Uma proposta didática para o ensino da Trigonometria no Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Anderson Rangel Batista
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2413
Resumo: The purpose of this work is propound, in some way, contribute to Trigonometry’ teaching improvement in elementary school, according to survey conducted with some teachers who work in the 9th year about basic education that happens in public and private schools in Alagoas State state. For this, it was drawn up a classes sequence for these students divided into four parts. The theme was chosen and developed with intention of reducing a great difficulty found by students in a content’s comprehension, and enable a better applicability in problems, mainly because we believe that the understanding by some concepts, you can enable the student to perform arithmetic operations, algebra and geometry to extent that are presented. We propose the teaching Trigonometry through the resolution of problems, in particular the design’s construction that facilitates the subject’s visualization and interpretation coming to your solution, because in this way, we believe that students can develop their own resolutio’s skills.
id UFAL_4f60cdaf30b8c891e884d457fba69632
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/2413
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling Uma proposta didática para o ensino da Trigonometria no Ensino FundamentalTrigonometriaRazão – AritméticaProporção – AritméticaTeorema de PitágorasTrigonometryRatioProportionPythagorean TheoremCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAThe purpose of this work is propound, in some way, contribute to Trigonometry’ teaching improvement in elementary school, according to survey conducted with some teachers who work in the 9th year about basic education that happens in public and private schools in Alagoas State state. For this, it was drawn up a classes sequence for these students divided into four parts. The theme was chosen and developed with intention of reducing a great difficulty found by students in a content’s comprehension, and enable a better applicability in problems, mainly because we believe that the understanding by some concepts, you can enable the student to perform arithmetic operations, algebra and geometry to extent that are presented. We propose the teaching Trigonometry through the resolution of problems, in particular the design’s construction that facilitates the subject’s visualization and interpretation coming to your solution, because in this way, we believe that students can develop their own resolutio’s skills.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorO presente trabalho visa propor e, de alguma forma, contribuir para o aprimoramento do ensino da Trigonometria no ensino fundamental, segundo uma pesquisa realizada com alguns professores que atuam no 9° ano do ensino básico de escolas públicas e particulares do estado de Alagoas. Diante disso, foi elaborada uma sequência de aulas para esses alunos divididas em quatro partes. O tema foi escolhido e desenvolvido com a intenção de diminuir a grande dificuldade encontrada pelos alunos para a compreensão do conteúdo e possibilitar uma melhor aplicabilidade nos problemas, sobretudo por entendermos que a compreensão de alguns conceitos, pode capacitar o estudante a realizar operações aritméticas, algébricas e geométricas à medida que são apresentados. Propomos o ensino da Trigonometria através da resolução de problemas, em especial a construção de um desenho que facilite a visualização e a interpretação da questão chegando até sua solução, pois dessa forma, entendemos que os alunos possam desenvolver suas próprias técnicas de resolução.Universidade Federal de AlagoasBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATUFALSilva Neto, Gregório Manoel dahttp://lattes.cnpq.br/7055176526520557Santos, Viviane de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/7168613854793428Sousa Neto, Vicente Francisco dehttp://lattes.cnpq.br/6209992046951297Siqueira, Anderson Rangel Batista2018-01-26T17:52:16Z2018-01-262018-01-26T17:52:16Z2014-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSIQUEIRA, Anderson Rangel Batista. Uma proposta didática para o ensino da Trigonometria no Ensino Fundamental. 2014. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2413porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2019-12-05T16:50:44Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/2413Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2019-12-05T16:50:44Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta didática para o ensino da Trigonometria no Ensino Fundamental
title Uma proposta didática para o ensino da Trigonometria no Ensino Fundamental
spellingShingle Uma proposta didática para o ensino da Trigonometria no Ensino Fundamental
Siqueira, Anderson Rangel Batista
Trigonometria
Razão – Aritmética
Proporção – Aritmética
Teorema de Pitágoras
Trigonometry
Ratio
Proportion
Pythagorean Theorem
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Uma proposta didática para o ensino da Trigonometria no Ensino Fundamental
title_full Uma proposta didática para o ensino da Trigonometria no Ensino Fundamental
title_fullStr Uma proposta didática para o ensino da Trigonometria no Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Uma proposta didática para o ensino da Trigonometria no Ensino Fundamental
title_sort Uma proposta didática para o ensino da Trigonometria no Ensino Fundamental
author Siqueira, Anderson Rangel Batista
author_facet Siqueira, Anderson Rangel Batista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva Neto, Gregório Manoel da
http://lattes.cnpq.br/7055176526520557
Santos, Viviane de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/7168613854793428
Sousa Neto, Vicente Francisco de
http://lattes.cnpq.br/6209992046951297
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Anderson Rangel Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Trigonometria
Razão – Aritmética
Proporção – Aritmética
Teorema de Pitágoras
Trigonometry
Ratio
Proportion
Pythagorean Theorem
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Trigonometria
Razão – Aritmética
Proporção – Aritmética
Teorema de Pitágoras
Trigonometry
Ratio
Proportion
Pythagorean Theorem
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The purpose of this work is propound, in some way, contribute to Trigonometry’ teaching improvement in elementary school, according to survey conducted with some teachers who work in the 9th year about basic education that happens in public and private schools in Alagoas State state. For this, it was drawn up a classes sequence for these students divided into four parts. The theme was chosen and developed with intention of reducing a great difficulty found by students in a content’s comprehension, and enable a better applicability in problems, mainly because we believe that the understanding by some concepts, you can enable the student to perform arithmetic operations, algebra and geometry to extent that are presented. We propose the teaching Trigonometry through the resolution of problems, in particular the design’s construction that facilitates the subject’s visualization and interpretation coming to your solution, because in this way, we believe that students can develop their own resolutio’s skills.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-19
2018-01-26T17:52:16Z
2018-01-26
2018-01-26T17:52:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SIQUEIRA, Anderson Rangel Batista. Uma proposta didática para o ensino da Trigonometria no Ensino Fundamental. 2014. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2413
identifier_str_mv SIQUEIRA, Anderson Rangel Batista. Uma proposta didática para o ensino da Trigonometria no Ensino Fundamental. 2014. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.
url http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
UFAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
UFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1748233734853754880