Matemágica em sala de aula: uma proposta lúdica usando a resolução de problemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2436 |
Resumo: | This work aims to awake interest in the study of mathematics and contribute to the improvement of learning in mathematics. We use the steps of problem solving of Polya and the ludic one as a tool to motivate the taste for mathematics. These tools can improve student participation and the students’ achievement in the classroom, stimulate mathematical reasoning, creativity, ability to solve problems, develop concentration and socialization, increasing the individual’s interactions with the other people. We select and describe a magic list, where we detail the contents and abilities predominant in each magic, showing the math behind each trick. In addition to logical reasoning, we basically use only the knowledge of basic algebra and arithmetic to justify every trick. By revealing the secret of each magic it is easy to see that we can work various mathematical contents that can aid learning. |
id |
UFAL_3c60742dec4683937cc80ff5de87af0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/2436 |
network_acronym_str |
UFAL |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository_id_str |
|
spelling |
Matemágica em sala de aula: uma proposta lúdica usando a resolução de problemasMathematics in a classroom: A proposal playful using the resolution of problemsMatemática – Estudo e ensinoMétodo de PolyaLúdicoMágicaMathematics – TeachingPolya of MethodMagicTrickCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAThis work aims to awake interest in the study of mathematics and contribute to the improvement of learning in mathematics. We use the steps of problem solving of Polya and the ludic one as a tool to motivate the taste for mathematics. These tools can improve student participation and the students’ achievement in the classroom, stimulate mathematical reasoning, creativity, ability to solve problems, develop concentration and socialization, increasing the individual’s interactions with the other people. We select and describe a magic list, where we detail the contents and abilities predominant in each magic, showing the math behind each trick. In addition to logical reasoning, we basically use only the knowledge of basic algebra and arithmetic to justify every trick. By revealing the secret of each magic it is easy to see that we can work various mathematical contents that can aid learning.Este trabalho tem como objetivo despertar o interesse pelo estudo da matemática e contribuir para melhoria da aprendizagem em matemática. Usamos as etapas da resolução de problemas de Polya e o lúdico como ferramenta para motivar o gosto pela matemática. Essas ferramentas podem melhorar a participação e aproveitamento dos alunos em sala de aula, estimular o raciocínio matemático, a criatividade, a capacidade de resolver problemas, desenvolver a concentração e a socialização, aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas. Selecionamos e descrevemos uma lista de mágicas, onde detalhamos os conteúdos e habilidades predominantes em cada mágica, mostrando a matemática por trás de cada truque. Além do raciocínio lógico, basicamente usamos apenas o conhecimento de álgebra básica e aritmética para justificar cada truque. Ao revelar o segredo de cada mágica fica fácil perceber que podemos trabalhar vários conteúdos matemáticos que podem auxiliar a aprendizagem.Universidade Federal de AlagoasBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATUFALSantos, Viviane de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/7168613854793428Silva Neto, Gregório Manoel dahttp://lattes.cnpq.br/7055176526520557Santos, Márcio Silvahttp://lattes.cnpq.br/1541276246771533Almeida, Vagner Lopes de2018-01-31T18:44:42Z2018-01-292018-01-31T18:44:42Z2017-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALMEIDA, Vagner Lopes de. Matemágica em sala de aula: uma proposta lúdica usando a resolução de problemas. 2017. 55 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2436porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2019-12-05T16:45:46Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/2436Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2019-12-05T16:45:46Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Matemágica em sala de aula: uma proposta lúdica usando a resolução de problemas Mathematics in a classroom: A proposal playful using the resolution of problems |
title |
Matemágica em sala de aula: uma proposta lúdica usando a resolução de problemas |
spellingShingle |
Matemágica em sala de aula: uma proposta lúdica usando a resolução de problemas Almeida, Vagner Lopes de Matemática – Estudo e ensino Método de Polya Lúdico Mágica Mathematics – Teaching Polya of Method Magic Trick CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Matemágica em sala de aula: uma proposta lúdica usando a resolução de problemas |
title_full |
Matemágica em sala de aula: uma proposta lúdica usando a resolução de problemas |
title_fullStr |
Matemágica em sala de aula: uma proposta lúdica usando a resolução de problemas |
title_full_unstemmed |
Matemágica em sala de aula: uma proposta lúdica usando a resolução de problemas |
title_sort |
Matemágica em sala de aula: uma proposta lúdica usando a resolução de problemas |
author |
Almeida, Vagner Lopes de |
author_facet |
Almeida, Vagner Lopes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Viviane de Oliveira http://lattes.cnpq.br/7168613854793428 Silva Neto, Gregório Manoel da http://lattes.cnpq.br/7055176526520557 Santos, Márcio Silva http://lattes.cnpq.br/1541276246771533 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Vagner Lopes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática – Estudo e ensino Método de Polya Lúdico Mágica Mathematics – Teaching Polya of Method Magic Trick CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
Matemática – Estudo e ensino Método de Polya Lúdico Mágica Mathematics – Teaching Polya of Method Magic Trick CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
This work aims to awake interest in the study of mathematics and contribute to the improvement of learning in mathematics. We use the steps of problem solving of Polya and the ludic one as a tool to motivate the taste for mathematics. These tools can improve student participation and the students’ achievement in the classroom, stimulate mathematical reasoning, creativity, ability to solve problems, develop concentration and socialization, increasing the individual’s interactions with the other people. We select and describe a magic list, where we detail the contents and abilities predominant in each magic, showing the math behind each trick. In addition to logical reasoning, we basically use only the knowledge of basic algebra and arithmetic to justify every trick. By revealing the secret of each magic it is easy to see that we can work various mathematical contents that can aid learning. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-25 2018-01-31T18:44:42Z 2018-01-29 2018-01-31T18:44:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALMEIDA, Vagner Lopes de. Matemágica em sala de aula: uma proposta lúdica usando a resolução de problemas. 2017. 55 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017. http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2436 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Vagner Lopes de. Matemágica em sala de aula: uma proposta lúdica usando a resolução de problemas. 2017. 55 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017. |
url |
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2436 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT UFAL |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT UFAL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:UFAL |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
UFAL |
institution |
UFAL |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@sibi.ufal.br |
_version_ |
1748233734127091712 |