Grupo de simetria ao quadrado mágico: contribuição para aprendizagem dos alunos do 9º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Dirlei Corrêa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5665
Resumo: The Magic Square has a long history and provides a playful way to develop logical thinking among students. On the other hand, Group Theory is abstract but has concrete manifestations in the magic square theory, such as the square symmetry group. This paper aims to introduce the concepts of Symmetry Group in basic education through the Magic Square. Thus, we analyze the magic square and its contribution to develop students' logical reasoning and some basic aspects of group theory. This work was developed with students of the 9th grade of Elementary School of Prefect Alexandre Montoril State School. A qualitative and quantitative field research was carried out, in which the students' evolution in the cognitive aspect in relation to the applied content was descriptively evaluated. Two questionnaires were applied, one initial to evaluate the students' knowledge regarding the content, and another after applying the work to identify the research results. Finally, there were improvements regarding the participation and performance of students in the activities performed from a different methodological approach through the Magic Square.
id UFAM-1_3250820d1a50d710b68ca34417c8ee39
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/5665
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Grupo de simetria ao quadrado mágico: contribuição para aprendizagem dos alunos do 9º ano do ensino fundamentalGruposSimetriaQuadrado MágicoEducaçãoCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICAQuadrados mágicosSimetria (Matemática)Matemática - Estudo e ensino (Ensino fundamental)DidáticaThe Magic Square has a long history and provides a playful way to develop logical thinking among students. On the other hand, Group Theory is abstract but has concrete manifestations in the magic square theory, such as the square symmetry group. This paper aims to introduce the concepts of Symmetry Group in basic education through the Magic Square. Thus, we analyze the magic square and its contribution to develop students' logical reasoning and some basic aspects of group theory. This work was developed with students of the 9th grade of Elementary School of Prefect Alexandre Montoril State School. A qualitative and quantitative field research was carried out, in which the students' evolution in the cognitive aspect in relation to the applied content was descriptively evaluated. Two questionnaires were applied, one initial to evaluate the students' knowledge regarding the content, and another after applying the work to identify the research results. Finally, there were improvements regarding the participation and performance of students in the activities performed from a different methodological approach through the Magic Square.O Quadrado Mágico tem uma história longa e proporciona uma forma lúdica de desenvolver o raciocínio lógico entre alunos. Por outro lado, a Teoria de Grupos é abstrata mas tem manifestações concretas na teoria do quadrado mágico, como por exemplo, o grupo de simetrias do quadrado. Este trabalho tem como objetivo introduzir os conceitos de Grupo de Simetria na educação básica por meio do Quadrado Mágico. Assim, analisamos o quadrado mágico e sua contribuição para desenvolver o raciocínio lógico dos alunos e alguns aspectos básicos da teoria de grupos. Esse trabalho foi desenvolvido com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Prefeito Alexandre Montoril. Foi realizada uma pesquisa de campo de cunho qualitativo e quantitativo, em que foi avaliada de forma descritiva a evolução dos alunos no aspecto cognitivo em relação ao conteúdo aplicado. Foram aplicados dois questionários, um inicial para avaliar os conhecimentos dos alunos em relação ao conteúdo, e outro após aplicação do trabalho para identificar os resultados da pesquisa. Por fim, observou-se melhorias quanto a participação e desempenho dos alunos nas atividades realizadas a partir de uma abordagem metodológica diferenciada por meio do Quadrado mágico5SimBrasilISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)CoariCiências: Matemática e Física - Licenciatura - CoariSilva, Fábio Júnior Pimentel dahttp://lattes.cnpq.br/6073377159192565Guilherme, Adriano Pereirahttp://lattes.cnpq.br/9119402956173089Pedrozo, Eduardo Bruno Limahttp://lattes.cnpq.br/1474571004303513Ferreira, Dirlei Corrêa2019-08-09T19:02:56Z2019-08-102019-08-09T19:02:56Z2019-07-232019-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFERREIRA, Dirlei Corrêa. Grupo de simetria ao quadrado mágico: contribuição para aprendizagem dos alunos do 9º ano do ensino fundamental. 2019. 42 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Ciências: Matemática e Física) - Universidade Federal do Amazonas, Coari-AM, 2019.http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5665porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-12-02T18:23:33Zoai:localhost:prefix/5665Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-12-02T18:23:33Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Grupo de simetria ao quadrado mágico: contribuição para aprendizagem dos alunos do 9º ano do ensino fundamental
