Análise da ocorrência de voçorocas na rodovia AM-010, no Amazonas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miriliane Judite dos Santos Fernandes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3249
Resumo: As estradas possuem papel importante nas relações socioeconômicas e de produção no Brasil, pois se constituem numa das formas de conexão entre as cidades e/ou núcleos urbano-rurais. A construção de rodovias implica necessariamente em modificações nas características geoecológicas locais dentre as quais se destacam a retirada e transferência de terra, desmatamento e alterações na forma de escoamento das águas, dentre outras alterações (VIEIRA e ALBUQUERQUE, 2004; VIEIRA et al, 2005; TAVARES e VIEIRA, 2010). Desta forma, os possíveis impactos ambientais em estradas podem ser de diversas naturezas, podendo incidir, portanto, sobre os meios socioeconômico, biótico e físico (TREPL, 2006). Dentre os vários impactos resultantes das estradas e que podem ocorrem no ambiente natural, Bandeira e Floriano (2004) citam outros além dos já descritos, como os incêndios nas faixas marginais; poluição e assoreamento de ambientes aquáticos. Os impactos no meio físico podem ser observados (BANDEIRA e FLORIANO, 2004) pela retirada de solos, indução a processos erosivos (com destaque para os voçorocamentos) e a movimentos de massa nos taludes; instabilidade de taludes com abertura de cortes nos interfluvios, rompimento de fundações; terraplenagem, rebaixamento do lençol freático; risco para a qualidade de água superficial (aumento da turbidez) e subterrânea por concentração de poluentes; assoreamento de terrenos naturais, bacias de drenagem e cursos d água; alagamentos decorrentes do represamento promovido pelo sistema de drenagem, como as tubulações subdimensionadas quanto a vazão das águas dos cursos d água. Os impactos ambientais significativos geralmente ocorrem na área de influência direta da rodovia. Desta forma, a escolha das rodovias AM-010, deve-se em primeiro lugar ao fato de que o município de Itacoatiara faz parte da região metropolitana de Manaus, o que remete ao projeto aprovado pelo CNPq em 2011 (Edital MCT/CNPq No. 014/2011 Universal), intitulado Impactos ambientais decorrentes de voçorocas em rodovias no Amazonas, que tem como objetivo principal determinar quais as causas da ocorrência de voçorocas nas rodovias que fazem parte da região metropolitana de Manaus e com isso gerar um modelo de previsão de evolução dessas incisões em relação à pista. Assim, a presente proposta vem levantar informações a respeito das voçorocas nas rodovias no Amazonas, em particular a AM-010. Vale destacar que nessa rodovias, os impactos ambientais são constantes (conforme constatados em excursões e trabalhos de campo ao local), necessitando assim de estudos que permitam contribuir para a contenção e a prevenção desses, principalmente aqueles relacionados às voçorocas.
id UFAM-1_35e66ceb614c0d8b4331adba3e5a0c27
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/3249
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Análise da ocorrência de voçorocas na rodovia AM-010, no AmazonasVoçorocasEstradasAmazonasCIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIAAs estradas possuem papel importante nas relações socioeconômicas e de produção no Brasil, pois se constituem numa das formas de conexão entre as cidades e/ou núcleos urbano-rurais. A construção de rodovias implica necessariamente em modificações nas características geoecológicas locais dentre as quais se destacam a retirada e transferência de terra, desmatamento e alterações na forma de escoamento das águas, dentre outras alterações (VIEIRA e ALBUQUERQUE, 2004; VIEIRA et al, 2005; TAVARES e VIEIRA, 2010). Desta forma, os possíveis impactos ambientais em estradas podem ser de diversas naturezas, podendo incidir, portanto, sobre os meios socioeconômico, biótico e físico (TREPL, 2006). Dentre os vários impactos resultantes das estradas e que podem ocorrem no ambiente natural, Bandeira e Floriano (2004) citam outros além dos já descritos, como os incêndios nas faixas marginais; poluição e assoreamento de ambientes aquáticos. Os impactos no meio físico podem ser observados (BANDEIRA e FLORIANO, 2004) pela retirada de solos, indução a processos erosivos (com destaque para os voçorocamentos) e a movimentos de massa nos taludes; instabilidade de taludes com abertura de cortes nos interfluvios, rompimento de fundações; terraplenagem, rebaixamento do lençol freático; risco para a qualidade de água superficial (aumento da turbidez) e subterrânea por concentração de poluentes; assoreamento de terrenos naturais, bacias de drenagem e cursos d água; alagamentos decorrentes do represamento promovido pelo sistema de drenagem, como as tubulações subdimensionadas quanto a vazão das águas dos cursos d água. Os impactos ambientais significativos geralmente ocorrem na área de influência direta da rodovia. Desta forma, a escolha das rodovias AM-010, deve-se em primeiro lugar ao fato de que o município de Itacoatiara faz parte da região metropolitana de Manaus, o que remete ao projeto aprovado pelo CNPq em 2011 (Edital MCT/CNPq No. 014/2011 Universal), intitulado Impactos ambientais decorrentes de voçorocas em rodovias no Amazonas, que tem como objetivo principal determinar quais as causas da ocorrência de voçorocas nas rodovias que fazem parte da região metropolitana de Manaus e com isso gerar um modelo de previsão de evolução dessas incisões em relação à pista. Assim, a presente proposta vem levantar informações a respeito das voçorocas nas rodovias no Amazonas, em particular a AM-010. Vale destacar que nessa rodovias, os impactos ambientais são constantes (conforme constatados em excursões e trabalhos de campo ao local), necessitando assim de estudos que permitam contribuir para a contenção e a prevenção desses, principalmente aqueles relacionados às voçorocas.