Grau de conhecimento dos estudantes concluintes do curso de ciências contábeis das universidades públicas de Alagoas sobre os impactos da indústria 4.0 no exercício da profissão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7727 |
Resumo: | Humanity today lives a turning point, a time of surprising progress with digital technologies that will bring profound benefits and social consequences. Industry 4.0 will cause several changes in business models in which the entire occupation has partial automation potential, while the accountant is not out of this reality. The present study sought to investigate the level of knowledge and importance of students graduating from the Accounting Sciences course at public universities in the state of Alagoas on the impacts of industry 4.0 on Accounting. The research is configured as descriptive and exploratory, since the survey was used, which corresponds to the data collection of a specific questionnaire population; the approach is characterized as quantitative and qualitative, as the data was propagated through statistics and reflection. The results obtained demonstrate the unpreparedness of both students to work in the 4.0 environment and educational institutions to insert activities in their curricular series aimed at this new job market. Finally, a company of the theme is clear, since scenario 4.0 represents the future of work and associations. Thus, it is clear that higher education institutions and future accounting professionals need to be adapted to this reality, which is full of challenges and opportunities. |
id |
UFAL_db99c66c04f5d3146feef7537b155bf3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/7727 |
network_acronym_str |
UFAL |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository_id_str |
|
spelling |
Grau de conhecimento dos estudantes concluintes do curso de ciências contábeis das universidades públicas de Alagoas sobre os impactos da indústria 4.0 no exercício da profissãoIndústria 4.0Profissão contábilTecnologiaIndustry 4.0Accounting professionTechnologyCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISHumanity today lives a turning point, a time of surprising progress with digital technologies that will bring profound benefits and social consequences. Industry 4.0 will cause several changes in business models in which the entire occupation has partial automation potential, while the accountant is not out of this reality. The present study sought to investigate the level of knowledge and importance of students graduating from the Accounting Sciences course at public universities in the state of Alagoas on the impacts of industry 4.0 on Accounting. The research is configured as descriptive and exploratory, since the survey was used, which corresponds to the data collection of a specific questionnaire population; the approach is characterized as quantitative and qualitative, as the data was propagated through statistics and reflection. The results obtained demonstrate the unpreparedness of both students to work in the 4.0 environment and educational institutions to insert activities in their curricular series aimed at this new job market. Finally, a company of the theme is clear, since scenario 4.0 represents the future of work and associations. Thus, it is clear that higher education institutions and future accounting professionals need to be adapted to this reality, which is full of challenges and opportunities.A humanidade hoje vive um ponto de inflexão, uma época de progresso surpreendente com as tecnologias digitais que trarão profundos benefícios e consequências sociais. A indústria 4.0 provocará diversas mudanças nos modelos de negócios em que toda a ocupação possui potencial parcial de automação, concomitantemente o contador não se encontrará fora desta realidade. O presente estudo buscou investigar o nível de conhecimento e importância para os estudantes concluintes do curso de Ciências Contábeis das universidades públicas do estado de Alagoas sobre os impactos da indústria 4.0 na Contabilidade. A pesquisa configura-se como descritiva e exploratória, pois foi utilizado o levantamento Survey, que corresponde à coleta de dados de uma determinada população através de questionário; a abordagem é caracterizada como mista, pois os dados foram analisados, na sequência, por meio da estatística e da reflexão. Os resultados obtidos demonstram a falta de qualificação dos estudantes de contabilidade para atuar no ambiente 4.0, bem como das instituições de ensino para inserir atividades em sua grade curricular voltadas a este novo mercado de trabalho. Por fim, fica clara a relevância do assunto, visto que o cenário 4.0 representa o futuro do trabalho e das organizações, desse modo esses resultados contribuem no sentido de revelar às instituições de ensino superior e aos futuros profissionais contábeis a necessidade se adequar a esta realidade que se apresenta repleta de desafios e oportunidades.Universidade Federal de AlagoasBrasilCurso de Ciências ContábeisUFALSilva, Valdemir dahttp://lattes.cnpq.br/0244765202066217Costa, Carlos Everaldo Silva dahttp://lattes.cnpq.br/8129653810168271Silva, Tércio de Morais Sampaiohttp://lattes.cnpq.br/6422000452330465Assis, Gabriel Gregório Santos De2021-04-13T02:52:56Z2021-04-122021-04-13T02:52:56Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfASSIS, Gabriel Gregório Santos de. Grau de conhecimento dos estudantes concluintes do curso de ciências contábeis das universidades públicas de Alagoas sobre os impactos da indústria 4.0 no exercício da profissão. 2020. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Contábeis) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7727porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2021-04-13T02:54:04Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/7727Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2021-04-13T02:54:04Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Grau de conhecimento dos estudantes concluintes do curso de ciências contábeis das universidades públicas de Alagoas sobre os impactos da indústria 4.0 no exercício da profissão |
