Metodologias ativas na educação permanente: uso de simulação no processo de ensino e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6273 |
Resumo: | In permanent health education, active methodologies can represent a valuable strategy for the qualification of professionals and for the provision of increasingly qualified assistance focused on the interest and needs of the population. Simulated training may represent a valuable strategy for training the health team in which a controlled and safe environment is necessary and it is not appropriate to do so at the time of care. Objective: to evaluate if the use of active methodologies in the permanent education of a university hospital contributes to the improvement of skills and competences, thus favoring the consolidation of the Unified Health System. Methodology: This is a descriptive research with a quantitative approach. The research will be developed in a University Hospital of the state of Alagoas |
id |
UFAL_217116cb9721dddd24bfa952c0aeeced |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/6273 |
network_acronym_str |
UFAL |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository_id_str |
|
spelling |
Metodologias ativas na educação permanente: uso de simulação no processo de ensino e aprendizagemeducaçãosaúdesimulaçãoeducationhealthsimulationCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEIn permanent health education, active methodologies can represent a valuable strategy for the qualification of professionals and for the provision of increasingly qualified assistance focused on the interest and needs of the population. Simulated training may represent a valuable strategy for training the health team in which a controlled and safe environment is necessary and it is not appropriate to do so at the time of care. Objective: to evaluate if the use of active methodologies in the permanent education of a university hospital contributes to the improvement of skills and competences, thus favoring the consolidation of the Unified Health System. Methodology: This is a descriptive research with a quantitative approach. The research will be developed in a University Hospital of the state of AlagoasNa educação permanente em saúde as metodologias ativas podem representar uma estratégia valiosa para a qualificação dos profissionais e para a oferta de assistência cada vez mais qualificada e voltada para o interesse e a necessidades da população. O treinamento simulado pode representar valiosa estratégia para treinar a equipe de saúde em que se faz necessário um ambiente controlado e seguro não sendo apropriado fazê-lo na hora do atendimento. Objetivo: avaliar se o uso das metodologias ativas na educação permanente de um hospital universitário contribui para o aperfeiçoamento de habilidades e competências favorecendo assim a consolidação do Sistema Único de saúde. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa. A pesquisa será desenvolvida em um Hospital Universitário do estado de AlagoasUniversidade Federal de AlagoasBrasilCurso de MedicinaUFALSarmento, Analuiza Silva Tenório Lunahttp://lattes.cnpq.br/0557463964228805Melo, Erika Patricia Rodrigues de2019-12-13T13:54:41Z2019-08-202019-12-13T13:54:41Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMELO, Erika Patricia Rodrigues de. Metodologias ativas na educação permanente: uso de simulação no processo de ensino e aprendizagem. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação em Ciências da Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6273porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2020-08-21T01:32:14Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/6273Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2020-08-21T01:32:14Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologias ativas na educação permanente: uso de simulação no processo de ensino e aprendizagem |
title |
Metodologias ativas na educação permanente: uso de simulação no processo de ensino e aprendizagem |
spellingShingle |
Metodologias ativas na educação permanente: uso de simulação no processo de ensino e aprendizagem Melo, Erika Patricia Rodrigues de educação saúde simulação education health simulation CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
title_short |
Metodologias ativas na educação permanente: uso de simulação no processo de ensino e aprendizagem |
title_full |
Metodologias ativas na educação permanente: uso de simulação no processo de ensino e aprendizagem |
title_fullStr |
Metodologias ativas na educação permanente: uso de simulação no processo de ensino e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Metodologias ativas na educação permanente: uso de simulação no processo de ensino e aprendizagem |
title_sort |
Metodologias ativas na educação permanente: uso de simulação no processo de ensino e aprendizagem |
author |
Melo, Erika Patricia Rodrigues de |
author_facet |
Melo, Erika Patricia Rodrigues de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sarmento, Analuiza Silva Tenório Luna http://lattes.cnpq.br/0557463964228805 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Erika Patricia Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação saúde simulação education health simulation CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
topic |
educação saúde simulação education health simulation CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
description |
In permanent health education, active methodologies can represent a valuable strategy for the qualification of professionals and for the provision of increasingly qualified assistance focused on the interest and needs of the population. Simulated training may represent a valuable strategy for training the health team in which a controlled and safe environment is necessary and it is not appropriate to do so at the time of care. Objective: to evaluate if the use of active methodologies in the permanent education of a university hospital contributes to the improvement of skills and competences, thus favoring the consolidation of the Unified Health System. Methodology: This is a descriptive research with a quantitative approach. The research will be developed in a University Hospital of the state of Alagoas |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-12-13T13:54:41Z 2019-08-20 2019-12-13T13:54:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MELO, Erika Patricia Rodrigues de. Metodologias ativas na educação permanente: uso de simulação no processo de ensino e aprendizagem. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação em Ciências da Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018. http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6273 |
identifier_str_mv |
MELO, Erika Patricia Rodrigues de. Metodologias ativas na educação permanente: uso de simulação no processo de ensino e aprendizagem. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação em Ciências da Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018. |
url |
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6273 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Curso de Medicina UFAL |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Curso de Medicina UFAL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:UFAL |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
UFAL |
institution |
UFAL |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@sibi.ufal.br |
_version_ |
1748233734099828736 |