Estudo sobre os fatores que influenciam na distribuição e abundância da arraia cururu (Potamotrygon sp.) e Paratrygon aiereba na confluência do Rio Demeni com o Rio Negro (Amazônia Central)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sergio Lucas da Rocha Cunha
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2496
Resumo: A espécie Potamotrygon sp. (arraia cururu, espécie ainda não descrita na literatura) tem sua distribuição restrita às águas pretas e ácidas do Rio Negro. Esta arraia vive nas áreas de inundadas da floresta (igapós de água preta) onde as suas principais presas são comuns e abundantes. Aparentemente esta espécie possui baixa densidade populacional nas águas esverdeadas do Rio Branco. Isto sugere que esta espécie parece tolerar especialmente a água preta, mas não a água verde oliva do Rio Branco. Há indícios fisiológicos que esta arraia não seja tolerante à água do Rio Branco. Na primeira fase deste estudo, foi observado que experimentalmente a arraia cururu perde excessivamente íons cloreto após exposição à água do Rio Branco (dados ainda não divulgados do projeto PIBIC PIB-B 033/2010 Testando a hipótese da barreira hidrográfica: estudo dos efeitos da exposição à água do Rio Branco sobre a osmorregulação da arraia cururu, Potamotrygon sp. (Elasmobranchii: Potamotrygonidae) ). Contudo, não existe informação sobre como os fatores bióticos (por exemplo, dieta e sua relação com o ambiente) podem influenciar na distribuição e abundância desta espécie na região do Médio Rio Negro, especialmente naquelas populações que, por ventura, possam tolerar as águas do Rio Branco. Portanto, este aspecto será investigado nesta segunda fase do projeto.
id UFAM-1_6698c3b36c88f19a03a6c15252b3d8d0
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/2496
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Estudo sobre os fatores que influenciam na distribuição e abundância da arraia cururu (Potamotrygon sp.) e Paratrygon aiereba na confluência do Rio Demeni com o Rio Negro (Amazônia Central)PotamotrygonidaeArraia cururuAbundância relativaCIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ECOLOGIAA espécie Potamotrygon sp. (arraia cururu, espécie ainda não descrita na literatura) tem sua distribuição restrita às águas pretas e ácidas do Rio Negro. Esta arraia vive nas áreas de inundadas da floresta (igapós de água preta) onde as suas principais presas são comuns e abundantes. Aparentemente esta espécie possui baixa densidade populacional nas águas esverdeadas do Rio Branco. Isto sugere que esta espécie parece tolerar especialmente a água preta, mas não a água verde oliva do Rio Branco. Há indícios fisiológicos que esta arraia não seja tolerante à água do Rio Branco. Na primeira fase deste estudo, foi observado que experimentalmente a arraia cururu perde excessivamente íons cloreto após exposição à água do Rio Branco (dados ainda não divulgados do projeto PIBIC PIB-B 033/2010 Testando a hipótese da barreira hidrográfica: estudo dos efeitos da exposição à água do Rio Branco sobre a osmorregulação da arraia cururu, Potamotrygon sp. (Elasmobranchii: Potamotrygonidae) ). Contudo, não existe informação sobre como os fatores bióticos (por exemplo, dieta e sua relação com o ambiente) podem influenciar na distribuição e abundância desta espécie na região do Médio Rio Negro, especialmente naquelas populações que, por ventura, possam tolerar as águas do Rio Branco. Portanto, este aspecto será investigado nesta segunda fase do projeto.CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilCiências MorfológicaInstituto de Ciências BiológicasPROGRAMA PIBIC 2011UFAMWallice Luiz Paxiúba DuncanJuliana Leal DanilowÍlan da Silva RodriguesSergio Lucas da Rocha Cunha2016-09-23T15:19:57Z2016-09-23T15:19:57Z2012-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2496application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-13T03:10:46Zoai:localhost:prefix/2496Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-13T03:10:46Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo sobre os fatores que influenciam na distribuição e abundância da arraia cururu (Potamotrygon sp.) e Paratrygon aiereba na confluência do Rio Demeni com o Rio Negro (Amazônia Central)
