Implantação de políticas públicas de ações afirmativas no contexto da UFAL: estudo de caso de 2005 a 2006

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marizângela Melo dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1574
Resumo: Education changes through time according to the socioeconomic and political context in relation to the society in which it therefore applies variable. The concept of education is a goal to achieve and Brazil has been making major investments in the area to raise their level of basic and higher education, however, still insufficient to show a real increase in international education development index. With so many differences Brazil has been investing in public policies, as a means of providing to reduce inequality, whether social, racial and gender order, giving the needy a new perspective on life. The public policy of affirmative action for admission to higher education are fair and necessary, represent part of the government's investment and at the same time raise a big difference in the quality and lack of elementary and secondary education of needy social layer in relation to the wealthy. Thus this dissertation shows how the implementation of quotas in the Federal University occurred, analyzing how this deployment is providing access to the upper level. Evidently the quota system is positive about many aspects both for the institution, and for the teachers and students.
id UFAL_83818888aa29cd83bef75a642a8b8a5b
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/1574
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling Implantação de políticas públicas de ações afirmativas no contexto da UFAL: estudo de caso de 2005 a 2006Implemation of public policies of affirmative action in the context of UFAL: case study of the 2005 a 2006EducaçãoAções afirmativasSistemas de cotasUniversidade Federal de AlagoasProgramas de ação afirmativaEducationAffirmative actionQuota systemCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIAEducation changes through time according to the socioeconomic and political context in relation to the society in which it therefore applies variable. The concept of education is a goal to achieve and Brazil has been making major investments in the area to raise their level of basic and higher education, however, still insufficient to show a real increase in international education development index. With so many differences Brazil has been investing in public policies, as a means of providing to reduce inequality, whether social, racial and gender order, giving the needy a new perspective on life. The public policy of affirmative action for admission to higher education are fair and necessary, represent part of the government's investment and at the same time raise a big difference in the quality and lack of elementary and secondary education of needy social layer in relation to the wealthy. Thus this dissertation shows how the implementation of quotas in the Federal University occurred, analyzing how this deployment is providing access to the upper level. Evidently the quota system is positive about many aspects both for the institution, and for the teachers and students.A Educação muda através do tempo de acordo com o contexto socioeconômico e político em relação à sociedade em que se aplica, portanto, variável. O conceito de Educação representa um objetivo a se alcançar e o Brasil, vem fazendo grandes investimentos na área para elevar seu nível de educação de base e superior, porém, ainda insuficientes para evidenciar um aumento real dos índices internacionais de desenvolvimento da educação. Com tantas diferenças o Brasil vem apostando nas políticas públicas, como meio de proporcionar a diminuição das desigualdades, seja de ordem social, racial e gênero, propiciando a população necessitada uma nova perspectiva de vida. A política pública das ações afirmativas de acesso ao ensino superior são justas e necessárias, representam parte dos investimentos do governo e ao mesmo tempo suscitam a grande diferença da qualidade e carência do ensino fundamental e médio da camada social carente em relação à abastada. Dessa forma a presente dissertação mostra como ocorreu a implantação das cotas na Universidade Federal, analisando como essa implantação está proporcionando o acesso ao nível superior. Evidentemente que o sistema de cotas é positivo sobre diversos aspectos tanto para a Instituição, quanto para o corpo docente e discente.Universidade Federal de AlagoasBrasilPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUFALTavares, Breitner Luizhttp://lattes.cnpq.br/3044520631590589Santos, Pedro Henrique Simonardhttp://lattes.cnpq.br/0615985683640773Lima, João Vicente Ribeiro Barroso da Costahttp://lattes.cnpq.br/5278455249783896Santos, Marizângela Melo dos2017-02-21T17:00:08Z2017-02-132017-02-21T17:00:08Z2014-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Marizângela Melo dos. Implantação de políticas públicas de ações afirmativas no contexto da UFAL: estudo de caso de 2005 a 2006. 2016. 92 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Instituto de Ciências Sociais, Programa de Pós Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1574porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2019-01-09T21:37:37Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/1574Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2019-01-09T21:37:37Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Implantação de políticas públicas de ações afirmativas no contexto da UFAL: estudo de caso de 2005 a 2006
Implemation of public policies of affirmative action in the context of UFAL: case study of the 2005 a 2006
title Implantação de políticas públicas de ações afirmativas no contexto da UFAL: estudo de caso de 2005 a 2006
spellingShingle Implantação de políticas públicas de ações afirmativas no contexto da UFAL: estudo de caso de 2005 a 2006
Santos, Marizângela Melo dos
Educação
Ações afirmativas
Sistemas de cotas
Universidade Federal de Alagoas
Programas de ação afirmativa
Education
Affirmative action
Quota system
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
title_short Implantação de políticas públicas de ações afirmativas no contexto da UFAL: estudo de caso de 2005 a 2006
title_full Implantação de políticas públicas de ações afirmativas no contexto da UFAL: estudo de caso de 2005 a 2006
title_fullStr Implantação de políticas públicas de ações afirmativas no contexto da UFAL: estudo de caso de 2005 a 2006
title_full_unstemmed Implantação de políticas públicas de ações afirmativas no contexto da UFAL: estudo de caso de 2005 a 2006
title_sort Implantação de políticas públicas de ações afirmativas no contexto da UFAL: estudo de caso de 2005 a 2006
author Santos, Marizângela Melo dos
author_facet Santos, Marizângela Melo dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tavares, Breitner Luiz
http://lattes.cnpq.br/3044520631590589
Santos, Pedro Henrique Simonard
http://lattes.cnpq.br/0615985683640773
Lima, João Vicente Ribeiro Barroso da Costa
http://lattes.cnpq.br/5278455249783896
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marizângela Melo dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ações afirmativas
Sistemas de cotas
Universidade Federal de Alagoas
Programas de ação afirmativa
Education
Affirmative action
Quota system
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
topic Educação
Ações afirmativas
Sistemas de cotas
Universidade Federal de Alagoas
Programas de ação afirmativa
Education
Affirmative action
Quota system
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
description Education changes through time according to the socioeconomic and political context in relation to the society in which it therefore applies variable. The concept of education is a goal to achieve and Brazil has been making major investments in the area to raise their level of basic and higher education, however, still insufficient to show a real increase in international education development index. With so many differences Brazil has been investing in public policies, as a means of providing to reduce inequality, whether social, racial and gender order, giving the needy a new perspective on life. The public policy of affirmative action for admission to higher education are fair and necessary, represent part of the government's investment and at the same time raise a big difference in the quality and lack of elementary and secondary education of needy social layer in relation to the wealthy. Thus this dissertation shows how the implementation of quotas in the Federal University occurred, analyzing how this deployment is providing access to the upper level. Evidently the quota system is positive about many aspects both for the institution, and for the teachers and students.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-14
2017-02-21T17:00:08Z
2017-02-13
2017-02-21T17:00:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Marizângela Melo dos. Implantação de políticas públicas de ações afirmativas no contexto da UFAL: estudo de caso de 2005 a 2006. 2016. 92 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Instituto de Ciências Sociais, Programa de Pós Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1574
identifier_str_mv SANTOS, Marizângela Melo dos. Implantação de políticas públicas de ações afirmativas no contexto da UFAL: estudo de caso de 2005 a 2006. 2016. 92 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Instituto de Ciências Sociais, Programa de Pós Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.
url http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Sociologia
UFAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Sociologia
UFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1748233740807569408