Jogos como uma ferramenta de treinamento para segurança Web

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luiz Marcelo Lopes Costa Junior
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2568
Resumo: Cada vez mais usuários estão se contando a Internet para compartilhar dos benefícios e serviços oferecidos pela grande rede. Contudo, essa intensa movimentação tem atraído também pessoas mal intencionadas, cujo único objetivo é tirar proveito desses novos e despreparados usuários no que diz respeito à segurança. O fato é que a Internet está cada vez mais hostil, com diversos tipos de perigos variando de simples vírus de computador aos mais recentes e sutis como a prática do phishing, um tipo de fraude eletrônica onde o atacante tenta obter do usuário dados pessoais como senhas, número de cartão de credito, conta bancaria, entre outros. Só para mensurar o tamanho das atividades de phishing, nos primeiros três meses de 2010, o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) registrou 61% mais ataques no Brasil em relação ao mesmo período de 2009. Dentre as mais diversas soluções, a mais simples e comprovada em pesquisa é a utilização de jogos educativos como ferramenta efetiva para o treinamento de usuários Internet contra o phishing e outros tipos de ataques de segurança. Desta forma, na tentativa de alertar e melhorar a educação dos usuários sobre os perigos do phishing, esse projeto propõe a construção e o desenvolvimento de um jogo educativo, voltada para Internet, capaz de contribuir para a educação de usuários leigos e mal informados sobre o que é phishing e como fazer para evitá-lo.
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