Ambiente virtual de aprendizagem (AVA): cenário tecnológico de usabilidade na educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5802 |
Resumo: | The present work aims to report the importance of the internet as a learning tool for the students enrolled in the classes from 2009 to 2015, in the Mathematics Licentiate course, conducted in the distance modality offered by the Federal University of Alagoas. The proposal is to expand the computational technology seen in the functionality of the AVA teaching platform and in the implementation of the YouTube video sharing site, contributing to a more dynamic learning experience by integrating information and content between students and teachers in a more accessible and structured way. With the expansion of information and communication technologies, it becomes possible to teach and learn with interdisciplinary classes without the physical presence of a teacher. Faced with this growth, this research describes that mathematics can be taught and understood using various technological resources, especially the internet. |
id |
UFAL_d096f0a4172cdd4e02b7809982fbdf3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/5802 |
network_acronym_str |
UFAL |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ambiente virtual de aprendizagem (AVA): cenário tecnológico de usabilidade na educação a distânciaEducação a distânciaAVATecnologiaDistance educationTechnologyCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAThe present work aims to report the importance of the internet as a learning tool for the students enrolled in the classes from 2009 to 2015, in the Mathematics Licentiate course, conducted in the distance modality offered by the Federal University of Alagoas. The proposal is to expand the computational technology seen in the functionality of the AVA teaching platform and in the implementation of the YouTube video sharing site, contributing to a more dynamic learning experience by integrating information and content between students and teachers in a more accessible and structured way. With the expansion of information and communication technologies, it becomes possible to teach and learn with interdisciplinary classes without the physical presence of a teacher. Faced with this growth, this research describes that mathematics can be taught and understood using various technological resources, especially the internet.O presente trabalho, tem como objetivo relatar a importância da internet como ferramenta de aprendizagem para os discentes ingressados das turmas de 2009 a 2015, no curso de Licenciatura em Matemática, realizado na modalidade à distância oferecido pela Universidade Federal de Alagoas. A proposta é expandir a tecnologia computacional vista na funcionalidade da plataforma de ensino AVA e na implementação do site de compartilhamento de vídeos – o YouTube, contribuindo numa experiência de aprendizado mais dinâmico integrando informações e conteúdos entre alunos e professores de forma mais acessível e estruturada. Com a expansão das tecnologias de informação e comunicação, torna-se possível ensinar e aprender com aulas interdisciplinares sem a presença física de um professor. Diante desse crescimento, essa pesquisa descreve que a matemática pode ser ensinada e compreendida usando diversos recursos tecnológicos, em especial a internet.Universidade Federal de AlagoasBrasilCurso de Matemática Ensino a DistânciaUFALSantos, Vívia Dayana Gomes doshttp://lattes.cnpq.br/2740547167333947Messias, Paulo Roberto Lemos dehttp://lattes.cnpq.br/5572674103539728Lopes Neta, Natércia de Andradehttp://lattes.cnpq.br/4880247640523667Pereira, Beatriz da Silva2019-08-28T17:27:31Z2019-08-282019-08-28T17:27:31Z2018-04-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPEREIRA, Beatriz da Silva. Ambiente virtual de aprendizagem (AVA): cenário tecnológico de usabilidade na educação a distância. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Curso de Licenciatura Em Matemática EAD – Polo Penedo , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5802porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2020-01-24T16:18:32Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/5802Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2020-01-24T16:18:32Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ambiente virtual de aprendizagem (AVA): cenário tecnológico de usabilidade na educação a distância |
title |
Ambiente virtual de aprendizagem (AVA): cenário tecnológico de usabilidade na educação a distância |
spellingShingle |
Ambiente virtual de aprendizagem (AVA): cenário tecnológico de usabilidade na educação a distância Pereira, Beatriz da Silva Educação a distância AVA Tecnologia Distance education Technology CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Ambiente virtual de aprendizagem (AVA): cenário tecnológico de usabilidade na educação a distância |
title_full |
Ambiente virtual de aprendizagem (AVA): cenário tecnológico de usabilidade na educação a distância |
title_fullStr |
Ambiente virtual de aprendizagem (AVA): cenário tecnológico de usabilidade na educação a distância |
title_full_unstemmed |
Ambiente virtual de aprendizagem (AVA): cenário tecnológico de usabilidade na educação a distância |
title_sort |
Ambiente virtual de aprendizagem (AVA): cenário tecnológico de usabilidade na educação a distância |
author |
Pereira, Beatriz da Silva |
author_facet |
Pereira, Beatriz da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Vívia Dayana Gomes dos http://lattes.cnpq.br/2740547167333947 Messias, Paulo Roberto Lemos de http://lattes.cnpq.br/5572674103539728 Lopes Neta, Natércia de Andrade http://lattes.cnpq.br/4880247640523667 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Beatriz da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância AVA Tecnologia Distance education Technology CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
Educação a distância AVA Tecnologia Distance education Technology CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
The present work aims to report the importance of the internet as a learning tool for the students enrolled in the classes from 2009 to 2015, in the Mathematics Licentiate course, conducted in the distance modality offered by the Federal University of Alagoas. The proposal is to expand the computational technology seen in the functionality of the AVA teaching platform and in the implementation of the YouTube video sharing site, contributing to a more dynamic learning experience by integrating information and content between students and teachers in a more accessible and structured way. With the expansion of information and communication technologies, it becomes possible to teach and learn with interdisciplinary classes without the physical presence of a teacher. Faced with this growth, this research describes that mathematics can be taught and understood using various technological resources, especially the internet. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-04 2019-08-28T17:27:31Z 2019-08-28 2019-08-28T17:27:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEREIRA, Beatriz da Silva. Ambiente virtual de aprendizagem (AVA): cenário tecnológico de usabilidade na educação a distância. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Curso de Licenciatura Em Matemática EAD – Polo Penedo , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018. http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5802 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Beatriz da Silva. Ambiente virtual de aprendizagem (AVA): cenário tecnológico de usabilidade na educação a distância. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Curso de Licenciatura Em Matemática EAD – Polo Penedo , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018. |
url |
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5802 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Curso de Matemática Ensino a Distância UFAL |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Curso de Matemática Ensino a Distância UFAL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:UFAL |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
UFAL |
institution |
UFAL |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@sibi.ufal.br |
_version_ |
1748233742403502080 |