A psicologização do espaço e a loucura na ópera dos mortos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1517 |
Resumo: | Autran Dourado, escritor mineiro freqüentemente vinculado à corrente intitulada introspectivo-regionalismo nos proporciona no romance Ópera dos Mortos, talvez a sua mais bem acabada obra, um rico panorama de imagens e símbolos que, além de representarem magistralmente o caráter de seus personagens, possuem ressonância universal, da feita que traduzem anseios, temores e outras facetas da alma humana que desde tempos imemoriais vazam da sua psique para impregnar de múltiplos significados o espaço que se afigura diante de si. Além deste rico valor imagético e simbólico, o romance nos faz deparar com um verdadeiro painel de situações-limite que trazem em si a marca da suscetibilidade do homem frente ao grande enigma que é a existência. Aqui, o autor com rara maestria nos conduz morosamente ao desfecho, enquanto forças incontornáveis agem por trás das aparentemente equilibradas vidas das personagens, especialmente de Rosalina, a protagonista, que nos serve de alicerce para especulações acerca da loucura, um dos temas que, por ser até hoje estigmatizado e, conseqüentemente envolto num espesso véu de preconceitos, nos detivemos mais longamente com o fito de mostrar o quão freqüentemente flertamos com ela sem, no entanto, nos darmos conta ou, em determinados casos, a aceitarmos. |
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A psicologização do espaço e a loucura na ópera dos mortosLoucuraProsa contemporâneaExistencialismoLINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LITERATURA BRASILEIRAAutran Dourado, escritor mineiro freqüentemente vinculado à corrente intitulada introspectivo-regionalismo nos proporciona no romance Ópera dos Mortos, talvez a sua mais bem acabada obra, um rico panorama de imagens e símbolos que, além de representarem magistralmente o caráter de seus personagens, possuem ressonância universal, da feita que traduzem anseios, temores e outras facetas da alma humana que desde tempos imemoriais vazam da sua psique para impregnar de múltiplos significados o espaço que se afigura diante de si. Além deste rico valor imagético e simbólico, o romance nos faz deparar com um verdadeiro painel de situações-limite que trazem em si a marca da suscetibilidade do homem frente ao grande enigma que é a existência. Aqui, o autor com rara maestria nos conduz morosamente ao desfecho, enquanto forças incontornáveis agem por trás das aparentemente equilibradas vidas das personagens, especialmente de Rosalina, a protagonista, que nos serve de alicerce para especulações acerca da loucura, um dos temas que, por ser até hoje estigmatizado e, conseqüentemente envolto num espesso véu de preconceitos, nos detivemos mais longamente com o fito de mostrar o quão freqüentemente flertamos com ela sem, no entanto, nos darmos conta ou, em determinados casos, a aceitarmos.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilLíngua e Literatura PortuguesaInstituto de Ciências Humanas e LetrasPrograma PIBIC 2008UFAMNícia Petreceli ZucoloDaniel Cavalcanti Atroch2016-09-23T14:12:31Z2016-09-23T14:12:31Z2009-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1517application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-10T17:35:46Zoai:localhost:prefix/1517Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-10T17:35:46Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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Autran Dourado, escritor mineiro freqüentemente vinculado à corrente intitulada introspectivo-regionalismo nos proporciona no romance Ópera dos Mortos, talvez a sua mais bem acabada obra, um rico panorama de imagens e símbolos que, além de representarem magistralmente o caráter de seus personagens, possuem ressonância universal, da feita que traduzem anseios, temores e outras facetas da alma humana que desde tempos imemoriais vazam da sua psique para impregnar de múltiplos significados o espaço que se afigura diante de si. Além deste rico valor imagético e simbólico, o romance nos faz deparar com um verdadeiro painel de situações-limite que trazem em si a marca da suscetibilidade do homem frente ao grande enigma que é a existência. Aqui, o autor com rara maestria nos conduz morosamente ao desfecho, enquanto forças incontornáveis agem por trás das aparentemente equilibradas vidas das personagens, especialmente de Rosalina, a protagonista, que nos serve de alicerce para especulações acerca da loucura, um dos temas que, por ser até hoje estigmatizado e, conseqüentemente envolto num espesso véu de preconceitos, nos detivemos mais longamente com o fito de mostrar o quão freqüentemente flertamos com ela sem, no entanto, nos darmos conta ou, em determinados casos, a aceitarmos. |
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