História e memória da educação no Médio Amazonas: prática pedagógica do Movimento de Educação de Base (MEB) em Itacoatiara-AM
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2669 |
Resumo: | O presente projeto tem como objetivo central analisar a prática pedagógica do Movimento de Educação de Base (MEB) em Itacoatiara-AM, no período de 1998 a 2002. O MEB foi criado pela Igreja Católica no início de 1961, através da Conferência Nacional dos Bispos no Brasil (CNBB) com o objetivo de desenvolver um programa de educação popular (de base) por meio de escolas radiofônicas, especificamente nas zonas rurais subdesenvolvidas das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país, se expandido posteriormente para outras regiões de acordo com o decreto 5.2267/63. E busca especificamente identificar o material didático utilizado pelo MEB Itacoatiara-AM; comparar o material didático utilizado pelo MEB Itacoatiara com o utilizado pelo MEB Regional Tefé-AM, no período proposto e compreender os fatores que determinaram o encerramento das atividades da Regional MEB Itacoatiara em 2002 e se estes fatores foram os mesmos que definiram o fim do Movimento de Educação de Base na Regional Tefé-AM, Médio Solimões. Assim, o estudo será pautado na análise de diversas fontes primárias (documentos), como relatórios, decretos, projetos, jornais, manuscritos, livros, cartilhas (material didático), correspondências entre outros documentos produzidos pelo próprio MEB Nacional e de Itacoatiara. Estas fontes documentais estão localizadas na Cúria Prelatícia da Igreja Católica da cidade. Os documentos encontram-se na Sala de Arquivos, a maior parte dos documentos que corresponde à pesquisa situa-se na terceira fase do movimento (1972-2002) a nível nacional. Além desses documentos serão analisadas fontes primárias do MEB Tefé, as quais já foram disponibilizadas pela Prelazia da cidade. Apesar da diversidade de informações contidas nos documentos, ainda são escassos os estudos que visam historiar o MEB da região Norte do país. Cabe, ainda, ressaltar que, é praticamente impossível desenvolver um estudo histórico sem a fundamentação em um ou mais pressupostos que direcionem a reconstrução do objeto em estudo. Assim, pode-se afirmar que três preocupações teórico-metodológicas orientarão a pesquisa: a primeira ocupa-se das relações entre educação e trabalho (NOSELLA & BUFFA, 2000); a segunda refere-se ao trato com o documento conforme orientações de SCHAFF (1978); já a terceira característica da metodologia adotada diz respeito à escrita da história numa perspectiva interpretativa, não apenas factual (não laudatória). |
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