Construção co-enunciativa do discurso direto em processos de escritura de histórias em quadrinhos no 2º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Kall Anne Sheyla Amorim
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Texto Completo: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/359
Resumo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
id UFAL_0d46ace784b0ee0906d2d1b0e9f392f7
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/359
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling Construção co-enunciativa do discurso direto em processos de escritura de histórias em quadrinhos no 2º ano do ensino fundamentalConstruction co-enunciative du discours direct dans le processus d écriture de bande dessinée dans le 2º année d école primaireLangue portugaise - Salle de classeProcessus d écriture en acteBande dessinéeDiscours directLíngua portuguesa - Sala de aulaProcessos de escritura em atoHistórias em quadrinhosDiscurso diretoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEste trabalho discute como se pode realizar a escritura do discurso direto, caracterizando a fala de personagens de histórias em quadrinhos, em sala de aula, por alunos recém-alfabetizados. Para tal, a pesquisa incide sobre os momentos em que Ana e Maria combinam e, em seguida, escrevem (ou não) o discurso direto, em dois manuscritos escolares. A análise é realizada na interface teórica dos estudos em Genética de Textos e Linguística da Enunciação. O corpus provém do projeto didático Gibi na Sala que, dentre outros pontos, apreendeu propostas de produção de texto em que os alunos, em duplas, combinaram e escreveram o que poderia acompanhar histórias em quadrinhos da Turma da Mônica, destituídas de marcas linguísticas e de indicações gráficas de balões. Como forma de registro e coleta desses processos de escritura em ato, ou seja, da combinação à escrita da história no manuscrito, uma mesma díade foi filmada, durante a realização de duas propostas diferentes. Para a transcrição desses registros audiovisuais foi utilizado o software Eudico Linguistic Annotator. Em linhas gerais, no primeiro manuscrito, O Cebolinha trapalhado , o discurso direto é sobreposto por estruturas tanto descritivas quanto relacionadas linguisticamente ao discurso indireto. No segundo, O meu cachorro é dorminhoco , apesar do cruzamento entre descrição, discurso indireto e discurso direto, este último é materializado na folha de papel, diferente do primeiro manuscrito escolar registrado na pesquisa. Esses indícios suspendem transparências na escritura do discurso direto em sala de aula, ao apontar, para um triplo movimento, entre scriptor, texto em curso e o gênero histórias em quadrinhos, além de poder contribuir com discussões relativas à produção de texto, em contexto escolar.Universidade Federal de AlagoasBRPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFALOliveira, Eduardo Calil dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784169T3Lopes, Adna de Almeidahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704935A4&dataRevisao=nullSilveira, Maria Inez MatosoSILVEIRA, M. I. M.Freitas, Marinaide Lima de QueirozFREITAS, Marinaide Lima de QueirozBraga, Kall Anne Sheyla Amorim2015-08-25T18:16:56Z2012-09-122015-08-25T18:16:56Z2012-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfBRAGA, Kall Anne Sheyla Amorim. Construção co-enunciativa do discurso direto em processos de escritura de histórias em quadrinhos no 2º ano do ensino fundamental. 2012. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/359porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2018-03-23T00:58:05Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/359Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2018-03-23T00:58:05Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção co-enunciativa do discurso direto em processos de escritura de histórias em quadrinhos no 2º ano do ensino fundamental
Construction co-enunciative du discours direct dans le processus d écriture de bande dessinée dans le 2º année d école primaire
title Construção co-enunciativa do discurso direto em processos de escritura de histórias em quadrinhos no 2º ano do ensino fundamental
spellingShingle Construção co-enunciativa do discurso direto em processos de escritura de histórias em quadrinhos no 2º ano do ensino fundamental
Braga, Kall Anne Sheyla Amorim
Langue portugaise - Salle de classe
Processus d écriture en acte
Bande dessinée
Discours direct
Língua portuguesa - Sala de aula
Processos de escritura em ato
Histórias em quadrinhos
Discurso direto
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Construção co-enunciativa do discurso direto em processos de escritura de histórias em quadrinhos no 2º ano do ensino fundamental
title_full Construção co-enunciativa do discurso direto em processos de escritura de histórias em quadrinhos no 2º ano do ensino fundamental
title_fullStr Construção co-enunciativa do discurso direto em processos de escritura de histórias em quadrinhos no 2º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Construção co-enunciativa do discurso direto em processos de escritura de histórias em quadrinhos no 2º ano do ensino fundamental
title_sort Construção co-enunciativa do discurso direto em processos de escritura de histórias em quadrinhos no 2º ano do ensino fundamental
author Braga, Kall Anne Sheyla Amorim
author_facet Braga, Kall Anne Sheyla Amorim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Eduardo Calil de
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784169T3
Lopes, Adna de Almeida
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704935A4&dataRevisao=null
Silveira, Maria Inez Matoso
SILVEIRA, M. I. M.
Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
FREITAS, Marinaide Lima de Queiroz
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Kall Anne Sheyla Amorim
dc.subject.por.fl_str_mv Langue portugaise - Salle de classe
Processus d écriture en acte
Bande dessinée
Discours direct
Língua portuguesa - Sala de aula
Processos de escritura em ato
Histórias em quadrinhos
Discurso direto
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Langue portugaise - Salle de classe
Processus d écriture en acte
Bande dessinée
Discours direct
Língua portuguesa - Sala de aula
Processos de escritura em ato
Histórias em quadrinhos
Discurso direto
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-12
2012-02-15
2015-08-25T18:16:56Z
2015-08-25T18:16:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRAGA, Kall Anne Sheyla Amorim. Construção co-enunciativa do discurso direto em processos de escritura de histórias em quadrinhos no 2º ano do ensino fundamental. 2012. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.
http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/359
identifier_str_mv BRAGA, Kall Anne Sheyla Amorim. Construção co-enunciativa do discurso direto em processos de escritura de histórias em quadrinhos no 2º ano do ensino fundamental. 2012. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.
url http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
BR
Programa de Pós-Graduação em Educação
UFAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
BR
Programa de Pós-Graduação em Educação
UFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1748233739431837696