Caracterização geoambiental da paisagem da rodovia AM 330 e AM 363, Silves - Itapiranga (AM)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3246 |
Resumo: | Considerando que a Amazônia, de acordo com Gonçalves (2001), possui uma heterogeneidade que vai além da definição de floresta rica em biodiversidade (sendo está classificação apenas uma das partes da Amazônia). O espaço amazônico possui paisagens que com processo de geografização se inter-relacionam entre espaço natural e espaço modificado que dão ao que já é diversificada, uma dinâmica de transformação ainda maior. Dessa forma, a analise dos aspectos naturais (geologia, geomorfologia, clima, solo, hidrografia e vegetação) contribuirão para enumerar a importância ambiental que existe nas rodovias de acesso as cidades Itapiranga e Silves AM (AM-330 e AM-363), destacando assim os cuidado que ações antrópicas devem obter ao interferir no equilíbrio da natureza. Além disso, a construção da rodovia em meio à floresta reconfigurou a paisagem, tanto fisicamente como socialmente, fazendo com que surgissem novas relações espaciais. O presente trabalho procurará classificar o ambiente da rodovia das AM-330 e AM-363, enumerando os impactos ambientais e os valores econômicos, visando assim ressaltar a importância da relação sociedade-natureza, pois, sabe-se que as construções de estradas possuem importâncias socioeconômicas, porém os recursos naturais são de importância imensurável para todo sistema biótico da Terra. Dessa forma, o presente trabalho fará uma caracterização Geoambiental das rodovias de Itapiranga e Silves AM. Abordando os aspectos naturais e as transformações que ocorreram no meio por influência antrópica, procurando assim classificar a paisagem da rodovia de Silves, destacando os recursos naturais e os aspectos sociais. Contudo, vale destacar que a presente proposta de pesquisa está inserida em um projeto maior, intitulado Impactos ambientais decorrentes de voçorocas em rodovias no Amazonas (CNPQ, 2011). |
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