Análise genético-populacional de Podocnemis sextuberculata (Testudines, Podocnemididae, Cornalia 1849) na calha do rio Juruá, utilizando a Região Controle do DNA mitocondrial (D - loop)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcos do Prado Sotero
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1222
Resumo: Quelônios são os únicos répteis dotados de carapaça para sua proteção. Dentro deste grupo incluem-se as tartarugas, animais de fácil adaptação e comumente encontrados em áreas tropicais e subtropicais. A América do Sul comporta aproximadamente 20% de todas as espécies de tartaruga existentes no mundo e, no Brasil, estes animais também têm grande importância devido à utilização de sua carne e ovos na alimentação de populações ribeirinhas e por possuir um alto valor no comércio. Na Amazônia brasileira os quelônios mais utilizados na alimentação são os do gênero Podocnemis, entre elas a Podocnemis sextuberculata, que pode ser encontrada nos rios de água barrenta como o Solimões e de águas claras como o Trombetas. Esta espécie vem sendo explorada permanentemente pelo homem, sendo classificada como vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) ou World Conservation Union. Como a exploração pode causar profundas modificações na densidade e na estrutura populacional de espécies, este trabalho tem como objetivo detectar e comparar as variações genéticas existentes dentro e entre as populações, bem como verificar a existência de populações geneticamente estruturadas a partir da análise da região controle do DNA mitocondrial de populações nativas da Amazônia. A ausência de informações genético-populacionais dificulta a determinação da situação atual da espécie e a implantação de práticas conservacionistas. Por esta razão, estudos a nível molecular em conjunto aos estudos ecológicos são indispensáveis para auxiliar a elaboração de projetos de manejo adequados à conservação para esta espécie.
id UFAM-1_8052da04e7ddb71ed6f292b746e01e68
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/1222
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Análise genético-populacional de Podocnemis sextuberculata (Testudines, Podocnemididae, Cornalia 1849) na calha do rio Juruá, utilizando a Região Controle do DNA mitocondrial (D - loop)Podocnemis sextuberculataDNAmtEstudo populacionalCIÊNCIAS BIOLÓGICAS: GENÉTICAQuelônios são os únicos répteis dotados de carapaça para sua proteção. Dentro deste grupo incluem-se as tartarugas, animais de fácil adaptação e comumente encontrados em áreas tropicais e subtropicais. A América do Sul comporta aproximadamente 20% de todas as espécies de tartaruga existentes no mundo e, no Brasil, estes animais também têm grande importância devido à utilização de sua carne e ovos na alimentação de populações ribeirinhas e por possuir um alto valor no comércio. Na Amazônia brasileira os quelônios mais utilizados na alimentação são os do gênero Podocnemis, entre elas a Podocnemis sextuberculata, que pode ser encontrada nos rios de água barrenta como o Solimões e de águas claras como o Trombetas. Esta espécie vem sendo explorada permanentemente pelo homem, sendo classificada como vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) ou World Conservation Union. Como a exploração pode causar profundas modificações na densidade e na estrutura populacional de espécies, este trabalho tem como objetivo detectar e comparar as variações genéticas existentes dentro e entre as populações, bem como verificar a existência de populações geneticamente estruturadas a partir da análise da região controle do DNA mitocondrial de populações nativas da Amazônia. A ausência de informações genético-populacionais dificulta a determinação da situação atual da espécie e a implantação de práticas conservacionistas. Por esta razão, estudos a nível molecular em conjunto aos estudos ecológicos são indispensáveis para auxiliar a elaboração de projetos de manejo adequados à conservação para esta espécie.CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilCiências FisiológicasInstituto de Ciências BiológicasPrograma PIBIC 2008UFAMMaria das Neves da Silva VianaCleiton Fantin RezendeMarcos do Prado Sotero2016-09-23T14:00:16Z2016-09-23T14:00:16Z2009-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1222application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-26T14:56:47Zoai:localhost:prefix/1222Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-26T14:56:47Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise genético-populacional de Podocnemis sextuberculata (Testudines, Podocnemididae, Cornalia 1849) na calha do rio Juruá, utilizando a Região Controle do DNA mitocondrial (D - loop)
