Estudo e aplicação de eletrodos de diamante dopado com Boro na detecção de Zinco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: João Bosco Paulain Santana Júnior
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3129
Resumo: A tecnologia eletroquímica tem apresentado um considerável crescimento nas últimas décadas por ser dotada de versatilidade, compatibilidade ambiental e baixos custos. Os processos que compõem esta tecnologia têm surgido como soluções para problemas que vão desde sínteses orgânicas seletivas até a questão da incineração eletroquímica de poluentes orgânicos em meio aquoso. Dentro desta perspectiva, os eletrodos de diamante têm despertado grande interesse mundial por apresentar um conjunto único de propriedades mecânicas e químicas, além de propriedades elétricas como material semicondutor, quando dopado com impurezas aceitadoras ou doadoras. Várias são as aplicações destes eletrodos, destaca-se os eletrodos de diamante dopado com boro como material eletródico potencialmente candidato à utilização na degradação eletroquímica da matéria orgânica presente nas águas residuais e efluentes industriais. Estes eletrodos apresentam a vantagem de apresentar uma ampla janela de potencial de trabalho (maior que os eletrodos convencionais) e baixa corrente de fundo. É proposto neste trabalho a caracterização morfológica, estrutural e eletroquímica de eletrodos de diamante dopados com boro para a aplicação como material eletródico na detecção de zinco presente em amostras de águas. Os eletrodos serão caracterizados morfológica e estruturalmente por microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Espectroscopia de Espalhamento Raman e Difratometria de raios-X (DRX); e eletroquimicamente por medidas de Voltametria de Varredura Cíclica (VC). A técnica eletroanalítica a ser estudada e utilizada na detecção do zinco será a voltametria de redissolução anódica acoplada com voltametria de onda quadrada.
id UFAM-1_594715745e56fd80c29589e3b8b95e21
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/3129
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Estudo e aplicação de eletrodos de diamante dopado com Boro na detecção de ZincoDetecçãoZincoEletroquímicaBDDCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA ANALÍTICAA tecnologia eletroquímica tem apresentado um considerável crescimento nas últimas décadas por ser dotada de versatilidade, compatibilidade ambiental e baixos custos. Os processos que compõem esta tecnologia têm surgido como soluções para problemas que vão desde sínteses orgânicas seletivas até a questão da incineração eletroquímica de poluentes orgânicos em meio aquoso. Dentro desta perspectiva, os eletrodos de diamante têm despertado grande interesse mundial por apresentar um conjunto único de propriedades mecânicas e químicas, além de propriedades elétricas como material semicondutor, quando dopado com impurezas aceitadoras ou doadoras. Várias são as aplicações destes eletrodos, destaca-se os eletrodos de diamante dopado com boro como material eletródico potencialmente candidato à utilização na degradação eletroquímica da matéria orgânica presente nas águas residuais e efluentes industriais. Estes eletrodos apresentam a vantagem de apresentar uma ampla janela de potencial de trabalho (maior que os eletrodos convencionais) e baixa corrente de fundo. É proposto neste trabalho a caracterização morfológica, estrutural e eletroquímica de eletrodos de diamante dopados com boro para a aplicação como material eletródico na detecção de zinco presente em amostras de águas. Os eletrodos serão caracterizados morfológica e estruturalmente por microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Espectroscopia de Espalhamento Raman e Difratometria de raios-X (DRX); e eletroquimicamente por medidas de Voltametria de Varredura Cíclica (VC). A técnica eletroanalítica a ser estudada e utilizada na detecção do zinco será a voltametria de redissolução anódica acoplada com voltametria de onda quadrada.CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilQuímicaInstituto de Ciências ExatasPROGRAMA PIBIC 2012UFAMNeila de Almeida BragaJoão Bosco Paulain Santana Júnior2016-09-23T15:25:28Z2016-09-23T15:25:28Z2013-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3129application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-10T14:16:05Zoai:localhost:prefix/3129Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-10T14:16:05Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo e aplicação de eletrodos de diamante dopado com Boro na detecção de Zinco
title Estudo e aplicação de eletrodos de diamante dopado com Boro na detecção de Zinco
spellingShingle Estudo e aplicação de eletrodos de diamante dopado com Boro na detecção de Zinco
João Bosco Paulain Santana Júnior
Detecção
Zinco
Eletroquímica
BDD
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA ANALÍTICA
title_short Estudo e aplicação de eletrodos de diamante dopado com Boro na detecção de Zinco
title_full Estudo e aplicação de eletrodos de diamante dopado com Boro na detecção de Zinco
title_fullStr Estudo e aplicação de eletrodos de diamante dopado com Boro na detecção de Zinco
title_full_unstemmed Estudo e aplicação de eletrodos de diamante dopado com Boro na detecção de Zinco
title_sort Estudo e aplicação de eletrodos de diamante dopado com Boro na detecção de Zinco
author João Bosco Paulain Santana Júnior
author_facet João Bosco Paulain Santana Júnior
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neila de Almeida Braga
dc.contributor.author.fl_str_mv João Bosco Paulain Santana Júnior
dc.subject.por.fl_str_mv Detecção
Zinco
Eletroquímica
BDD
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA ANALÍTICA
topic Detecção
Zinco
Eletroquímica
BDD
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA ANALÍTICA
description A tecnologia eletroquímica tem apresentado um considerável crescimento nas últimas décadas por ser dotada de versatilidade, compatibilidade ambiental e baixos custos. Os processos que compõem esta tecnologia têm surgido como soluções para problemas que vão desde sínteses orgânicas seletivas até a questão da incineração eletroquímica de poluentes orgânicos em meio aquoso. Dentro desta perspectiva, os eletrodos de diamante têm despertado grande interesse mundial por apresentar um conjunto único de propriedades mecânicas e químicas, além de propriedades elétricas como material semicondutor, quando dopado com impurezas aceitadoras ou doadoras. Várias são as aplicações destes eletrodos, destaca-se os eletrodos de diamante dopado com boro como material eletródico potencialmente candidato à utilização na degradação eletroquímica da matéria orgânica presente nas águas residuais e efluentes industriais. Estes eletrodos apresentam a vantagem de apresentar uma ampla janela de potencial de trabalho (maior que os eletrodos convencionais) e baixa corrente de fundo. É proposto neste trabalho a caracterização morfológica, estrutural e eletroquímica de eletrodos de diamante dopados com boro para a aplicação como material eletródico na detecção de zinco presente em amostras de águas. Os eletrodos serão caracterizados morfológica e estruturalmente por microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Espectroscopia de Espalhamento Raman e Difratometria de raios-X (DRX); e eletroquimicamente por medidas de Voltametria de Varredura Cíclica (VC). A técnica eletroanalítica a ser estudada e utilizada na detecção do zinco será a voltametria de redissolução anódica acoplada com voltametria de onda quadrada.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-31
2016-09-23T15:25:28Z
2016-09-23T15:25:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3129
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Química
Instituto de Ciências Exatas
PROGRAMA PIBIC 2012
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Química
Instituto de Ciências Exatas
PROGRAMA PIBIC 2012
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061047602479104