A situação educacional e linguística dos estudantes surdos da cidade de Pariconha - AL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cidilaine Carvalho da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7564
Resumo: This research investigates the linguistic and educational situation of the deaf in the city of Pariconha-AL. It is a city far from the large centers, where the deaf consequently have less contact with the Brazilian Sign Language (LIBRAS) and with deaf communities and their culture. Our theoretical framework is based on Gesser (2009), Guarinello (2007), Quadros (1997 and 2004), Santana (2007), Skliar (2010), Rosa (2011), Moura (2011). This is a qualitative research, with field research in which semi-structured interviews were conducted with parents and teachers of deaf students as a data collection instrument. As a result, we can perceive that the deaf communicate through gestures and lip reading, and that their teaching and learning does not contemplate Libras. We also noticed that teachers do not feel qualified for the education of deaf students. This work aims to contribute to studies on the education of the deaf, and the Brazilian sign language, as like any other language is indispensable in the life of the deaf.
id UFAL_f9a73618a280c6a1594c26ec1483022e
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/7564
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling A situação educacional e linguística dos estudantes surdos da cidade de Pariconha - ALEducação especialEducação de surdosLíngua Brasileira de Sinais - LIBRASEnsino e aprendizagemSurdosCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALThis research investigates the linguistic and educational situation of the deaf in the city of Pariconha-AL. It is a city far from the large centers, where the deaf consequently have less contact with the Brazilian Sign Language (LIBRAS) and with deaf communities and their culture. Our theoretical framework is based on Gesser (2009), Guarinello (2007), Quadros (1997 and 2004), Santana (2007), Skliar (2010), Rosa (2011), Moura (2011). This is a qualitative research, with field research in which semi-structured interviews were conducted with parents and teachers of deaf students as a data collection instrument. As a result, we can perceive that the deaf communicate through gestures and lip reading, and that their teaching and learning does not contemplate Libras. We also noticed that teachers do not feel qualified for the education of deaf students. This work aims to contribute to studies on the education of the deaf, and the Brazilian sign language, as like any other language is indispensable in the life of the deaf.Esta pesquisa investiga a situação linguística e educacional dos surdos, na cidade de Pariconha-AL. Trata-se de uma cidade distante dos grandes centros, onde os surdos consequentemente têm menos contacto com a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e com as comunidades surdas e sua cultura. Nosso referencial teórico baseia-se em Gesser (2009), Guarinello (2007), Quadros (1997 e 2004), Santana (2007), Skliar (2010), Rosa (2011), Moura (2011). Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa, com pesquisa de campo na qual foram utilizadas entrevistas semiestruturadas realizada com pais e professores dos alunos surdos como instrumento de coleta de dados. Como resultados, podemos perceber que os surdos se comunicam por meio de gestos e leitura labial, e que o ensino e aprendizagem dos mesmos não contempla a Libras. Percebemos também que os docentes não se sentem capacitados para a educação dos alunos surdos. Este trabalho tem o intuito de contribuir com estudos sobre a educação de surdos, e a língua de sinais brasileira de sinais.Universidade Federal de AlagoasBrasilCurso de PedagogiaUFALVilela, Cristiano das Neveshttp://lattes.cnpq.br/5030445399459958Pavezi, MarilzaSanto, Joseane dos Santos do EspíritoSansão, Welbert Vinícius de SouzaSilva, Cidilaine Carvalho da2021-02-11T14:13:29Z2021-02-112021-02-11T14:13:29Z2020-09-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Cidilaine Carvalho da. A situação educacional e linguística dos estudantes surdos da cidade de Pariconha – AL. 2020. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7564porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2021-08-31T15:59:34Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/7564Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2021-08-31T15:59:34Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv A situação educacional e linguística dos estudantes surdos da cidade de Pariconha - AL
title A situação educacional e linguística dos estudantes surdos da cidade de Pariconha - AL
spellingShingle A situação educacional e linguística dos estudantes surdos da cidade de Pariconha - AL
Silva, Cidilaine Carvalho da
Educação especial
Educação de surdos
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
Ensino e aprendizagem
Surdos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
title_short A situação educacional e linguística dos estudantes surdos da cidade de Pariconha - AL
title_full A situação educacional e linguística dos estudantes surdos da cidade de Pariconha - AL
title_fullStr A situação educacional e linguística dos estudantes surdos da cidade de Pariconha - AL
title_full_unstemmed A situação educacional e linguística dos estudantes surdos da cidade de Pariconha - AL
title_sort A situação educacional e linguística dos estudantes surdos da cidade de Pariconha - AL
author Silva, Cidilaine Carvalho da
author_facet Silva, Cidilaine Carvalho da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vilela, Cristiano das Neves
http://lattes.cnpq.br/5030445399459958
Pavezi, Marilza
Santo, Joseane dos Santos do Espírito
Sansão, Welbert Vinícius de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cidilaine Carvalho da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Educação de surdos
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
Ensino e aprendizagem
Surdos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
topic Educação especial
Educação de surdos
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
Ensino e aprendizagem
Surdos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
description This research investigates the linguistic and educational situation of the deaf in the city of Pariconha-AL. It is a city far from the large centers, where the deaf consequently have less contact with the Brazilian Sign Language (LIBRAS) and with deaf communities and their culture. Our theoretical framework is based on Gesser (2009), Guarinello (2007), Quadros (1997 and 2004), Santana (2007), Skliar (2010), Rosa (2011), Moura (2011). This is a qualitative research, with field research in which semi-structured interviews were conducted with parents and teachers of deaf students as a data collection instrument. As a result, we can perceive that the deaf communicate through gestures and lip reading, and that their teaching and learning does not contemplate Libras. We also noticed that teachers do not feel qualified for the education of deaf students. This work aims to contribute to studies on the education of the deaf, and the Brazilian sign language, as like any other language is indispensable in the life of the deaf.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-25
2021-02-11T14:13:29Z
2021-02-11
2021-02-11T14:13:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Cidilaine Carvalho da. A situação educacional e linguística dos estudantes surdos da cidade de Pariconha – AL. 2020. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7564
identifier_str_mv SILVA, Cidilaine Carvalho da. A situação educacional e linguística dos estudantes surdos da cidade de Pariconha – AL. 2020. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.
url http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Curso de Pedagogia
UFAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Curso de Pedagogia
UFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1748233748556546048