Matemágica em sala de aula: uma proposta lúdica usando a resolução de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Vagner Lopes de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2436
Resumo: This work aims to awake interest in the study of mathematics and contribute to the improvement of learning in mathematics. We use the steps of problem solving of Polya and the ludic one as a tool to motivate the taste for mathematics. These tools can improve student participation and the students’ achievement in the classroom, stimulate mathematical reasoning, creativity, ability to solve problems, develop concentration and socialization, increasing the individual’s interactions with the other people. We select and describe a magic list, where we detail the contents and abilities predominant in each magic, showing the math behind each trick. In addition to logical reasoning, we basically use only the knowledge of basic algebra and arithmetic to justify every trick. By revealing the secret of each magic it is easy to see that we can work various mathematical contents that can aid learning.
id UFAL_3c60742dec4683937cc80ff5de87af0a
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/2436
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling Matemágica em sala de aula: uma proposta lúdica usando a resolução de problemasMathematics in a classroom: A proposal playful using the resolution of problemsMatemática – Estudo e ensinoMétodo de PolyaLúdicoMágicaMathematics – TeachingPolya of MethodMagicTrickCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAThis work aims to awake interest in the study of mathematics and contribute to the improvement of learning in mathematics. We use the steps of problem solving of Polya and the ludic one as a tool to motivate the taste for mathematics. These tools can improve student participation and the students’ achievement in the classroom, stimulate mathematical reasoning, creativity, ability to solve problems, develop concentration and socialization, increasing the individual’s interactions with the other people. We select and describe a magic list, where we detail the contents and abilities predominant in each magic, showing the math behind each trick. In addition to logical reasoning, we basically use only the knowledge of basic algebra and arithmetic to justify every trick. By revealing the secret of each magic it is easy to see that we can work various mathematical contents that can aid learning.Este trabalho tem como objetivo despertar o interesse pelo estudo da matemática e contribuir para melhoria da aprendizagem em matemática. Usamos as etapas da resolução de problemas de Polya e o lúdico como ferramenta para motivar o gosto pela matemática. Essas ferramentas podem melhorar a participação e aproveitamento dos alunos em sala de aula, estimular o raciocínio matemático, a criatividade, a capacidade de resolver problemas, desenvolver a concentração e a socialização, aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas. Selecionamos e descrevemos uma lista de mágicas, onde detalhamos os conteúdos e habilidades predominantes em cada mágica, mostrando a matemática por trás de cada truque. Além do raciocínio lógico, basicamente usamos apenas o conhecimento de álgebra básica e aritmética para justificar cada truque. Ao revelar o segredo de cada mágica fica fácil perceber que podemos trabalhar vários conteúdos matemáticos que podem auxiliar a aprendizagem.Universidade Federal de AlagoasBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATUFALSantos, Viviane de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/7168613854793428Silva Neto, Gregório Manoel dahttp://lattes.cnpq.br/7055176526520557Santos, Márcio Silvahttp://lattes.cnpq.br/1541276246771533Almeida, Vagner Lopes de2018-01-31T18:44:42Z2018-01-292018-01-31T18:44:42Z2017-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALMEIDA, Vagner Lopes de. Matemágica em sala de aula: uma proposta lúdica usando a resolução de problemas. 2017. 55 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2436porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2019-12-05T16:45:46Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/2436Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2019-12-05T16:45:46Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Matemágica em sala de aula: uma proposta lúdica usando a resolução de problemas
Mathematics in a classroom: A proposal playful using the resolution of problems
title Matemágica em sala de aula: uma proposta lúdica usando a resolução de problemas
spellingShingle Matemágica em sala de aula: uma proposta lúdica usando a resolução de problemas
Almeida, Vagner Lopes de
Matemática – Estudo e ensino
Método de Polya
Lúdico
Mágica
Mathematics – Teaching
Polya of Method
Magic
Trick
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Matemágica em sala de aula: uma proposta lúdica usando a resolução de problemas
title_full Matemágica em sala de aula: uma proposta lúdica usando a resolução de problemas
title_fullStr Matemágica em sala de aula: uma proposta lúdica usando a resolução de problemas
title_full_unstemmed Matemágica em sala de aula: uma proposta lúdica usando a resolução de problemas
title_sort Matemágica em sala de aula: uma proposta lúdica usando a resolução de problemas
author Almeida, Vagner Lopes de
author_facet Almeida, Vagner Lopes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Viviane de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/7168613854793428
Silva Neto, Gregório Manoel da
http://lattes.cnpq.br/7055176526520557
Santos, Márcio Silva
http://lattes.cnpq.br/1541276246771533
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Vagner Lopes de
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática – Estudo e ensino
Método de Polya
Lúdico
Mágica
Mathematics – Teaching
Polya of Method
Magic
Trick
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Matemática – Estudo e ensino
Método de Polya
Lúdico
Mágica
Mathematics – Teaching
Polya of Method
Magic
Trick
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This work aims to awake interest in the study of mathematics and contribute to the improvement of learning in mathematics. We use the steps of problem solving of Polya and the ludic one as a tool to motivate the taste for mathematics. These tools can improve student participation and the students’ achievement in the classroom, stimulate mathematical reasoning, creativity, ability to solve problems, develop concentration and socialization, increasing the individual’s interactions with the other people. We select and describe a magic list, where we detail the contents and abilities predominant in each magic, showing the math behind each trick. In addition to logical reasoning, we basically use only the knowledge of basic algebra and arithmetic to justify every trick. By revealing the secret of each magic it is easy to see that we can work various mathematical contents that can aid learning.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-25
2018-01-31T18:44:42Z
2018-01-29
2018-01-31T18:44:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, Vagner Lopes de. Matemágica em sala de aula: uma proposta lúdica usando a resolução de problemas. 2017. 55 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2436
identifier_str_mv ALMEIDA, Vagner Lopes de. Matemágica em sala de aula: uma proposta lúdica usando a resolução de problemas. 2017. 55 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
url http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
UFAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
UFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1748233734127091712