title Grupo de simetria ao quadrado mágico: contribuição para aprendizagem dos alunos do 9º ano do ensino fundamental
spellingShingle Grupo de simetria ao quadrado mágico: contribuição para aprendizagem dos alunos do 9º ano do ensino fundamental
Ferreira, Dirlei Corrêa
Grupos
Simetria
Quadrado Mágico
Educação
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Quadrados mágicos
Simetria (Matemática)
Matemática - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Didática
title_short Grupo de simetria ao quadrado mágico: contribuição para aprendizagem dos alunos do 9º ano do ensino fundamental
title_full Grupo de simetria ao quadrado mágico: contribuição para aprendizagem dos alunos do 9º ano do ensino fundamental
title_fullStr Grupo de simetria ao quadrado mágico: contribuição para aprendizagem dos alunos do 9º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Grupo de simetria ao quadrado mágico: contribuição para aprendizagem dos alunos do 9º ano do ensino fundamental
title_sort Grupo de simetria ao quadrado mágico: contribuição para aprendizagem dos alunos do 9º ano do ensino fundamental
author Ferreira, Dirlei Corrêa
author_facet Ferreira, Dirlei Corrêa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Fábio Júnior Pimentel da
http://lattes.cnpq.br/6073377159192565
Guilherme, Adriano Pereira
http://lattes.cnpq.br/9119402956173089
Pedrozo, Eduardo Bruno Lima
http://lattes.cnpq.br/1474571004303513
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Dirlei Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv Grupos
Simetria
Quadrado Mágico
Educação
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Quadrados mágicos
Simetria (Matemática)
Matemática - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Didática
topic Grupos
Simetria
Quadrado Mágico
Educação
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Quadrados mágicos
Simetria (Matemática)
Matemática - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Didática
description The Magic Square has a long history and provides a playful way to develop logical thinking among students. On the other hand, Group Theory is abstract but has concrete manifestations in the magic square theory, such as the square symmetry group. This paper aims to introduce the concepts of Symmetry Group in basic education through the Magic Square. Thus, we analyze the magic square and its contribution to develop students' logical reasoning and some basic aspects of group theory. This work was developed with students of the 9th grade of Elementary School of Prefect Alexandre Montoril State School. A qualitative and quantitative field research was carried out, in which the students' evolution in the cognitive aspect in relation to the applied content was descriptively evaluated. Two questionnaires were applied, one initial to evaluate the students' knowledge regarding the content, and another after applying the work to identify the research results. Finally, there were improvements regarding the participation and performance of students in the activities performed from a different methodological approach through the Magic Square.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-09T19:02:56Z
2019-08-10
2019-08-09T19:02:56Z
2019-07-23
2019-06-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Dirlei Corrêa. Grupo de simetria ao quadrado mágico: contribuição para aprendizagem dos alunos do 9º ano do ensino fundamental. 2019. 42 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Ciências: Matemática e Física) - Universidade Federal do Amazonas, Coari-AM, 2019.
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5665
identifier_str_mv FERREIRA, Dirlei Corrêa. Grupo de simetria ao quadrado mágico: contribuição para aprendizagem dos alunos do 9º ano do ensino fundamental. 2019. 42 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Ciências: Matemática e Física) - Universidade Federal do Amazonas, Coari-AM, 2019.
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5665
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)
Coari
Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Coari
publisher.none.fl_str_mv Brasil
ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)
Coari
Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Coari
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813274309722898432