Caracterização de hialuronidase por microrganismos isolados de aranhas caranguejeiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Eduarda Grisolia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3733
Resumo: As hialuronidases são enzimas que catalisam a quebra do ácido hialurônico, participando de diversos processos biológicos, como fagocitose, mitose, desenvolvimento e implantação de embriões, adesão, migração, proliferação, e diferenciação celular, e por estarem envolvidas em inúmeros processos relativos à manutenção e integridade da matrix extracelular, encontraram aplicabilidade em especialidades médicas. Estas enzimas são produzidas por diversos seres vivos, entre eles bactérias e fungos, e estão presentes em nematóides e sanguessugas, secreções de bacteriófagos e outros vírus, tumores malignos, parasitos, crustáceos, lisossomas, esperma de mamíferos, venenos e peçonhas de animais pertencentes a diferentes famílias. No corpo humano as hialuronidases são encontradas tanto em órgãos, como, por exemplo, no baço, fígado, olhos, pele, rim e útero, como em fluidos corporais, tais como lágrimas, sangue e esperma. Além de ser um fator de dispersão de toxinas, as Hialuronidases atuam também como alérgeno, como é o caso da hialuronidase presente na peçonha de himenópteros, sendo encontrada como principal fator de reações alérgicas presente em peçonha de abelhas e de vespas. As hialuronidases possuem uma grande aplicabilidade, alem de estar presente em todos os organismos do reino animal, inclusive por procariontes e eucariontes. O objetivo deste estudo é caracterizar microrganismos produtores da enzima Hialuronidase, isolados das aranhas caranguejeiras Avicularia avicularia e Maraca horrida, mesmo o veneno destes animais serem inócuos contra mamíferos, apresentam um grau de proteólise tecidual e são as fontes dos microrganismo testados, nunca testados para a produção de hialuronidase, tornando este estudo de grande importância na ecologia de microrganismos.
id UFAM-1_195d7ad3d30c44b77f5d5fef8ea6c65b
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/3733
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Caracterização de hialuronidase por microrganismos isolados de aranhas caranguejeirasBactériasHialuronidaseEnzimasAranhasCIÊNCIAS BIOLÓGICAS: MICROBIOLOGIAAs hialuronidases são enzimas que catalisam a quebra do ácido hialurônico, participando de diversos processos biológicos, como fagocitose, mitose, desenvolvimento e implantação de embriões, adesão, migração, proliferação, e diferenciação celular, e por estarem envolvidas em inúmeros processos relativos à manutenção e integridade da matrix extracelular, encontraram aplicabilidade em especialidades médicas. Estas enzimas são produzidas por diversos seres vivos, entre eles bactérias e fungos, e estão presentes em nematóides e sanguessugas, secreções de bacteriófagos e outros vírus, tumores malignos, parasitos, crustáceos, lisossomas, esperma de mamíferos, venenos e peçonhas de animais pertencentes a diferentes famílias. No corpo humano as hialuronidases são encontradas tanto em órgãos, como, por exemplo, no baço, fígado, olhos, pele, rim e útero, como em fluidos corporais, tais como lágrimas, sangue e esperma. Além de ser um fator de dispersão de toxinas, as Hialuronidases atuam também como alérgeno, como é o caso da hialuronidase presente na peçonha de himenópteros, sendo encontrada como principal fator de reações alérgicas presente em peçonha de abelhas e de vespas. As hialuronidases possuem uma grande aplicabilidade, alem de estar presente em todos os organismos do reino animal, inclusive por procariontes e eucariontes. O objetivo deste estudo é caracterizar microrganismos produtores da enzima Hialuronidase, isolados das aranhas caranguejeiras Avicularia avicularia e Maraca horrida, mesmo o veneno destes animais serem inócuos contra mamíferos, apresentam um grau de proteólise tecidual e são as fontes dos microrganismo testados, nunca testados para a produção de hialuronidase, tornando este estudo de grande importância na ecologia de microrganismos.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilParasitologiaInstituto de Ciências BiológicasPROGRAMA PIBIC 2013UFAMTakeshi MatsuuraMaria Eduarda Grisolia2016-09-23T15:39:09Z2016-09-23T15:39:09Z2014-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3733application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-30T02:37:49Zoai:localhost:prefix/3733Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-30T02:37:49Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização de hialuronidase por microrganismos isolados de aranhas caranguejeiras
title Caracterização de hialuronidase por microrganismos isolados de aranhas caranguejeiras
spellingShingle Caracterização de hialuronidase por microrganismos isolados de aranhas caranguejeiras
Maria Eduarda Grisolia
Bactérias
Hialuronidase
Enzimas
Aranhas
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: MICROBIOLOGIA
title_short Caracterização de hialuronidase por microrganismos isolados de aranhas caranguejeiras
title_full Caracterização de hialuronidase por microrganismos isolados de aranhas caranguejeiras
title_fullStr Caracterização de hialuronidase por microrganismos isolados de aranhas caranguejeiras
title_full_unstemmed Caracterização de hialuronidase por microrganismos isolados de aranhas caranguejeiras
title_sort Caracterização de hialuronidase por microrganismos isolados de aranhas caranguejeiras
author Maria Eduarda Grisolia
author_facet Maria Eduarda Grisolia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Takeshi Matsuura
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Eduarda Grisolia
dc.subject.por.fl_str_mv Bactérias
Hialuronidase
Enzimas
Aranhas
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: MICROBIOLOGIA
topic Bactérias
Hialuronidase
Enzimas
Aranhas
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: MICROBIOLOGIA
description As hialuronidases são enzimas que catalisam a quebra do ácido hialurônico, participando de diversos processos biológicos, como fagocitose, mitose, desenvolvimento e implantação de embriões, adesão, migração, proliferação, e diferenciação celular, e por estarem envolvidas em inúmeros processos relativos à manutenção e integridade da matrix extracelular, encontraram aplicabilidade em especialidades médicas. Estas enzimas são produzidas por diversos seres vivos, entre eles bactérias e fungos, e estão presentes em nematóides e sanguessugas, secreções de bacteriófagos e outros vírus, tumores malignos, parasitos, crustáceos, lisossomas, esperma de mamíferos, venenos e peçonhas de animais pertencentes a diferentes famílias. No corpo humano as hialuronidases são encontradas tanto em órgãos, como, por exemplo, no baço, fígado, olhos, pele, rim e útero, como em fluidos corporais, tais como lágrimas, sangue e esperma. Além de ser um fator de dispersão de toxinas, as Hialuronidases atuam também como alérgeno, como é o caso da hialuronidase presente na peçonha de himenópteros, sendo encontrada como principal fator de reações alérgicas presente em peçonha de abelhas e de vespas. As hialuronidases possuem uma grande aplicabilidade, alem de estar presente em todos os organismos do reino animal, inclusive por procariontes e eucariontes. O objetivo deste estudo é caracterizar microrganismos produtores da enzima Hialuronidase, isolados das aranhas caranguejeiras Avicularia avicularia e Maraca horrida, mesmo o veneno destes animais serem inócuos contra mamíferos, apresentam um grau de proteólise tecidual e são as fontes dos microrganismo testados, nunca testados para a produção de hialuronidase, tornando este estudo de grande importância na ecologia de microrganismos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-31
2016-09-23T15:39:09Z
2016-09-23T15:39:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3733
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Parasitologia
Instituto de Ciências Biológicas
PROGRAMA PIBIC 2013
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Parasitologia
Instituto de Ciências Biológicas
PROGRAMA PIBIC 2013
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061049634619392