title Análise genético-populacional de Podocnemis sextuberculata (Testudines, Podocnemididae, Cornalia 1849) na calha do rio Juruá, utilizando a Região Controle do DNA mitocondrial (D - loop)
spellingShingle Análise genético-populacional de Podocnemis sextuberculata (Testudines, Podocnemididae, Cornalia 1849) na calha do rio Juruá, utilizando a Região Controle do DNA mitocondrial (D - loop)
Marcos do Prado Sotero
Podocnemis sextuberculata
DNAmt
Estudo populacional
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: GENÉTICA
title_short Análise genético-populacional de Podocnemis sextuberculata (Testudines, Podocnemididae, Cornalia 1849) na calha do rio Juruá, utilizando a Região Controle do DNA mitocondrial (D - loop)
title_full Análise genético-populacional de Podocnemis sextuberculata (Testudines, Podocnemididae, Cornalia 1849) na calha do rio Juruá, utilizando a Região Controle do DNA mitocondrial (D - loop)
title_fullStr Análise genético-populacional de Podocnemis sextuberculata (Testudines, Podocnemididae, Cornalia 1849) na calha do rio Juruá, utilizando a Região Controle do DNA mitocondrial (D - loop)
title_full_unstemmed Análise genético-populacional de Podocnemis sextuberculata (Testudines, Podocnemididae, Cornalia 1849) na calha do rio Juruá, utilizando a Região Controle do DNA mitocondrial (D - loop)
title_sort Análise genético-populacional de Podocnemis sextuberculata (Testudines, Podocnemididae, Cornalia 1849) na calha do rio Juruá, utilizando a Região Controle do DNA mitocondrial (D - loop)
author Marcos do Prado Sotero
author_facet Marcos do Prado Sotero
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maria das Neves da Silva Viana
Cleiton Fantin Rezende
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcos do Prado Sotero
dc.subject.por.fl_str_mv Podocnemis sextuberculata
DNAmt
Estudo populacional
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: GENÉTICA
topic Podocnemis sextuberculata
DNAmt
Estudo populacional
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: GENÉTICA
description Quelônios são os únicos répteis dotados de carapaça para sua proteção. Dentro deste grupo incluem-se as tartarugas, animais de fácil adaptação e comumente encontrados em áreas tropicais e subtropicais. A América do Sul comporta aproximadamente 20% de todas as espécies de tartaruga existentes no mundo e, no Brasil, estes animais também têm grande importância devido à utilização de sua carne e ovos na alimentação de populações ribeirinhas e por possuir um alto valor no comércio. Na Amazônia brasileira os quelônios mais utilizados na alimentação são os do gênero Podocnemis, entre elas a Podocnemis sextuberculata, que pode ser encontrada nos rios de água barrenta como o Solimões e de águas claras como o Trombetas. Esta espécie vem sendo explorada permanentemente pelo homem, sendo classificada como vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) ou World Conservation Union. Como a exploração pode causar profundas modificações na densidade e na estrutura populacional de espécies, este trabalho tem como objetivo detectar e comparar as variações genéticas existentes dentro e entre as populações, bem como verificar a existência de populações geneticamente estruturadas a partir da análise da região controle do DNA mitocondrial de populações nativas da Amazônia. A ausência de informações genético-populacionais dificulta a determinação da situação atual da espécie e a implantação de práticas conservacionistas. Por esta razão, estudos a nível molecular em conjunto aos estudos ecológicos são indispensáveis para auxiliar a elaboração de projetos de manejo adequados à conservação para esta espécie.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-07-31
2016-09-23T14:00:16Z
2016-09-23T14:00:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1222
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Ciências Fisiológicas
Instituto de Ciências Biológicas
Programa PIBIC 2008
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Ciências Fisiológicas
Instituto de Ciências Biológicas
Programa PIBIC 2008
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813274260602355712