Ambiente virtual de aprendizagem (AVA): cenário tecnológico de usabilidade na educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Beatriz da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5802
Resumo: The present work aims to report the importance of the internet as a learning tool for the students enrolled in the classes from 2009 to 2015, in the Mathematics Licentiate course, conducted in the distance modality offered by the Federal University of Alagoas. The proposal is to expand the computational technology seen in the functionality of the AVA teaching platform and in the implementation of the YouTube video sharing site, contributing to a more dynamic learning experience by integrating information and content between students and teachers in a more accessible and structured way. With the expansion of information and communication technologies, it becomes possible to teach and learn with interdisciplinary classes without the physical presence of a teacher. Faced with this growth, this research describes that mathematics can be taught and understood using various technological resources, especially the internet.
id UFAL_d096f0a4172cdd4e02b7809982fbdf3b
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/5802
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling Ambiente virtual de aprendizagem (AVA): cenário tecnológico de usabilidade na educação a distânciaEducação a distânciaAVATecnologiaDistance educationTechnologyCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAThe present work aims to report the importance of the internet as a learning tool for the students enrolled in the classes from 2009 to 2015, in the Mathematics Licentiate course, conducted in the distance modality offered by the Federal University of Alagoas. The proposal is to expand the computational technology seen in the functionality of the AVA teaching platform and in the implementation of the YouTube video sharing site, contributing to a more dynamic learning experience by integrating information and content between students and teachers in a more accessible and structured way. With the expansion of information and communication technologies, it becomes possible to teach and learn with interdisciplinary classes without the physical presence of a teacher. Faced with this growth, this research describes that mathematics can be taught and understood using various technological resources, especially the internet.O presente trabalho, tem como objetivo relatar a importância da internet como ferramenta de aprendizagem para os discentes ingressados das turmas de 2009 a 2015, no curso de Licenciatura em Matemática, realizado na modalidade à distância oferecido pela Universidade Federal de Alagoas. A proposta é expandir a tecnologia computacional vista na funcionalidade da plataforma de ensino AVA e na implementação do site de compartilhamento de vídeos – o YouTube, contribuindo numa experiência de aprendizado mais dinâmico integrando informações e conteúdos entre alunos e professores de forma mais acessível e estruturada. Com a expansão das tecnologias de informação e comunicação, torna-se possível ensinar e aprender com aulas interdisciplinares sem a presença física de um professor. Diante desse crescimento, essa pesquisa descreve que a matemática pode ser ensinada e compreendida usando diversos recursos tecnológicos, em especial a internet.Universidade Federal de AlagoasBrasilCurso de Matemática Ensino a DistânciaUFALSantos, Vívia Dayana Gomes doshttp://lattes.cnpq.br/2740547167333947Messias, Paulo Roberto Lemos dehttp://lattes.cnpq.br/5572674103539728Lopes Neta, Natércia de Andradehttp://lattes.cnpq.br/4880247640523667Pereira, Beatriz da Silva2019-08-28T17:27:31Z2019-08-282019-08-28T17:27:31Z2018-04-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPEREIRA, Beatriz da Silva. Ambiente virtual de aprendizagem (AVA): cenário tecnológico de usabilidade na educação a distância. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Curso de Licenciatura Em Matemática EAD – Polo Penedo , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5802porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2020-01-24T16:18:32Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/5802Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2020-01-24T16:18:32Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Ambiente virtual de aprendizagem (AVA): cenário tecnológico de usabilidade na educação a distância
title Ambiente virtual de aprendizagem (AVA): cenário tecnológico de usabilidade na educação a distância
spellingShingle Ambiente virtual de aprendizagem (AVA): cenário tecnológico de usabilidade na educação a distância
Pereira, Beatriz da Silva
Educação a distância
AVA
Tecnologia
Distance education
Technology
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Ambiente virtual de aprendizagem (AVA): cenário tecnológico de usabilidade na educação a distância
title_full Ambiente virtual de aprendizagem (AVA): cenário tecnológico de usabilidade na educação a distância
title_fullStr Ambiente virtual de aprendizagem (AVA): cenário tecnológico de usabilidade na educação a distância
title_full_unstemmed Ambiente virtual de aprendizagem (AVA): cenário tecnológico de usabilidade na educação a distância
title_sort Ambiente virtual de aprendizagem (AVA): cenário tecnológico de usabilidade na educação a distância
author Pereira, Beatriz da Silva
author_facet Pereira, Beatriz da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Vívia Dayana Gomes dos
http://lattes.cnpq.br/2740547167333947
Messias, Paulo Roberto Lemos de
http://lattes.cnpq.br/5572674103539728
Lopes Neta, Natércia de Andrade
http://lattes.cnpq.br/4880247640523667
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Beatriz da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
AVA
Tecnologia
Distance education
Technology
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Educação a distância
AVA
Tecnologia
Distance education
Technology
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The present work aims to report the importance of the internet as a learning tool for the students enrolled in the classes from 2009 to 2015, in the Mathematics Licentiate course, conducted in the distance modality offered by the Federal University of Alagoas. The proposal is to expand the computational technology seen in the functionality of the AVA teaching platform and in the implementation of the YouTube video sharing site, contributing to a more dynamic learning experience by integrating information and content between students and teachers in a more accessible and structured way. With the expansion of information and communication technologies, it becomes possible to teach and learn with interdisciplinary classes without the physical presence of a teacher. Faced with this growth, this research describes that mathematics can be taught and understood using various technological resources, especially the internet.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-04
2019-08-28T17:27:31Z
2019-08-28
2019-08-28T17:27:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Beatriz da Silva. Ambiente virtual de aprendizagem (AVA): cenário tecnológico de usabilidade na educação a distância. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Curso de Licenciatura Em Matemática EAD – Polo Penedo , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5802
identifier_str_mv PEREIRA, Beatriz da Silva. Ambiente virtual de aprendizagem (AVA): cenário tecnológico de usabilidade na educação a distância. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Curso de Licenciatura Em Matemática EAD – Polo Penedo , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
url http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5802
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Curso de Matemática Ensino a Distância
UFAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Curso de Matemática Ensino a Distância
UFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1748233742403502080