Jogos como uma ferramenta de treinamento para segurança Web
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2568 |
Resumo: | Cada vez mais usuários estão se contando a Internet para compartilhar dos benefícios e serviços oferecidos pela grande rede. Contudo, essa intensa movimentação tem atraído também pessoas mal intencionadas, cujo único objetivo é tirar proveito desses novos e despreparados usuários no que diz respeito à segurança. O fato é que a Internet está cada vez mais hostil, com diversos tipos de perigos variando de simples vírus de computador aos mais recentes e sutis como a prática do phishing, um tipo de fraude eletrônica onde o atacante tenta obter do usuário dados pessoais como senhas, número de cartão de credito, conta bancaria, entre outros. Só para mensurar o tamanho das atividades de phishing, nos primeiros três meses de 2010, o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) registrou 61% mais ataques no Brasil em relação ao mesmo período de 2009. Dentre as mais diversas soluções, a mais simples e comprovada em pesquisa é a utilização de jogos educativos como ferramenta efetiva para o treinamento de usuários Internet contra o phishing e outros tipos de ataques de segurança. Desta forma, na tentativa de alertar e melhorar a educação dos usuários sobre os perigos do phishing, esse projeto propõe a construção e o desenvolvimento de um jogo educativo, voltada para Internet, capaz de contribuir para a educação de usuários leigos e mal informados sobre o que é phishing e como fazer para evitá-lo. |
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Jogos como uma ferramenta de treinamento para segurança WebJogo EducativoPhishingSegurança WebCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOCada vez mais usuários estão se contando a Internet para compartilhar dos benefícios e serviços oferecidos pela grande rede. Contudo, essa intensa movimentação tem atraído também pessoas mal intencionadas, cujo único objetivo é tirar proveito desses novos e despreparados usuários no que diz respeito à segurança. O fato é que a Internet está cada vez mais hostil, com diversos tipos de perigos variando de simples vírus de computador aos mais recentes e sutis como a prática do phishing, um tipo de fraude eletrônica onde o atacante tenta obter do usuário dados pessoais como senhas, número de cartão de credito, conta bancaria, entre outros. Só para mensurar o tamanho das atividades de phishing, nos primeiros três meses de 2010, o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) registrou 61% mais ataques no Brasil em relação ao mesmo período de 2009. Dentre as mais diversas soluções, a mais simples e comprovada em pesquisa é a utilização de jogos educativos como ferramenta efetiva para o treinamento de usuários Internet contra o phishing e outros tipos de ataques de segurança. Desta forma, na tentativa de alertar e melhorar a educação dos usuários sobre os perigos do phishing, esse projeto propõe a construção e o desenvolvimento de um jogo educativo, voltada para Internet, capaz de contribuir para a educação de usuários leigos e mal informados sobre o que é phishing e como fazer para evitá-lo.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilCiências da ComputaçãoInstituto de Ciências ExatasPROGRAMA PIBIC 2011UFAMEduardo Luzeiro FeitosaLuiz Marcelo Lopes Costa Junior2016-09-23T15:20:20Z2016-09-23T15:20:20Z2012-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2568application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-11T03:48:44Zoai:localhost:prefix/2568Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-11T03:48:44Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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