Teses e dissertações: avaliação bibliométrica no âmbito da UFAM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leão, Kelen Suely de Alencar
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6688
Resumo: Analisa bibliometricamente as teses e dissertações produzidas nos programas de pós- graduação stricto sensu da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), arrolando os indicadores da produção científica.A bibliometria é uma das formas de medição da ciência e dos fluxos de informação, assim como a cienciometria, informetria e webometria, que apresentam algumas semelhanças, contudo, com características e funções próprias. A bibliometria se propõe a estudar os aspectos quantitativos da produção, disseminação e uso da informação registrada. Neste sentido, a natureza deste estudo efetiva-se no intuito de promover a geração de indicadores estratégicos capazes de identificar as fortalezas e debilidades dos programas de pós-graduação stricto sensu instalados na UFAM. Portanto, o objetivo geral deste projeto é mensurar bibliometricamente a produção de teses e dissertações da UFAM. Os objetivos específicos são elencar a produção científica de teses e dissertações da UFAM, arrolar os indicadores das teses e dissertações da UFAM e apontar os níveis quantitativos de teses e dissertações da UFAM. O universo de pesquisa consiste nos 16 programas de pós-graduação stricto sensu da UFAM. São considerados como sujeitos da pesquisa os indicadores bibliométricos das 410 dissertações defendidas nos programas de pós- graduação stricto sensu da UFAM, no período de 1984 a 2004. Conclui-se que a grande área do conhecimento em Ciências Biológicas obteve o maior número de dissertações, com 39% de produção. O programa em Educação prevaleceu com um de 115 dissertações produzidas. A grande área do conhecimento em Ciências Biológicas foi a maior contemplada pelo custeio através da CAPES. O programa Ciências do Ambiente obteve o maior quadro de 31 orientadores.
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