Desempenho intra e extraescolar da biblioteca: análise comparativa da sua atuação nas escolas particulares e públicas de ensino médio de Manaus - AM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Priscilla Correia Carvalho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5409
Resumo: Com a sanção da Lei 12.244 de 24 de maio de 2010, que determina que todas as escolas, particulares ou públicas, devem ter biblioteca, e essa situação ainda não ser uma realidade em todas as instituições de ensino da educação básica do nosso País, somando ao fato das existentes atuarem com bastante deficiência, faz com que a biblioteca escolar não cumpra adequadamente sua função. Neste sentido esta pesquisa tem como objetivo geral o desempenho intra e extraescolar da biblioteca, analisando de forma comparativa a sua atuação nas escolas particulares e públicas de ensino médio de Manaus-AM. Por meio dos objetivos específicos procura-se: traçar perfil sócio - econômico dos usuários da biblioteca escolar, identificar as dificuldades enfrentadas na biblioteca e pelos usuários da mesma. Como também pretende-se apontar a contribuição da biblioteca escolar para a escola, e os usuários e levantar informações sobre o trabalho da biblioteca e o desempenho dos alunos nas escolas e em processos de avaliação de ingresso a universidades. O método de pesquisa será o dialético, com abordagem quali-quantitativa de natureza exploratória, utilizar-se-á de pesquisa de campo através de entrevistas com perguntas abertas e fechadas, como também terá natureza documental, buscando-se informações referentes aos alunos e profissionais da escola e que também frequentem a biblioteca escolar. Para alcançar tais objetivos, também será necessário fazer quatro questionários para conhecer os sujeitos da pesquisa (profissionais que atuam na biblioteca, professores, alunos e o gestor). Observação, entrevistas (individual e em grupo), questionário e relatório serão os instrumentos técnicos a serem utilizados na pesquisa.
id UFAM-1_4f8ef93e8542e65c14fe4243f72b1f4e
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/5409
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Desempenho intra e extraescolar da biblioteca: análise comparativa da sua atuação nas escolas particulares e públicas de ensino médio de Manaus - AMBiblioteca escolar - estruturação e funcionamentoCIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: BIBLIOTECONOMIACom a sanção da Lei 12.244 de 24 de maio de 2010, que determina que todas as escolas, particulares ou públicas, devem ter biblioteca, e essa situação ainda não ser uma realidade em todas as instituições de ensino da educação básica do nosso País, somando ao fato das existentes atuarem com bastante deficiência, faz com que a biblioteca escolar não cumpra adequadamente sua função. Neste sentido esta pesquisa tem como objetivo geral o desempenho intra e extraescolar da biblioteca, analisando de forma comparativa a sua atuação nas escolas particulares e públicas de ensino médio de Manaus-AM. Por meio dos objetivos específicos procura-se: traçar perfil sócio - econômico dos usuários da biblioteca escolar, identificar as dificuldades enfrentadas na biblioteca e pelos usuários da mesma. Como também pretende-se apontar a contribuição da biblioteca escolar para a escola, e os usuários e levantar informações sobre o trabalho da biblioteca e o desempenho dos alunos nas escolas e em processos de avaliação de ingresso a universidades. O método de pesquisa será o dialético, com abordagem quali-quantitativa de natureza exploratória, utilizar-se-á de pesquisa de campo através de entrevistas com perguntas abertas e fechadas, como também terá natureza documental, buscando-se informações referentes aos alunos e profissionais da escola e que também frequentem a biblioteca escolar. Para alcançar tais objetivos, também será necessário fazer quatro questionários para conhecer os sujeitos da pesquisa (profissionais que atuam na biblioteca, professores, alunos e o gestor). Observação, entrevistas (individual e em grupo), questionário e relatório serão os instrumentos técnicos a serem utilizados na pesquisa.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilBiblioteconomiaInstituto de Ciências Humanas e LetrasPROGRAMA PIBIC 2015UFAMRaimundo Martins de LimaPriscilla Correia Carvalho2017-05-29T18:57:30Z2017-05-29T18:57:30Z2016-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5409application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-10T18:34:58Zoai:localhost:prefix/5409Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-10T18:34:58Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho intra e extraescolar da biblioteca: análise comparativa da sua atuação nas escolas particulares e públicas de ensino médio de Manaus - AM
