Luminosidade como modulador de parâmetros bioquímicos em juvenis de Aequidens sp. (Cichlidae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carolina Gomes Sarmento
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4409
Resumo: A luminosidade é uma condição ambiental essencial para a sobrevivência dos peixes, pois regula muitas atividades e padrões fisiológicos desses animais. A manutenção inadequada da luminosidade em sistemas de criação pode gerar situações estressoras em peixes e, portanto, o controle dessa condição é de grande importância para o estado de saúde e bem estar destes animais. Assim, este projeto tem por objetivo testar o efeito da intensidade luminosa sobre parâmetros bioquímicos em juvenis de Aequidens sp. Para isso, os animais foram mantidos sob condição de isolamento por oito dias e submetidos a dois níveis de intensidade luminosa: menor: 228±38,6 lx e maior: 1377,06±670,47 lx (n=6 / cada). Após o período de isolamento, os animais foram anestesiados por imersão em eugenol (64 µL/L) para a realização das medidas biométricas e coleta de sangue. Os níveis plasmáticos de glicose (mg.dL-1), triglicerídeos (mg.dL-1), colesterol (mg.dL-1) e proteínas totais (g.dL-1) serão obtidos por meio da utilização de kits enzimáticos-colorimétricos específicos. Os parâmetros bioquímicos entre os diferentes níveis de intensidade luminosa serão comparados por teste t independente (teste paramétrico) ou por Mann-Whitney (teste não paramétrico). Diante do exposto, o presente estudo busca colaborar com o conhecimento de respostas fisiológicas frente a alterações ambientais e a determinação de condição de cultivo adequada para uma espécie de ciclídeo ornamental amazônico.
id UFAM-1_021975770c3a8517f636e5df0bbb55cd
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/4409
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Luminosidade como modulador de parâmetros bioquímicos em juvenis de Aequidens sp. (Cichlidae)Intensidade luminosaEstressePeixesCIÊNCIAS BIOLÓGICAS: FISIOLOGIAA luminosidade é uma condição ambiental essencial para a sobrevivência dos peixes, pois regula muitas atividades e padrões fisiológicos desses animais. A manutenção inadequada da luminosidade em sistemas de criação pode gerar situações estressoras em peixes e, portanto, o controle dessa condição é de grande importância para o estado de saúde e bem estar destes animais. Assim, este projeto tem por objetivo testar o efeito da intensidade luminosa sobre parâmetros bioquímicos em juvenis de Aequidens sp. Para isso, os animais foram mantidos sob condição de isolamento por oito dias e submetidos a dois níveis de intensidade luminosa: menor: 228±38,6 lx e maior: 1377,06±670,47 lx (n=6 / cada). Após o período de isolamento, os animais foram anestesiados por imersão em eugenol (64 µL/L) para a realização das medidas biométricas e coleta de sangue. Os níveis plasmáticos de glicose (mg.dL-1), triglicerídeos (mg.dL-1), colesterol (mg.dL-1) e proteínas totais (g.dL-1) serão obtidos por meio da utilização de kits enzimáticos-colorimétricos específicos. Os parâmetros bioquímicos entre os diferentes níveis de intensidade luminosa serão comparados por teste t independente (teste paramétrico) ou por Mann-Whitney (teste não paramétrico). Diante do exposto, o presente estudo busca colaborar com o conhecimento de respostas fisiológicas frente a alterações ambientais e a determinação de condição de cultivo adequada para uma espécie de ciclídeo ornamental amazônico.VoluntárioUniversidade Federal do AmazonasBrasilCiências FisiológicasInstituto de Ciências BiológicasPROGRAMA PIBIC 2014UFAMThaís Billalba CarvalhoCarolina Gomes Sarmento2016-09-23T15:46:53Z2016-09-23T15:46:53Z2015-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4409application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-26T14:45:17Zoai:localhost:prefix/4409Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-26T14:45:17Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Luminosidade como modulador de parâmetros bioquímicos em juvenis de Aequidens sp. (Cichlidae)
title Luminosidade como modulador de parâmetros bioquímicos em juvenis de Aequidens sp. (Cichlidae)
spellingShingle Luminosidade como modulador de parâmetros bioquímicos em juvenis de Aequidens sp. (Cichlidae)
Carolina Gomes Sarmento
Intensidade luminosa
Estresse
Peixes
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: FISIOLOGIA
title_short Luminosidade como modulador de parâmetros bioquímicos em juvenis de Aequidens sp. (Cichlidae)
title_full Luminosidade como modulador de parâmetros bioquímicos em juvenis de Aequidens sp. (Cichlidae)
title_fullStr Luminosidade como modulador de parâmetros bioquímicos em juvenis de Aequidens sp. (Cichlidae)
title_full_unstemmed Luminosidade como modulador de parâmetros bioquímicos em juvenis de Aequidens sp. (Cichlidae)
title_sort Luminosidade como modulador de parâmetros bioquímicos em juvenis de Aequidens sp. (Cichlidae)
author Carolina Gomes Sarmento
author_facet Carolina Gomes Sarmento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Thaís Billalba Carvalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Carolina Gomes Sarmento
dc.subject.por.fl_str_mv Intensidade luminosa
Estresse
Peixes
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: FISIOLOGIA
topic Intensidade luminosa
Estresse
Peixes
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: FISIOLOGIA
description A luminosidade é uma condição ambiental essencial para a sobrevivência dos peixes, pois regula muitas atividades e padrões fisiológicos desses animais. A manutenção inadequada da luminosidade em sistemas de criação pode gerar situações estressoras em peixes e, portanto, o controle dessa condição é de grande importância para o estado de saúde e bem estar destes animais. Assim, este projeto tem por objetivo testar o efeito da intensidade luminosa sobre parâmetros bioquímicos em juvenis de Aequidens sp. Para isso, os animais foram mantidos sob condição de isolamento por oito dias e submetidos a dois níveis de intensidade luminosa: menor: 228±38,6 lx e maior: 1377,06±670,47 lx (n=6 / cada). Após o período de isolamento, os animais foram anestesiados por imersão em eugenol (64 µL/L) para a realização das medidas biométricas e coleta de sangue. Os níveis plasmáticos de glicose (mg.dL-1), triglicerídeos (mg.dL-1), colesterol (mg.dL-1) e proteínas totais (g.dL-1) serão obtidos por meio da utilização de kits enzimáticos-colorimétricos específicos. Os parâmetros bioquímicos entre os diferentes níveis de intensidade luminosa serão comparados por teste t independente (teste paramétrico) ou por Mann-Whitney (teste não paramétrico). Diante do exposto, o presente estudo busca colaborar com o conhecimento de respostas fisiológicas frente a alterações ambientais e a determinação de condição de cultivo adequada para uma espécie de ciclídeo ornamental amazônico.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-31
2016-09-23T15:46:53Z
2016-09-23T15:46:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4409
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Ciências Fisiológicas
Instituto de Ciências Biológicas
PROGRAMA PIBIC 2014
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Ciências Fisiológicas
Instituto de Ciências Biológicas
PROGRAMA PIBIC 2014
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061051103674368