title Estudo sobre os fatores que influenciam na distribuição e abundância da arraia cururu (Potamotrygon sp.) e Paratrygon aiereba na confluência do Rio Demeni com o Rio Negro (Amazônia Central)
spellingShingle Estudo sobre os fatores que influenciam na distribuição e abundância da arraia cururu (Potamotrygon sp.) e Paratrygon aiereba na confluência do Rio Demeni com o Rio Negro (Amazônia Central)
Sergio Lucas da Rocha Cunha
Potamotrygonidae
Arraia cururu
Abundância relativa
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ECOLOGIA
title_short Estudo sobre os fatores que influenciam na distribuição e abundância da arraia cururu (Potamotrygon sp.) e Paratrygon aiereba na confluência do Rio Demeni com o Rio Negro (Amazônia Central)
title_full Estudo sobre os fatores que influenciam na distribuição e abundância da arraia cururu (Potamotrygon sp.) e Paratrygon aiereba na confluência do Rio Demeni com o Rio Negro (Amazônia Central)
title_fullStr Estudo sobre os fatores que influenciam na distribuição e abundância da arraia cururu (Potamotrygon sp.) e Paratrygon aiereba na confluência do Rio Demeni com o Rio Negro (Amazônia Central)
title_full_unstemmed Estudo sobre os fatores que influenciam na distribuição e abundância da arraia cururu (Potamotrygon sp.) e Paratrygon aiereba na confluência do Rio Demeni com o Rio Negro (Amazônia Central)
title_sort Estudo sobre os fatores que influenciam na distribuição e abundância da arraia cururu (Potamotrygon sp.) e Paratrygon aiereba na confluência do Rio Demeni com o Rio Negro (Amazônia Central)
author Sergio Lucas da Rocha Cunha
author_facet Sergio Lucas da Rocha Cunha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Wallice Luiz Paxiúba Duncan
Juliana Leal Danilow
Ílan da Silva Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Sergio Lucas da Rocha Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Potamotrygonidae
Arraia cururu
Abundância relativa
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ECOLOGIA
topic Potamotrygonidae
Arraia cururu
Abundância relativa
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ECOLOGIA
description A espécie Potamotrygon sp. (arraia cururu, espécie ainda não descrita na literatura) tem sua distribuição restrita às águas pretas e ácidas do Rio Negro. Esta arraia vive nas áreas de inundadas da floresta (igapós de água preta) onde as suas principais presas são comuns e abundantes. Aparentemente esta espécie possui baixa densidade populacional nas águas esverdeadas do Rio Branco. Isto sugere que esta espécie parece tolerar especialmente a água preta, mas não a água verde oliva do Rio Branco. Há indícios fisiológicos que esta arraia não seja tolerante à água do Rio Branco. Na primeira fase deste estudo, foi observado que experimentalmente a arraia cururu perde excessivamente íons cloreto após exposição à água do Rio Branco (dados ainda não divulgados do projeto PIBIC PIB-B 033/2010 Testando a hipótese da barreira hidrográfica: estudo dos efeitos da exposição à água do Rio Branco sobre a osmorregulação da arraia cururu, Potamotrygon sp. (Elasmobranchii: Potamotrygonidae) ). Contudo, não existe informação sobre como os fatores bióticos (por exemplo, dieta e sua relação com o ambiente) podem influenciar na distribuição e abundância desta espécie na região do Médio Rio Negro, especialmente naquelas populações que, por ventura, possam tolerar as águas do Rio Branco. Portanto, este aspecto será investigado nesta segunda fase do projeto.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-31
2016-09-23T15:19:57Z
2016-09-23T15:19:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2496
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Ciências Morfológica
Instituto de Ciências Biológicas
PROGRAMA PIBIC 2011
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Ciências Morfológica
Instituto de Ciências Biológicas
PROGRAMA PIBIC 2011
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061045740208128