Estudo da condutividade elétrica da Polianilina na forma base de Esmeraldina (PANI-EB)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jessica Montenegro Santana da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3796
Resumo: Os Polímeros Intrinsecamente Condutores (Intrinsically Conducting Polymers ICPs) têm sido objeto de estudo de diversas pesquisas devido ao grande potencial em aplicações tecnológicas. O baixo custo do monômero, a facilidade de síntese e de dopagem, a estabilidade química em condições ambientais e a facilidade de polimerização fazem com que a Polianilina (PANI) seja um dos ICPs mais estudados nos últimos anos, podendo ser obtido diretamente no estado dopado (ou seja, condutor), conhecido como Sal de Esmeraldina (PANI-ES). Porém, quando este polímero é submetido a processos de neutralização em soluções básicas, a sua condutividade decresce, podendo atingir valores de materiais isolantes e, durante este processo de neutralização, são observadas modificações estruturais e morfológicas. O objeto de estudo deste projeto será a Polianilina Base de Esmeraldina (PANI-EB), polímero que será obtido através da neutralização (ou desprotonação) da Polianilina Sal de Esmeraldina (PANI-ES), em solução básica de hidróxido de sódio (NaOH 1,0 mol/L), através de diferentes tempos de neutralização. Pretende-se correlacionar as propriedades elétricas com as propriedades estruturais e morfológicas deste material, através das técnicas de Espectroscopia no Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e o Método de Van der Pauwl.
id UFAM-1_63d583a147967eebd0760f511c31636b
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/3796
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Estudo da condutividade elétrica da Polianilina na forma base de Esmeraldina (PANI-EB)PolianilinaMétodo de van der PauwlENGENHARIAS: POLÍMEROSOs Polímeros Intrinsecamente Condutores (Intrinsically Conducting Polymers ICPs) têm sido objeto de estudo de diversas pesquisas devido ao grande potencial em aplicações tecnológicas. O baixo custo do monômero, a facilidade de síntese e de dopagem, a estabilidade química em condições ambientais e a facilidade de polimerização fazem com que a Polianilina (PANI) seja um dos ICPs mais estudados nos últimos anos, podendo ser obtido diretamente no estado dopado (ou seja, condutor), conhecido como Sal de Esmeraldina (PANI-ES). Porém, quando este polímero é submetido a processos de neutralização em soluções básicas, a sua condutividade decresce, podendo atingir valores de materiais isolantes e, durante este processo de neutralização, são observadas modificações estruturais e morfológicas. O objeto de estudo deste projeto será a Polianilina Base de Esmeraldina (PANI-EB), polímero que será obtido através da neutralização (ou desprotonação) da Polianilina Sal de Esmeraldina (PANI-ES), em solução básica de hidróxido de sódio (NaOH 1,0 mol/L), através de diferentes tempos de neutralização. Pretende-se correlacionar as propriedades elétricas com as propriedades estruturais e morfológicas deste material, através das técnicas de Espectroscopia no Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e o Método de Van der Pauwl.CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilFísicaInstituto de Ciências ExatasPROGRAMA PIBIC 2013UFAMEdgar Aparecido SanchesJessica Montenegro Santana da Silva2016-09-23T15:39:30Z2016-09-23T15:39:30Z2014-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3796application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-11T23:59:05Zoai:localhost:prefix/3796Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-11T23:59:05Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da condutividade elétrica da Polianilina na forma base de Esmeraldina (PANI-EB)
title Estudo da condutividade elétrica da Polianilina na forma base de Esmeraldina (PANI-EB)
spellingShingle Estudo da condutividade elétrica da Polianilina na forma base de Esmeraldina (PANI-EB)
Jessica Montenegro Santana da Silva
Polianilina
Método de van der Pauwl
ENGENHARIAS: POLÍMEROS
title_short Estudo da condutividade elétrica da Polianilina na forma base de Esmeraldina (PANI-EB)
title_full Estudo da condutividade elétrica da Polianilina na forma base de Esmeraldina (PANI-EB)
title_fullStr Estudo da condutividade elétrica da Polianilina na forma base de Esmeraldina (PANI-EB)
title_full_unstemmed Estudo da condutividade elétrica da Polianilina na forma base de Esmeraldina (PANI-EB)
title_sort Estudo da condutividade elétrica da Polianilina na forma base de Esmeraldina (PANI-EB)
author Jessica Montenegro Santana da Silva
author_facet Jessica Montenegro Santana da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Edgar Aparecido Sanches
dc.contributor.author.fl_str_mv Jessica Montenegro Santana da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Polianilina
Método de van der Pauwl
ENGENHARIAS: POLÍMEROS
topic Polianilina
Método de van der Pauwl
ENGENHARIAS: POLÍMEROS
description Os Polímeros Intrinsecamente Condutores (Intrinsically Conducting Polymers ICPs) têm sido objeto de estudo de diversas pesquisas devido ao grande potencial em aplicações tecnológicas. O baixo custo do monômero, a facilidade de síntese e de dopagem, a estabilidade química em condições ambientais e a facilidade de polimerização fazem com que a Polianilina (PANI) seja um dos ICPs mais estudados nos últimos anos, podendo ser obtido diretamente no estado dopado (ou seja, condutor), conhecido como Sal de Esmeraldina (PANI-ES). Porém, quando este polímero é submetido a processos de neutralização em soluções básicas, a sua condutividade decresce, podendo atingir valores de materiais isolantes e, durante este processo de neutralização, são observadas modificações estruturais e morfológicas. O objeto de estudo deste projeto será a Polianilina Base de Esmeraldina (PANI-EB), polímero que será obtido através da neutralização (ou desprotonação) da Polianilina Sal de Esmeraldina (PANI-ES), em solução básica de hidróxido de sódio (NaOH 1,0 mol/L), através de diferentes tempos de neutralização. Pretende-se correlacionar as propriedades elétricas com as propriedades estruturais e morfológicas deste material, através das técnicas de Espectroscopia no Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e o Método de Van der Pauwl.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-31
2016-09-23T15:39:30Z
2016-09-23T15:39:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3796
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3796
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Física
Instituto de Ciências Exatas
PROGRAMA PIBIC 2013
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Física
Instituto de Ciências Exatas
PROGRAMA PIBIC 2013
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813274287953412096