne Sheyla Amorim. Construção co-enunciativa do discurso direto em processos de escritura de histórias em quadrinhos no 2º ano do ensino fundamental. 2012. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012. |
url |
http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/359 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas BR Programa de Pós-Graduação em Educação UFAL |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas BR Programa de Pós-Graduação em Educação UFAL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:UFAL |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
UFAL |
institution |
UFAL |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@sibi.ufal.br |
_version_ |
1748233739431837696 |