Avaliação do conhecimento dos riscos à saúde relacionados ao consumo de açaí

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosselyne Tavares Martins
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3505
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar o conhecimento de consumidores do Município de Coari (AM) sobre os riscos à saúde provenientes do consumo de açaí. Serão entrevistados consumidores do município de Coari-AM, adultos, com 18 anos ou mais, de ambos os sexos. Eles serão abordados aleatoriamente em locais com alta concentração populacional (como feiras livres e universidades). O entrevistado poderá esclarecer quaisquer dúvidas que surgirem no momento da entrevista. O instrumento de avaliação será um questionário, dividido em três partes: a primeira com questões abordando os níveis de riscos à saúde atribuídos pelo consumidor referentes ao consumo de açaí, a segunda contendo uma escala de conhecimento sobre os riscos à saúde relacionados ao consumo de açaí, a terceira parte, com questões sobre a caracterização socioeconômica e demográfica dos entrevistados. Um grupo de foco será realizado para esclarecer informações relevantes sobre o tema estudado, obtendo-se subsídios para a elaboração de alternativas para algumas questões do questionário. Em complementação, será calculado o coeficiente de Cronbach a fim de verificar o grau de consistência interna das questões que compõem a escala. Os dados coletados serão tratados estatisticamente, utilizando o programa S.P.S.S 18.0. Serão utilizados modelos paramétricos e não paramétricos para realizar comparações, dependendo da normalidade dos dados que será analisada por meio do teste de normalidade de Kolmogorov-Smirnov. Os testes não paramétricos de Mann-Whitney (comparação de 2 amostras) ou teste de Kruskall-Wallis seguido do procedimento de comparação múltipla de Dunn (3 ou mais amostras), ou os testes paramétricos como o teste t de Student para amostras independentes (comparação de 2 amostras) e ANOVA seguida do teste de comparação múltipla de Tukey (3 ou mais amostras) poderão ser utilizados. Ações governamentais de informação ao consumidor e às indústrias processadoras de açaí podem ser apoiadas pelos resultados deste estudo.
id UFAM-1_21428cdc2771161433a9c42bdb570a8d
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/3505
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Avaliação do conhecimento dos riscos à saúde relacionados ao consumo de açaíConhecimentoConsumidorAçaíCIÊNCIAS DA SAÚDE: NUTRIÇÃOO objetivo deste estudo é analisar o conhecimento de consumidores do Município de Coari (AM) sobre os riscos à saúde provenientes do consumo de açaí. Serão entrevistados consumidores do município de Coari-AM, adultos, com 18 anos ou mais, de ambos os sexos. Eles serão abordados aleatoriamente em locais com alta concentração populacional (como feiras livres e universidades). O entrevistado poderá esclarecer quaisquer dúvidas que surgirem no momento da entrevista. O instrumento de avaliação será um questionário, dividido em três partes: a primeira com questões abordando os níveis de riscos à saúde atribuídos pelo consumidor referentes ao consumo de açaí, a segunda contendo uma escala de conhecimento sobre os riscos à saúde relacionados ao consumo de açaí, a terceira parte, com questões sobre a caracterização socioeconômica e demográfica dos entrevistados. Um grupo de foco será realizado para esclarecer informações relevantes sobre o tema estudado, obtendo-se subsídios para a elaboração de alternativas para algumas questões do questionário. Em complementação, será calculado o coeficiente de Cronbach a fim de verificar o grau de consistência interna das questões que compõem a escala. Os dados coletados serão tratados estatisticamente, utilizando o programa S.P.S.S 18.0. Serão utilizados modelos paramétricos e não paramétricos para realizar comparações, dependendo da normalidade dos dados que será analisada por meio do teste de normalidade de Kolmogorov-Smirnov. Os testes não paramétricos de Mann-Whitney (comparação de 2 amostras) ou teste de Kruskall-Wallis seguido do procedimento de comparação múltipla de Dunn (3 ou mais amostras), ou os testes paramétricos como o teste t de Student para amostras independentes (comparação de 