Isolamento e identificação de agentes etiológicos causadores de micoses em cavalos Mangalarga (Equus caballus LINNAEUS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Naiara Silva Menezes Dantas
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1990
Resumo: Cavalos da raça Mangalarga (Equus caballus) são brasileiros e foi originada há aproximadamente cem anos e é produto do cruzamento do Andaluz com garanhões portugueses Alter, utilizados nas éguas Crioulo. Os eqüinos são animais extraordinariamente delicados. Desse modo, estão expostos a vários microrganismos, como os fungos, podendo ocasionar enfermidades cutâneas. Em eqüinos as micoses são freqüentes e importantes. As micoses são doenças contagiosas provocadas por diversas espécies de fungos, que, de acordo com a sua localização no organismo, são classificados em micoses superficiais (dermatomicoses) e micoses profundas (micoses dos sistemas). As superficiais afetam a epiderme e seus anexos (Pêlos, cornos, unhas, cascos) enquanto as profundas causam patologias nos órgãos internos. Essas patologias também são importantes para o homem devido ao seu modo de transmissão, ou seja, pode ocorrer de animal para animal, de animal para seres humanos, ou do solo para animais e para os seres humanos. Em nossa região o clima é favorável ao desenvolvimento de muitos microrganismos em função da temperatura e umidade do ar. Assim, esse projeto terá como objetivo isolar, identificar, caracterizar e armazenar possíveis agentes etiológicos de micoses em eqüinos da raça Mangalarga.
id UFAM-1_3e59dcb7e627ee86570e5ea3f9385ed2
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/1990
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Isolamento e identificação de agentes etiológicos causadores de micoses em cavalos Mangalarga (Equus caballus LINNAEUS)Equus caballusMicosesMangalargaCIÊNCIAS AGRÁRIAS: MEDICINA VETERINÁRIACavalos da raça Mangalarga (Equus caballus) são brasileiros e foi originada há aproximadamente cem anos e é produto do cruzamento do Andaluz com garanhões portugueses Alter, utilizados nas éguas Crioulo. Os eqüinos são animais extraordinariamente delicados. Desse modo, estão expostos a vários microrganismos, como os fungos, podendo ocasionar enfermidades cutâneas. Em eqüinos as micoses são freqüentes e importantes. As micoses são doenças contagiosas provocadas por diversas espécies de fungos, que, de acordo com a sua localização no organismo, são classificados em micoses superficiais (dermatomicoses) e micoses profundas (micoses dos sistemas). As superficiais afetam a epiderme e seus anexos (Pêlos, cornos, unhas, cascos) enquanto as profundas causam patologias nos órgãos internos. Essas patologias também são importantes para o homem devido ao seu modo de transmissão, ou seja, pode ocorrer de animal para animal, de animal para seres humanos, ou do solo para animais e para os seres humanos. Em nossa região o clima é favorável ao desenvolvimento de muitos microrganismos em função da temperatura e umidade do ar. Assim, esse projeto terá como objetivo isolar, identificar, caracterizar e armazenar possíveis agentes etiológicos de micoses em eqüinos da raça Mangalarga.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilCiências Fund. Des. AgrícolaFaculdade de Ciências AgráriasPROGRAMA PIBIC 2010UFAMPedro de Queiroz Costa NetoRozana de Medeiros Souza Galvãohttp://lattes.cnpq.br/7936210246892061Naiara Silva Menezes Dantas2016-09-23T15:11:36Z2016-09-23T15:11:36Z2011-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1990application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-30T02:33:50Zoai:localhost:prefix/1990Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-30T02:33:50Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Isolamento e identificação de agentes etiológicos causadores de micoses em cavalos Mangalarga (Equus caballus LINNAEUS)
title Isolamento e identificação de agentes etiológicos causadores de micoses em cavalos Mangalarga (Equus caballus LINNAEUS)
spellingShingle Isolamento e identificação de agentes etiológicos causadores de micoses em cavalos Mangalarga (Equus caballus LINNAEUS)
Naiara Silva Menezes Dantas
Equus caballus
Micoses
Mangalarga
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: MEDICINA VETERINÁRIA
title_short Isolamento e identificação de agentes etiológicos causadores de micoses em cavalos Mangalarga (Equus caballus LINNAEUS)
title_full Isolamento e identificação de agentes etiológicos causadores de micoses em cavalos Mangalarga (Equus caballus LINNAEUS)
title_fullStr Isolamento e identificação de agentes etiológicos causadores de micoses em cavalos Mangalarga (Equus caballus LINNAEUS)
title_full_unstemmed Isolamento e identificação de agentes etiológicos causadores de micoses em cavalos Mangalarga (Equus caballus LINNAEUS)
title_sort Isolamento e identificação de agentes etiológicos causadores de micoses em cavalos Mangalarga (Equus caballus LINNAEUS)
author Naiara Silva Menezes Dantas
author_facet Naiara Silva Menezes Dantas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedro de Queiroz Costa Neto
Rozana de Medeiros Souza Galvão
http://lattes.cnpq.br/7936210246892061
dc.contributor.author.fl_str_mv Naiara Silva Menezes Dantas
dc.subject.por.fl_str_mv Equus caballus
Micoses
Mangalarga
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: MEDICINA VETERINÁRIA
topic Equus caballus
Micoses
Mangalarga
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: MEDICINA VETERINÁRIA
description Cavalos da raça Mangalarga (Equus caballus) são brasileiros e foi originada há aproximadamente cem anos e é produto do cruzamento do Andaluz com garanhões portugueses Alter, utilizados nas éguas Crioulo. Os eqüinos são animais extraordinariamente delicados. Desse modo, estão expostos a vários microrganismos, como os fungos, podendo ocasionar enfermidades cutâneas. Em eqüinos as micoses são freqüentes e importantes. As micoses são doenças contagiosas provocadas por diversas espécies de fungos, que, de acordo com a sua localização no organismo, são classificados em micoses superficiais (dermatomicoses) e micoses profundas (micoses dos sistemas). As superficiais afetam a epiderme e seus anexos (Pêlos, cornos, unhas, cascos) enquanto as profundas causam patologias nos órgãos internos. Essas patologias também são importantes para o homem devido ao seu modo de transmissão, ou seja, pode ocorrer de animal para animal, de animal para seres humanos, ou do solo para animais e para os seres humanos. Em nossa região o clima é favorável ao desenvolvimento de muitos microrganismos em função da temperatura e umidade do ar. Assim, esse projeto terá como objetivo isolar, identificar, caracterizar e armazenar possíveis agentes etiológicos de micoses em eqüinos da raça Mangalarga.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-01
2016-09-23T15:11:36Z
2016-09-23T15:11:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1990
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Ciências Fund. Des. Agrícola
Faculdade de Ciências Agrárias
PROGRAMA PIBIC 2010
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Ciências Fund. Des. Agrícola
Faculdade de Ciências Agrárias
PROGRAMA PIBIC 2010
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061044364476416