Metodologias ativas na educação permanente: uso de simulação no processo de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Erika Patricia Rodrigues de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6273
Resumo: In permanent health education, active methodologies can represent a valuable strategy for the qualification of professionals and for the provision of increasingly qualified assistance focused on the interest and needs of the population. Simulated training may represent a valuable strategy for training the health team in which a controlled and safe environment is necessary and it is not appropriate to do so at the time of care. Objective: to evaluate if the use of active methodologies in the permanent education of a university hospital contributes to the improvement of skills and competences, thus favoring the consolidation of the Unified Health System. Methodology: This is a descriptive research with a quantitative approach. The research will be developed in a University Hospital of the state of Alagoas
id UFAL_217116cb9721dddd24bfa952c0aeeced
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/6273
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling Metodologias ativas na educação permanente: uso de simulação no processo de ensino e aprendizagemeducaçãosaúdesimulaçãoeducationhealthsimulationCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEIn permanent health education, active methodologies can represent a valuable strategy for the qualification of professionals and for the provision of increasingly qualified assistance focused on the interest and needs of the population. Simulated training may represent a valuable strategy for training the health team in which a controlled and safe environment is necessary and it is not appropriate to do so at the time of care. Objective: to evaluate if the use of active methodologies in the permanent education of a university hospital contributes to the improvement of skills and competences, thus favoring the consolidation of the Unified Health System. Methodology: This is a descriptive research with a quantitative approach. The research will be developed in a University Hospital of the state of AlagoasNa educação permanente em saúde as metodologias ativas podem representar uma estratégia valiosa para a qualificação dos profissionais e para a oferta de assistência cada vez mais qualificada e voltada para o interesse e a necessidades da população. O treinamento simulado pode representar valiosa estratégia para treinar a equipe de saúde em que se faz necessário um ambiente controlado e seguro não sendo apropriado fazê-lo na hora do atendimento. Objetivo: avaliar se o uso das metodologias ativas na educação permanente de um hospital universitário contribui para o aperfeiçoamento de habilidades e competências favorecendo assim a consolidação do Sistema Único de saúde. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa. A pesquisa será desenvolvida em um Hospital Universitário do estado de AlagoasUniversidade Federal de AlagoasBrasilCurso de MedicinaUFALSarmento, Analuiza Silva Tenório Lunahttp://lattes.cnpq.br/0557463964228805Melo, Erika Patricia Rodrigues de2019-12-13T13:54:41Z2019-08-202019-12-13T13:54:41Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMELO, Erika Patricia Rodrigues de. Metodologias ativas na educação permanente: uso de simulação no processo de ensino e aprendizagem. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação em Ciências da Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6273porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2020-08-21T01:32:14Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/6273Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2020-08-21T01:32:14Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias ativas na educação permanente: uso de simulação no processo de ensino e aprendizagem
title Metodologias ativas na educação permanente: uso de simulação no processo de ensino e aprendizagem
spellingShingle Metodologias ativas na educação permanente: uso de simulação no processo de ensino e aprendizagem
Melo, Erika Patricia Rodrigues de
educação
saúde
simulação
education
health
simulation
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
title_short Metodologias ativas na educação permanente: uso de simulação no processo de ensino e aprendizagem
title_full Metodologias ativas na educação permanente: uso de simulação no processo de ensino e aprendizagem
title_fullStr Metodologias ativas na educação permanente: uso de simulação no processo de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed Metodologias ativas na educação permanente: uso de simulação no processo de ensino e aprendizagem
title_sort Metodologias ativas na educação permanente: uso de simulação no processo de ensino e aprendizagem
author Melo, Erika Patricia Rodrigues de
author_facet Melo, Erika Patricia Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sarmento, Analuiza Silva Tenório Luna
http://lattes.cnpq.br/0557463964228805
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Erika Patricia Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv educação
saúde
simulação
education
health
simulation
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
topic educação
saúde
simulação
education
health
simulation
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
description In permanent health education, active methodologies can represent a valuable strategy for the qualification of professionals and for the provision of increasingly qualified assistance focused on the interest and needs of the population. Simulated training may represent a valuable strategy for training the health team in which a controlled and safe environment is necessary and it is not appropriate to do so at the time of care. Objective: to evaluate if the use of active methodologies in the permanent education of a university hospital contributes to the improvement of skills and competences, thus favoring the consolidation of the Unified Health System. Methodology: This is a descriptive research with a quantitative approach. The research will be developed in a University Hospital of the state of Alagoas
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-12-13T13:54:41Z
2019-08-20
2019-12-13T13:54:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MELO, Erika Patricia Rodrigues de. Metodologias ativas na educação permanente: uso de simulação no processo de ensino e aprendizagem. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação em Ciências da Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6273
identifier_str_mv MELO, Erika Patricia Rodrigues de. Metodologias ativas na educação permanente: uso de simulação no processo de ensino e aprendizagem. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação em Ciências da Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
url http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Curso de Medicina
UFAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Curso de Medicina
UFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1748233734099828736