Volumetria de casca e base do fuste em floresta manejada no Estado de Roraima

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jailane Brandão Corrêa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2000
Resumo: O presente estudo é uma extensão de um macro programa já existente, denominado Rede de Manejo Florestal da Amazônia, no qual é financiado pela EMBRAPA. Integrando novas parcerias, o programa foi inicializado em 2008 apoiado pela empresa Madeireira Vale Verde Ltda (MVV), localizada no município de Caracaraí, no estado de Roraima, onde vem sendo executada a estratégia de pesquisa. O objetivo principal desse estudo é quantificar o volume de aproximadamente 300 indivíduos na base do fuste (toco), e para casca cinco espécies de importância comercial e de maior abundância, distribuídas por classes de dap, cuja classe mínima corresponde à 50 cm. A coleta de dados consistirá na cubagem rigorosa de árvores, logo após o corte. As árvores-amostras serão distribuídas por classe de diâmetro, ao longo das UPAs de 2008 e 2009. Em seguida, serão quantificados o volume de casca, utilizando a metodologia de Meyer e para o cálculo da base do fuste, a fórmula do cilindro. Na fase de elaboração e validação dos dados, está projetada a coleta e cubagem de 300 árvores, completando todas as classes de dap previstas. Portanto, para esse estudo, o resultado esperado é a estimativa do volume de casca por espécie e resíduos de exploração na categoria toco por hectare, além da elaboração de um mapa-índice das classes de toco por nível de dap.
id UFAM-1_06fa04fd436c7ff059131fc9f71f6981
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/2000
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Volumetria de casca e base do fuste em floresta manejada no Estado de RoraimaInventário florestalFloresta primáriaMaterial lenhosoCIÊNCIAS AGRÁRIAS: MANEJO FLORESTALO presente estudo é uma extensão de um macro programa já existente, denominado Rede de Manejo Florestal da Amazônia, no qual é financiado pela EMBRAPA. Integrando novas parcerias, o programa foi inicializado em 2008 apoiado pela empresa Madeireira Vale Verde Ltda (MVV), localizada no município de Caracaraí, no estado de Roraima, onde vem sendo executada a estratégia de pesquisa. O objetivo principal desse estudo é quantificar o volume de aproximadamente 300 indivíduos na base do fuste (toco), e para casca cinco espécies de importância comercial e de maior abundância, distribuídas por classes de dap, cuja classe mínima corresponde à 50 cm. A coleta de dados consistirá na cubagem rigorosa de árvores, logo após o corte. As árvores-amostras serão distribuídas por classe de diâmetro, ao longo das UPAs de 2008 e 2009. Em seguida, serão quantificados o volume de casca, utilizando a metodologia de Meyer e para o cálculo da base do fuste, a fórmula do cilindro. Na fase de elaboração e validação dos dados, está projetada a coleta e cubagem de 300 árvores, completando todas as classes de dap previstas. Portanto, para esse estudo, o resultado esperado é a estimativa do volume de casca por espécie e resíduos de exploração na categoria toco por hectare, além da elaboração de um mapa-índice das classes de toco por nível de dap.CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilCiências FlorestaisFaculdade de Ciências AgráriasPROGRAMA PIBIC 2010UFAMUlisses Silva da CunhaJailane Brandão Corrêa2016-09-23T15:11:38Z2016-09-23T15:11:38Z2011-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2000application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-26T01:52:46Zoai:localhost:prefix/2000Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-26T01:52:46Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Volumetria de casca e base do fuste em floresta manejada no Estado de Roraima
title Volumetria de casca e base do fuste em floresta manejada no Estado de Roraima
spellingShingle Volumetria de casca e base do fuste em floresta manejada no Estado de Roraima
Jailane Brandão Corrêa
Inventário florestal
Floresta primária
Material lenhoso
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: MANEJO FLORESTAL
title_short Volumetria de casca e base do fuste em floresta manejada no Estado de Roraima
title_full Volumetria de casca e base do fuste em floresta manejada no Estado de Roraima
title_fullStr Volumetria de casca e base do fuste em floresta manejada no Estado de Roraima
title_full_unstemmed Volumetria de casca e base do fuste em floresta manejada no Estado de Roraima
title_sort Volumetria de casca e base do fuste em floresta manejada no Estado de Roraima
author Jailane Brandão Corrêa
author_facet Jailane Brandão Corrêa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ulisses Silva da Cunha
dc.contributor.author.fl_str_mv Jailane Brandão Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv Inventário florestal
Floresta primária
Material lenhoso
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: MANEJO FLORESTAL
topic Inventário florestal
Floresta primária
Material lenhoso
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: MANEJO FLORESTAL
description O presente estudo é uma extensão de um macro programa já existente, denominado Rede de Manejo Florestal da Amazônia, no qual é financiado pela EMBRAPA. Integrando novas parcerias, o programa foi inicializado em 2008 apoiado pela empresa Madeireira Vale Verde Ltda (MVV), localizada no município de Caracaraí, no estado de Roraima, onde vem sendo executada a estratégia de pesquisa. O objetivo principal desse estudo é quantificar o volume de aproximadamente 300 indivíduos na base do fuste (toco), e para casca cinco espécies de importância comercial e de maior abundância, distribuídas por classes de dap, cuja classe mínima corresponde à 50 cm. A coleta de dados consistirá na cubagem rigorosa de árvores, logo após o corte. As árvores-amostras serão distribuídas por classe de diâmetro, ao longo das UPAs de 2008 e 2009. Em seguida, serão quantificados o volume de casca, utilizando a metodologia de Meyer e para o cálculo da base do fuste, a fórmula do cilindro. Na fase de elaboração e validação dos dados, está projetada a coleta e cubagem de 300 árvores, completando todas as classes de dap previstas. Portanto, para esse estudo, o resultado esperado é a estimativa do volume de casca por espécie e resíduos de exploração na categoria toco por hectare, além da elaboração de um mapa-índice das classes de toco por nível de dap.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-01
2016-09-23T15:11:38Z
2016-09-23T15:11:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2000
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Ciências Florestais
Faculdade de Ciências Agrárias
PROGRAMA PIBIC 2010
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Ciências Florestais
Faculdade de Ciências Agrárias
PROGRAMA PIBIC 2010
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813274268010545152