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilGeografiaInstituto de Ciências Humanas e LetrasPROGRAMA PIBIC 2012UFAMAntonio Fabio Sabbá Guimarães VieiraMiriliane Judite dos Santos Fernandes2016-09-23T15:25:59Z2016-09-23T15:25:59Z2013-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3249application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-17T21:09:00Zoai:localhost:prefix/3249Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-17T21:09Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da ocorrência de voçorocas na rodovia AM-010, no Amazonas
title Análise da ocorrência de voçorocas na rodovia AM-010, no Amazonas
spellingShingle Análise da ocorrência de voçorocas na rodovia AM-010, no Amazonas
Miriliane Judite dos Santos Fernandes
Voçorocas
Estradas
Amazonas
CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
title_short Análise da ocorrência de voçorocas na rodovia AM-010, no Amazonas
title_full Análise da ocorrência de voçorocas na rodovia AM-010, no Amazonas
title_fullStr Análise da ocorrência de voçorocas na rodovia AM-010, no Amazonas
title_full_unstemmed Análise da ocorrência de voçorocas na rodovia AM-010, no Amazonas
title_sort Análise da ocorrência de voçorocas na rodovia AM-010, no Amazonas
author Miriliane Judite dos Santos Fernandes
author_facet Miriliane Judite dos Santos Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antonio Fabio Sabbá Guimarães Vieira
dc.contributor.author.fl_str_mv Miriliane Judite dos Santos Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Voçorocas
Estradas
Amazonas
CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
topic Voçorocas
Estradas
Amazonas
CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
description As estradas possuem papel importante nas relações socioeconômicas e de produção no Brasil, pois se constituem numa das formas de conexão entre as cidades e/ou núcleos urbano-rurais. A construção de rodovias implica necessariamente em modificações nas características geoecológicas locais dentre as quais se destacam a retirada e transferência de terra, desmatamento e alterações na forma de escoamento das águas, dentre outras alterações (VIEIRA e ALBUQUERQUE, 2004; VIEIRA et al, 2005; TAVARES e VIEIRA, 2010). Desta forma, os possíveis impactos ambientais em estradas podem ser de diversas naturezas, podendo incidir, portanto, sobre os meios socioeconômico, biótico e físico (TREPL, 2006). Dentre os vários impactos resultantes das estradas e que podem ocorrem no ambiente natural, Bandeira e Floriano (2004) citam outros além dos já descritos, como os incêndios nas faixas marginais; poluição e assoreamento de ambientes aquáticos. Os impactos no meio físico podem ser observados (BANDEIRA e FLORIANO, 2004) pela retirada de solos, indução a processos erosivos (com destaque para os voçorocamentos) e a movimentos de massa nos taludes; instabilidade de taludes com abertura de cortes nos interfluvios, rompimento de fundações; terraplenagem, rebaixamento do lençol freático; risco para a qualidade de água superficial (aumento da turbidez) e subterrânea por concentração de poluentes; assoreamento de terrenos naturais, bacias de drenagem e cursos d água; alagamentos decorrentes do represamento promovido pelo sistema de drenagem, como as tubulações subdimensionadas quanto a vazão das águas dos cursos d água. Os impactos ambientais significativos geralmente ocorrem na área de influência direta da rodovia. Desta forma, a escolha das rodovias AM-010, deve-se em primeiro lugar ao fato de que o município de Itacoatiara faz parte da região metropolitana de Manaus, o que remete ao projeto aprovado pelo CNPq em 2011 (Edital MCT/CNPq No. 014/2011 Universal), intitulado Impactos ambientais decorrentes de voçorocas em rodovias no Amazonas, que tem como objetivo principal determinar quais as causas da ocorrência de voçorocas nas rodovias que fazem parte da região metropolitana de Manaus e com isso gerar um modelo de previsão de evolução dessas incisões em relação à pista. Assim, a presente proposta vem levantar informações a respeito das voçorocas nas rodovias no Amazonas, em particular a AM-010. Vale destacar que nessa rodovias, os impactos ambientais são constantes (conforme constatados em excursões e trabalhos de campo ao local), necessitando assim de estudos que permitam contribuir para a contenção e a prevenção desses, principalmente aqueles relacionados às voçorocas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-31
2016-09-23T15:25:59Z
2016-09-23T15:25:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3249
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Geografia
Instituto de Ciências Humanas e Letras
PROGRAMA PIBIC 2012
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Geografia
Instituto de Ciências Humanas e Letras
PROGRAMA PIBIC 2012
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813274282135912448