Demonstrações geométricas de relações algébricas elementares: uma proposta de sequência didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Rubia Marcia dos Santos Lima
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6011
Resumo: The great difficulty in understanding the process of demonstrating algebraic identities has become a great challenge for students who often need material that helps them or simply convinces them that these expressions are true. Nothing is better than using the beauty of geometry for images to stimulate students in the pursuit of knowledge. Then, we develop didactic sequences using concrete material, which can be applied in the classroom in a very dynamic way. Given that the image itself already proves the proof of some expression, we approach in detail the steps we must take to arrive at the result. It can be used by the teacher when presenting the content or just to fix it, serving as the basis for the emergence of investigations into other identities. The emphasis is to provide visual cues to the observer to stimulate mathematical thinking.
id UFAL_89cd4faf4ed862057401365d91872594
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/6011
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling Demonstrações geométricas de relações algébricas elementares: uma proposta de sequência didáticaGeometric demonstrations of elementary algebraic relations: a didactic sequence proposalGeometria algébrica – Estudo ensinoSequência didáticaDesenho geométricoMaterial didáticoEnsino e aprendizagemAlgebraic identitiesGeometryConcrete materialProof Withont WordsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAThe great difficulty in understanding the process of demonstrating algebraic identities has become a great challenge for students who often need material that helps them or simply convinces them that these expressions are true. Nothing is better than using the beauty of geometry for images to stimulate students in the pursuit of knowledge. Then, we develop didactic sequences using concrete material, which can be applied in the classroom in a very dynamic way. Given that the image itself already proves the proof of some expression, we approach in detail the steps we must take to arrive at the result. It can be used by the teacher when presenting the content or just to fix it, serving as the basis for the emergence of investigations into other identities. The emphasis is to provide visual cues to the observer to stimulate mathematical thinking.A grande dificuldade em entender o processo de demonstração de identidades algébricas, tem se tornado um grande desafio para alunos, que muitas vezes necessitam de um material que os auxilie ou simplesmente os convença de que essas expressões são verdadeiras. Nada melhor do que usarmos a beleza da geometria para através de imagens estimularem estudantes na busca do conhecimento. Então, desenvolvemos sequências didáticas utilizando material concreto, que podem ser aplicadas em sala de aula de forma bastante dinâmica. Tendo em vista que a própria imagem já induz a prova de alguma expressão, abordamos minuciosamente os passos que devemos fazer para chegarmos ao resultado. Podendo ser utilizado pelo professor ao apresentar o conteúdo ou apenas para fixá-lo, servindo de base para o surgimento de investigações em outras identidades. A ênfase é fornecer pistas visuais ao observador para estimular o pensamento matemático.Universidade Federal de AlagoasBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATUFALSilva Neto, Gregório Manoel dahttp://lattes.cnpq.br/7055176526520557Flores, Andre Luizhttp://lattes.cnpq.br/2996479480895178Santos, Márcio Silvahttp://lattes.cnpq.br/1541276246771533Soares, Rubia Marcia dos Santos Lima2019-10-04T14:22:34Z2019-10-012019-10-04T14:22:34Z2019-05-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOARES, Rubia Marcia dos Santos Lima. Demonstrações geométricas de relações algébricas elementares: uma proposta de sequência didática. 2019. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6011porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2019-12-05T17:10:23Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/6011Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2019-12-05T17:10:23Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Demonstrações geométricas de relações algébricas elementares: uma proposta de sequência didática
Geometric demonstrations of elementary algebraic relations: a didactic sequence proposal
title Demonstrações geométricas de relações algébricas elementares: uma proposta de sequência didática
spellingShingle Demonstrações geométricas de relações algébricas elementares: uma proposta de sequência didática
Soares, Rubia Marcia dos Santos Lima
Geometria algébrica – Estudo ensino
Sequência didática
Desenho geométrico
Material didático
Ensino e aprendizagem
Algebraic identities
Geometry
Concrete material
Proof Withont Words
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Demonstrações geométricas de relações algébricas elementares: uma proposta de sequência didática
title_full Demonstrações geométricas de relações algébricas elementares: uma proposta de sequência didática
title_fullStr Demonstrações geométricas de relações algébricas elementares: uma proposta de sequência didática
title_full_unstemmed Demonstrações geométricas de relações algébricas elementares: uma proposta de sequência didática
title_sort Demonstrações geométricas de relações algébricas elementares: uma proposta de sequência didática
author Soares, Rubia Marcia dos Santos Lima
author_facet Soares, Rubia Marcia dos Santos Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva Neto, Gregório Manoel da
http://lattes.cnpq.br/7055176526520557
Flores, Andre Luiz
http://lattes.cnpq.br/2996479480895178
Santos, Márcio Silva
http://lattes.cnpq.br/1541276246771533
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Rubia Marcia dos Santos Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria algébrica – Estudo ensino
Sequência didática
Desenho geométrico
Material didático
Ensino e aprendizagem
Algebraic identities
Geometry
Concrete material
Proof Withont Words
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Geometria algébrica – Estudo ensino
Sequência didática
Desenho geométrico
Material didático
Ensino e aprendizagem
Algebraic identities
Geometry
Concrete material
Proof Withont Words
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The great difficulty in understanding the process of demonstrating algebraic identities has become a great challenge for students who often need material that helps them or simply convinces them that these expressions are true. Nothing is better than using the beauty of geometry for images to stimulate students in the pursuit of knowledge. Then, we develop didactic sequences using concrete material, which can be applied in the classroom in a very dynamic way. Given that the image itself already proves the proof of some expression, we approach in detail the steps we must take to arrive at the result. It can be used by the teacher when presenting the content or just to fix it, serving as the basis for the emergence of investigations into other identities. The emphasis is to provide visual cues to the observer to stimulate mathematical thinking.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-04T14:22:34Z
2019-10-01
2019-10-04T14:22:34Z
2019-05-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, Rubia Marcia dos Santos Lima. Demonstrações geométricas de relações algébricas elementares: uma proposta de sequência didática. 2019. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6011
identifier_str_mv SOARES, Rubia Marcia dos Santos Lima. Demonstrações geométricas de relações algébricas elementares: uma proposta de sequência didática. 2019. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
url http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
UFAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
UFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1748233738179837952