title Desempenho intra e extraescolar da biblioteca: análise comparativa da sua atuação nas escolas particulares e públicas de ensino médio de Manaus - AM
spellingShingle Desempenho intra e extraescolar da biblioteca: análise comparativa da sua atuação nas escolas particulares e públicas de ensino médio de Manaus - AM
Priscilla Correia Carvalho
Biblioteca escolar - estruturação e funcionamento
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: BIBLIOTECONOMIA
title_short Desempenho intra e extraescolar da biblioteca: análise comparativa da sua atuação nas escolas particulares e públicas de ensino médio de Manaus - AM
title_full Desempenho intra e extraescolar da biblioteca: análise comparativa da sua atuação nas escolas particulares e públicas de ensino médio de Manaus - AM
title_fullStr Desempenho intra e extraescolar da biblioteca: análise comparativa da sua atuação nas escolas particulares e públicas de ensino médio de Manaus - AM
title_full_unstemmed Desempenho intra e extraescolar da biblioteca: análise comparativa da sua atuação nas escolas particulares e públicas de ensino médio de Manaus - AM
title_sort Desempenho intra e extraescolar da biblioteca: análise comparativa da sua atuação nas escolas particulares e públicas de ensino médio de Manaus - AM
author Priscilla Correia Carvalho
author_facet Priscilla Correia Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Raimundo Martins de Lima
dc.contributor.author.fl_str_mv Priscilla Correia Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar - estruturação e funcionamento
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: BIBLIOTECONOMIA
topic Biblioteca escolar - estruturação e funcionamento
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: BIBLIOTECONOMIA
description Com a sanção da Lei 12.244 de 24 de maio de 2010, que determina que todas as escolas, particulares ou públicas, devem ter biblioteca, e essa situação ainda não ser uma realidade em todas as instituições de ensino da educação básica do nosso País, somando ao fato das existentes atuarem com bastante deficiência, faz com que a biblioteca escolar não cumpra adequadamente sua função. Neste sentido esta pesquisa tem como objetivo geral o desempenho intra e extraescolar da biblioteca, analisando de forma comparativa a sua atuação nas escolas particulares e públicas de ensino médio de Manaus-AM. Por meio dos objetivos específicos procura-se: traçar perfil sócio - econômico dos usuários da biblioteca escolar, identificar as dificuldades enfrentadas na biblioteca e pelos usuários da mesma. Como também pretende-se apontar a contribuição da biblioteca escolar para a escola, e os usuários e levantar informações sobre o trabalho da biblioteca e o desempenho dos alunos nas escolas e em processos de avaliação de ingresso a universidades. O método de pesquisa será o dialético, com abordagem quali-quantitativa de natureza exploratória, utilizar-se-á de pesquisa de campo através de entrevistas com perguntas abertas e fechadas, como também terá natureza documental, buscando-se informações referentes aos alunos e profissionais da escola e que também frequentem a biblioteca escolar. Para alcançar tais objetivos, também será necessário fazer quatro questionários para conhecer os sujeitos da pesquisa (profissionais que atuam na biblioteca, professores, alunos e o gestor). Observação, entrevistas (individual e em grupo), questionário e relatório serão os instrumentos técnicos a serem utilizados na pesquisa.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-31
2017-05-29T18:57:30Z
2017-05-29T18:57:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5409
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Biblioteconomia
Instituto de Ciências Humanas e Letras
PROGRAMA PIBIC 2015
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Biblioteconomia
Instituto de Ciências Humanas e Letras
PROGRAMA PIBIC 2015
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813274306992406528