2 amostras) e ANOVA seguida do teste de comparação múltipla de Tukey (3 ou mais amostras) poderão ser utilizados. Ações governamentais de informação ao consumidor e às indústrias processadoras de açaí podem ser apoiadas pelos resultados deste estudo.VoluntárioUniversidade Federal do AmazonasBrasilISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)PROGRAMA PIBIC 2012UFAMGeina Faria dos SantosRosselyne Tavares Martins2016-09-23T15:35:58Z2016-09-23T15:35:58Z2013-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3505application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-10T18:12:43Zoai:localhost:prefix/3505Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-10T18:12:43Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do conhecimento dos riscos à saúde relacionados ao consumo de açaí
title Avaliação do conhecimento dos riscos à saúde relacionados ao consumo de açaí
spellingShingle Avaliação do conhecimento dos riscos à saúde relacionados ao consumo de açaí
Rosselyne Tavares Martins
Conhecimento
Consumidor
Açaí
CIÊNCIAS DA SAÚDE: NUTRIÇÃO
title_short Avaliação do conhecimento dos riscos à saúde relacionados ao consumo de açaí
title_full Avaliação do conhecimento dos riscos à saúde relacionados ao consumo de açaí
title_fullStr Avaliação do conhecimento dos riscos à saúde relacionados ao consumo de açaí
title_full_unstemmed Avaliação do conhecimento dos riscos à saúde relacionados ao consumo de açaí
title_sort Avaliação do conhecimento dos riscos à saúde relacionados ao consumo de açaí
author Rosselyne Tavares Martins
author_facet Rosselyne Tavares Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Geina Faria dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosselyne Tavares Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento
Consumidor
Açaí
CIÊNCIAS DA SAÚDE: NUTRIÇÃO
topic Conhecimento
Consumidor
Açaí
CIÊNCIAS DA SAÚDE: NUTRIÇÃO
description O objetivo deste estudo é analisar o conhecimento de consumidores do Município de Coari (AM) sobre os riscos à saúde provenientes do consumo de açaí. Serão entrevistados consumidores do município de Coari-AM, adultos, com 18 anos ou mais, de ambos os sexos. Eles serão abordados aleatoriamente em locais com alta concentração populacional (como feiras livres e universidades). O entrevistado poderá esclarecer quaisquer dúvidas que surgirem no momento da entrevista. O instrumento de avaliação será um questionário, dividido em três partes: a primeira com questões abordando os níveis de riscos à saúde atribuídos pelo consumidor referentes ao consumo de açaí, a segunda contendo uma escala de conhecimento sobre os riscos à saúde relacionados ao consumo de açaí, a terceira parte, com questões sobre a caracterização socioeconômica e demográfica dos entrevistados. Um grupo de foco será realizado para esclarecer informações relevantes sobre o tema estudado, obtendo-se subsídios para a elaboração de alternativas para algumas questões do questionário. Em complementação, será calculado o coeficiente de Cronbach a fim de verificar o grau de consistência interna das questões que compõem a escala. Os dados coletados serão tratados estatisticamente, utilizando o programa S.P.S.S 18.0. Serão utilizados modelos paramétricos e não paramétricos para realizar comparações, dependendo da normalidade dos dados que será analisada por meio do teste de normalidade de Kolmogorov-Smirnov. Os testes não paramétricos de Mann-Whitney (comparação de 2 amostras) ou teste de Kruskall-Wallis seguido do procedimento de comparação múltipla de Dunn (3 ou mais amostras), ou os testes paramétricos como o teste t de Student para amostras independentes (comparação de 2 amostras) e ANOVA seguida do teste de comparação múltipla de Tukey (3 ou mais amostras) poderão ser utilizados. Ações governamentais de informação ao consumidor e às indústrias processadoras de açaí podem ser apoiadas pelos resultados deste estudo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-31
2016-09-23T15:35:58Z
2016-09-23T15:35:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3505
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)
PROGRAMA PIBIC 2012
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)
PROGRAMA PIBIC 2012
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061048758009856