title |
Grau de conhecimento dos estudantes concluintes do curso de ciências contábeis das universidades públicas de Alagoas sobre os impactos da indústria 4.0 no exercício da profissão |
spellingShingle |
Grau de conhecimento dos estudantes concluintes do curso de ciências contábeis das universidades públicas de Alagoas sobre os impactos da indústria 4.0 no exercício da profissão Assis, Gabriel Gregório Santos De Indústria 4.0 Profissão contábil Tecnologia Industry 4.0 Accounting profession Technology CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
title_short |
Grau de conhecimento dos estudantes concluintes do curso de ciências contábeis das universidades públicas de Alagoas sobre os impactos da indústria 4.0 no exercício da profissão |
title_full |
Grau de conhecimento dos estudantes concluintes do curso de ciências contábeis das universidades públicas de Alagoas sobre os impactos da indústria 4.0 no exercício da profissão |
title_fullStr |
Grau de conhecimento dos estudantes concluintes do curso de ciências contábeis das universidades públicas de Alagoas sobre os impactos da indústria 4.0 no exercício da profissão |
title_full_unstemmed |
Grau de conhecimento dos estudantes concluintes do curso de ciências contábeis das universidades públicas de Alagoas sobre os impactos da indústria 4.0 no exercício da profissão |
title_sort |
Grau de conhecimento dos estudantes concluintes do curso de ciências contábeis das universidades públicas de Alagoas sobre os impactos da indústria 4.0 no exercício da profissão |
author |
Assis, Gabriel Gregório Santos De |
author_facet |
Assis, Gabriel Gregório Santos De |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Valdemir da http://lattes.cnpq.br/0244765202066217 Costa, Carlos Everaldo Silva da http://lattes.cnpq.br/8129653810168271 Silva, Tércio de Morais Sampaio http://lattes.cnpq.br/6422000452330465 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assis, Gabriel Gregório Santos De |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indústria 4.0 Profissão contábil Tecnologia Industry 4.0 Accounting profession Technology CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
topic |
Indústria 4.0 Profissão contábil Tecnologia Industry 4.0 Accounting profession Technology CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
description |
Humanity today lives a turning point, a time of surprising progress with digital technologies that will bring profound benefits and social consequences. Industry 4.0 will cause several changes in business models in which the entire occupation has partial automation potential, while the accountant is not out of this reality. The present study sought to investigate the level of knowledge and importance of students graduating from the Accounting Sciences course at public universities in the state of Alagoas on the impacts of industry 4.0 on Accounting. The research is configured as descriptive and exploratory, since the survey was used, which corresponds to the data collection of a specific questionnaire population; the approach is characterized as quantitative and qualitative, as the data was propagated through statistics and reflection. The results obtained demonstrate the unpreparedness of both students to work in the 4.0 environment and educational institutions to insert activities in their curricular series aimed at this new job market. Finally, a company of the theme is clear, since scenario 4.0 represents the future of work and associations. Thus, it is clear that higher education institutions and future accounting professionals need to be adapted to this reality, which is full of challenges and opportunities. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2021-04-13T02:52:56Z 2021-04-12 2021-04-13T02:52:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ASSIS, Gabriel Gregório Santos de. Grau de conhecimento dos estudantes concluintes do curso de ciências contábeis das universidades públicas de Alagoas sobre os impactos da indústria 4.0 no exercício da profissão. 2020. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Contábeis) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7727 |
identifier_str_mv |
ASSIS, Gabriel Gregório Santos de. Grau de conhecimento dos estudantes concluintes do curso de ciências contábeis das universidades públicas de Alagoas sobre os impactos da indústria 4.0 no exercício da profissão. 2020. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Contábeis) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
url |
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7727 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Curso de Ciências Contábeis UFAL |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Curso de Ciências Contábeis UFAL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:UFAL |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
UFAL |
institution |
UFAL |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@sibi.ufal.br |
_version_ |
1748233745386700800 |