Arte estrutural: a arquitetura de Affonso Eduardo Reidy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daniel Lins Falcone Pontes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3223
Resumo: A arquitetura brasileira da primeira metade do século XX traduziu um misto de admiração, surpresa e desconcerto por grande parte dos arquitetos e críticos internacionais. A admiração é caracterizada por uma arquitetura surpreendente, assinalada por concepções expressivas marcadas por um cunho todo particular. A arquitetura de Oscar Niemeyer marca o triunfo da plástica, com pesquisas estruturais e uso da forma livre, em conseguinte, as arquiteturas produzidas buscaram dinamismo nas estruturas, movimento nas fachadas, combinação e jogo de volumes simples e complexos. Na maturação dessa arquitetura, diversas correntes e arquitetos caminharam paralelamente a essa intenção lógica e racional. A continuidade racionalista foi marcada nas obras de Affonso Eduardo Reidy e Rino Levi. A corrente Orgânica e o Brutalismo Paulista tiveram relações com Vilanova Artigas, Oswaldo Bratke, Sérgio Bernardes, Lina Bo Bardi, etc. Todos contribuindo para a formação de uma arquitetura autônoma e que se impusera como tal aos olhos do mundo. Na arquitetura brasileira desse período, diversos exemplos construtivos possuem força plástica, teórica, conceitual e prática nas estruturas, sendo assim dotados de inúmeros signos e significados, entretanto, apesar desse reconhecimento poucas pesquisas buscaram relações de como a arquitetura contemporânea brasileira se valeu da estrutura como elemento primordial ou o entendimento dos conceitos estruturais e suas complexidades tecnoconstrutivas, refletidas na plasticidade de seus elementos portanto, que sintetizasse a capacidade de transformação e ascensão da nova arquitetura brasileira tomando como parâmetro a arte da estrutura como uma das raízes para acepção do moderno na arquitetura. A arquitetura brasileira sempre esteve ligada à técnica. Essa técnica é marcada por diversas pesquisas estruturais e inúmeras contribuições entre os arquitetos e seus engenheiros calculistas, além das pesquisas sistemáticas da utilização do concreto armado. O chef de filé da arquitetura de Affonso Eduardo Reidy é encontrado na simplicidade de raciocínio compositivo de uma produção voltada para a estrutura. A arquitetura do arquiteto seria um reflexo da própria estrutura e como as mesmas são absorvidas em uma simbiose de arte, arquitetura, construção e estrutura. Um levantamento sistemático das produções do arquiteto Affonso Eduardo Reidy, desde seus primeiros estudos, até a maturação das idéias e concretização dos elementos em plantas arquitetônicas e estruturais, pode contribuir para um melhor entendimento das raízes da arquitetura brasileira, que do ponto de vista estrutural pode ser derivada das produções de Affonso Eduardo Reidy, Vilanova Artigas e Oscar Niemeyer, este amplamente estudado por diversos pesquisadores.
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