Uma proposta didática para o ensino da Trigonometria no Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2413 |
Resumo: | The purpose of this work is propound, in some way, contribute to Trigonometry’ teaching improvement in elementary school, according to survey conducted with some teachers who work in the 9th year about basic education that happens in public and private schools in Alagoas State state. For this, it was drawn up a classes sequence for these students divided into four parts. The theme was chosen and developed with intention of reducing a great difficulty found by students in a content’s comprehension, and enable a better applicability in problems, mainly because we believe that the understanding by some concepts, you can enable the student to perform arithmetic operations, algebra and geometry to extent that are presented. We propose the teaching Trigonometry through the resolution of problems, in particular the design’s construction that facilitates the subject’s visualization and interpretation coming to your solution, because in this way, we believe that students can develop their own resolutio’s skills. |
id |
UFAL_4f60cdaf30b8c891e884d457fba69632 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/2413 |
network_acronym_str |
UFAL |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma proposta didática para o ensino da Trigonometria no Ensino FundamentalTrigonometriaRazão – AritméticaProporção – AritméticaTeorema de PitágorasTrigonometryRatioProportionPythagorean TheoremCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAThe purpose of this work is propound, in some way, contribute to Trigonometry’ teaching improvement in elementary school, according to survey conducted with some teachers who work in the 9th year about basic education that happens in public and private schools in Alagoas State state. For this, it was drawn up a classes sequence for these students divided into four parts. The theme was chosen and developed with intention of reducing a great difficulty found by students in a content’s comprehension, and enable a better applicability in problems, mainly because we believe that the understanding by some concepts, you can enable the student to perform arithmetic operations, algebra and geometry to extent that are presented. We propose the teaching Trigonometry through the resolution of problems, in particular the design’s construction that facilitates the subject’s visualization and interpretation coming to your solution, because in this way, we believe that students can develop their own resolutio’s skills.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorO presente trabalho visa propor e, de alguma forma, contribuir para o aprimoramento do ensino da Trigonometria no ensino fundamental, segundo uma pesquisa realizada com alguns professores que atuam no 9° ano do ensino básico de escolas públicas e particulares do estado de Alagoas. Diante disso, foi elaborada uma sequência de aulas para esses alunos divididas em quatro partes. O tema foi escolhido e desenvolvido com a intenção de diminuir a grande dificuldade encontrada pelos alunos para a compreensão do conteúdo e possibilitar uma melhor aplicabilidade nos problemas, sobretudo por entendermos que a compreensão de alguns conceitos, pode capacitar o estudante a realizar operações aritméticas, algébricas e geométricas à medida que são apresentados. Propomos o ensino da Trigonometria através da resolução de problemas, em especial a construção de um desenho que facilite a visualização e a interpretação da questão chegando até sua solução, pois dessa forma, entendemos que os alunos possam desenvolver suas próprias técnicas de resolução.Universidade Federal de AlagoasBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATUFALSilva Neto, Gregório Manoel dahttp://lattes.cnpq.br/7055176526520557Santos, Viviane de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/7168613854793428Sousa Neto, Vicente Francisco dehttp://lattes.cnpq.br/6209992046951297Siqueira, Anderson Rangel Batista2018-01-26T17:52:16Z2018-01-262018-01-26T17:52:16Z2014-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSIQUEIRA, Anderson Rangel Batista. Uma proposta didática para o ensino da Trigonometria no Ensino Fundamental. 2014. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2413porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2019-12-05T16:50:44Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/2413Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2019-12-05T16:50:44Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta didática para o ensino da Trigonometria no Ensino Fundamental |
title |
Uma proposta didática para o ensino da Trigonometria no Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Uma proposta didática para o ensino da Trigonometria no Ensino Fundamental Siqueira, Anderson Rangel Batista Trigonometria Razão – Aritmética Proporção – Aritmética Teorema de Pitágoras Trigonometry Ratio Proportion Pythagorean Theorem CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Uma proposta didática para o ensino da Trigonometria no Ensino Fundamental |
title_full |
Uma proposta didática para o ensino da Trigonometria no Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Uma proposta didática para o ensino da Trigonometria no Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Uma proposta didática para o ensino da Trigonometria no Ensino Fundamental |
title_sort |
Uma proposta didática para o ensino da Trigonometria no Ensino Fundamental |
author |
Siqueira, Anderson Rangel Batista |
author_facet |
Siqueira, Anderson Rangel Batista |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva Neto, Gregório Manoel da http://lattes.cnpq.br/7055176526520557 Santos, Viviane de Oliveira http://lattes.cnpq.br/7168613854793428 Sousa Neto, Vicente Francisco de http://lattes.cnpq.br/6209992046951297 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siqueira, Anderson Rangel Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trigonometria Razão – Aritmética Proporção – Aritmética Teorema de Pitágoras Trigonometry Ratio Proportion Pythagorean Theorem CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
Trigonometria Razão – Aritmética Proporção – Aritmética Teorema de Pitágoras Trigonometry Ratio Proportion Pythagorean Theorem CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
The purpose of this work is propound, in some way, contribute to Trigonometry’ teaching improvement in elementary school, according to survey conducted with some teachers who work in the 9th year about basic education that happens in public and private schools in Alagoas State state. For this, it was drawn up a classes sequence for these students divided into four parts. The theme was chosen and developed with intention of reducing a great difficulty found by students in a content’s comprehension, and enable a better applicability in problems, mainly because we believe that the understanding by some concepts, you can enable the student to perform arithmetic operations, algebra and geometry to extent that are presented. We propose the teaching Trigonometry through the resolution of problems, in particular the design’s construction that facilitates the subject’s visualization and interpretation coming to your solution, because in this way, we believe that students can develop their own resolutio’s skills. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-19 2018-01-26T17:52:16Z 2018-01-26 2018-01-26T17:52:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SIQUEIRA, Anderson Rangel Batista. Uma proposta didática para o ensino da Trigonometria no Ensino Fundamental. 2014. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014. http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2413 |
identifier_str_mv |
SIQUEIRA, Anderson Rangel Batista. Uma proposta didática para o ensino da Trigonometria no Ensino Fundamental. 2014. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014. |
url |
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2413 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT UFAL |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT UFAL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:UFAL |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
UFAL |
institution |
UFAL |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@sibi.ufal.br |
_version_ |
1748233734853754880 |