As teorias acadêmicas a partir do ponto de vista dos pós-graduandos indígenas da UFAM
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5334 |
Resumo: | Os povos indígenas em sua trajetória histórica foram objeto de múltiplas representações pejorativas e preconceituosas, que os marcaram com um forte sentimento de inferioridade. Com o advento da constituição de 1988, estes passaram a ser concebidos como sujeitos de direitos, sendo também contemplados com direitos à educação básica e superior. Em Manaus, há alguns indígenas realizando cursos de pós-graduação stricto sensu. Assim, a pesquisa tem como objetivo compreender o ponto de vista de pós-graduandos indígenas da Universidade Federal do Amazonas acerca das teorias acadêmicas aprendidas na universidade. Trata-se de pesquisa quali-quantitativa de caráter descritivo-exploratório, com utilização de formulário com perguntas abertas e fechadas e entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados se dará por meio de estatística descritiva e análise de conteúdo de Bardin (1995). As informações coletadas possibilitarão a apreensão de como os seus conhecimentos adquiridos através da cultura de sua etnia interagem com os conhecimentos acadêmicos. |
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As teorias acadêmicas a partir do ponto de vista dos pós-graduandos indígenas da UFAMPovos IndígenasConhecimentos TradicionaisPós-GraduaçãoCIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIAOs povos indígenas em sua trajetória histórica foram objeto de múltiplas representações pejorativas e preconceituosas, que os marcaram com um forte sentimento de inferioridade. Com o advento da constituição de 1988, estes passaram a ser concebidos como sujeitos de direitos, sendo também contemplados com direitos à educação básica e superior. Em Manaus, há alguns indígenas realizando cursos de pós-graduação stricto sensu. Assim, a pesquisa tem como objetivo compreender o ponto de vista de pós-graduandos indígenas da Universidade Federal do Amazonas acerca das teorias acadêmicas aprendidas na universidade. Trata-se de pesquisa quali-quantitativa de caráter descritivo-exploratório, com utilização de formulário com perguntas abertas e fechadas e entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados se dará por meio de estatística descritiva e análise de conteúdo de Bardin (1995). As informações coletadas possibilitarão a apreensão de como os seus conhecimentos adquiridos através da cultura de sua etnia interagem com os conhecimentos acadêmicos.CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilPsicologiaFaculdade de EducaçãoPROGRAMA PIBIC 2015UFAMMarcelo Gustavo Aguilar CalegareTatiany Felix de Menezes2017-05-29T18:57:12Z2017-05-29T18:57:12Z2016-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5334application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-11T01:57:53Zoai:localhost:prefix/5334Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-11T01:57:53Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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