A situação educacional e linguística dos estudantes surdos da cidade de Pariconha - AL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7564 |
Resumo: | This research investigates the linguistic and educational situation of the deaf in the city of Pariconha-AL. It is a city far from the large centers, where the deaf consequently have less contact with the Brazilian Sign Language (LIBRAS) and with deaf communities and their culture. Our theoretical framework is based on Gesser (2009), Guarinello (2007), Quadros (1997 and 2004), Santana (2007), Skliar (2010), Rosa (2011), Moura (2011). This is a qualitative research, with field research in which semi-structured interviews were conducted with parents and teachers of deaf students as a data collection instrument. As a result, we can perceive that the deaf communicate through gestures and lip reading, and that their teaching and learning does not contemplate Libras. We also noticed that teachers do not feel qualified for the education of deaf students. This work aims to contribute to studies on the education of the deaf, and the Brazilian sign language, as like any other language is indispensable in the life of the deaf. |
id |
UFAL_f9a73618a280c6a1594c26ec1483022e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/7564 |
network_acronym_str |
UFAL |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository_id_str |
|
spelling |
A situação educacional e linguística dos estudantes surdos da cidade de Pariconha - ALEducação especialEducação de surdosLíngua Brasileira de Sinais - LIBRASEnsino e aprendizagemSurdosCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALThis research investigates the linguistic and educational situation of the deaf in the city of Pariconha-AL. It is a city far from the large centers, where the deaf consequently have less contact with the Brazilian Sign Language (LIBRAS) and with deaf communities and their culture. Our theoretical framework is based on Gesser (2009), Guarinello (2007), Quadros (1997 and 2004), Santana (2007), Skliar (2010), Rosa (2011), Moura (2011). This is a qualitative research, with field research in which semi-structured interviews were conducted with parents and teachers of deaf students as a data collection instrument. As a result, we can perceive that the deaf communicate through gestures and lip reading, and that their teaching and learning does not contemplate Libras. We also noticed that teachers do not feel qualified for the education of deaf students. This work aims to contribute to studies on the education of the deaf, and the Brazilian sign language, as like any other language is indispensable in the life of the deaf.Esta pesquisa investiga a situação linguística e educacional dos surdos, na cidade de Pariconha-AL. Trata-se de uma cidade distante dos grandes centros, onde os surdos consequentemente têm menos contacto com a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e com as comunidades surdas e sua cultura. Nosso referencial teórico baseia-se em Gesser (2009), Guarinello (2007), Quadros (1997 e 2004), Santana (2007), Skliar (2010), Rosa (2011), Moura (2011). Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa, com pesquisa de campo na qual foram utilizadas entrevistas semiestruturadas realizada com pais e professores dos alunos surdos como instrumento de coleta de dados. Como resultados, podemos perceber que os surdos se comunicam por meio de gestos e leitura labial, e que o ensino e aprendizagem dos mesmos não contempla a Libras. Percebemos também que os docentes não se sentem capacitados para a educação dos alunos surdos. Este trabalho tem o intuito de contribuir com estudos sobre a educação de surdos, e a língua de sinais brasileira de sinais.Universidade Federal de AlagoasBrasilCurso de PedagogiaUFALVilela, Cristiano das Neveshttp://lattes.cnpq.br/5030445399459958Pavezi, MarilzaSanto, Joseane dos Santos do EspíritoSansão, Welbert Vinícius de SouzaSilva, Cidilaine Carvalho da2021-02-11T14:13:29Z2021-02-112021-02-11T14:13:29Z2020-09-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Cidilaine Carvalho da. A situação educacional e linguística dos estudantes surdos da cidade de Pariconha – AL. 2020. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7564porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2021-08-31T15:59:34Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/7564Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2021-08-31T15:59:34Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A situação educacional e linguística dos estudantes surdos da cidade de Pariconha - AL |
title |
A situação educacional e linguística dos estudantes surdos da cidade de Pariconha - AL |
spellingShingle |
A situação educacional e linguística dos estudantes surdos da cidade de Pariconha - AL Silva, Cidilaine Carvalho da Educação especial Educação de surdos Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS Ensino e aprendizagem Surdos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
title_short |
A situação educacional e linguística dos estudantes surdos da cidade de Pariconha - AL |
title_full |
A situação educacional e linguística dos estudantes surdos da cidade de Pariconha - AL |
title_fullStr |
A situação educacional e linguística dos estudantes surdos da cidade de Pariconha - AL |
title_full_unstemmed |
A situação educacional e linguística dos estudantes surdos da cidade de Pariconha - AL |
title_sort |
A situação educacional e linguística dos estudantes surdos da cidade de Pariconha - AL |
author |
Silva, Cidilaine Carvalho da |
author_facet |
Silva, Cidilaine Carvalho da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vilela, Cristiano das Neves http://lattes.cnpq.br/5030445399459958 Pavezi, Marilza Santo, Joseane dos Santos do Espírito Sansão, Welbert Vinícius de Souza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Cidilaine Carvalho da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Educação de surdos Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS Ensino e aprendizagem Surdos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
topic |
Educação especial Educação de surdos Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS Ensino e aprendizagem Surdos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
description |
This research investigates the linguistic and educational situation of the deaf in the city of Pariconha-AL. It is a city far from the large centers, where the deaf consequently have less contact with the Brazilian Sign Language (LIBRAS) and with deaf communities and their culture. Our theoretical framework is based on Gesser (2009), Guarinello (2007), Quadros (1997 and 2004), Santana (2007), Skliar (2010), Rosa (2011), Moura (2011). This is a qualitative research, with field research in which semi-structured interviews were conducted with parents and teachers of deaf students as a data collection instrument. As a result, we can perceive that the deaf communicate through gestures and lip reading, and that their teaching and learning does not contemplate Libras. We also noticed that teachers do not feel qualified for the education of deaf students. This work aims to contribute to studies on the education of the deaf, and the Brazilian sign language, as like any other language is indispensable in the life of the deaf. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-25 2021-02-11T14:13:29Z 2021-02-11 2021-02-11T14:13:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Cidilaine Carvalho da. A situação educacional e linguística dos estudantes surdos da cidade de Pariconha – AL. 2020. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020. http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7564 |
identifier_str_mv |
SILVA, Cidilaine Carvalho da. A situação educacional e linguística dos estudantes surdos da cidade de Pariconha – AL. 2020. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020. |
url |
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7564 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Curso de Pedagogia UFAL |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Curso de Pedagogia UFAL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:UFAL |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
UFAL |
institution |
UFAL |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@sibi.ufal.br |
_version_ |
1748233748556546048 |