Agricultores urbanos: a produção de farinha em Uarini (AM)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silvio Ricardo da Silva Rocha
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1840
Resumo: A agricultura historicamente teve e tem um papel fundamental para o desenvolvimento econômico do país. Entre as atividades econômicas ligadas ao campo, tais como o extrativismo, tanto animal como vegetal, e a criação de animais, a agricultura sempre se mostrou como a principal forma de trabalho camponês. Na Amazônia em particular, essa importância econômica na vida dos moradores locais, ganha um destaque ainda maior. Na região o cultivo da mandioca para produção dos seus derivados como a farinha, a goma, o tucupi entre outros é a principal forma de cultivo na agricultura. O cultivo da mandioca com destino para a produção da farinha em especial no município de Uarini torna-se indispensável não só para a vida econômica como também cultural daqueles que a fabricam, que denominaremos de agricultores urbanos . Neste sentido, o objetivo deste projeto é analisar a importância socioeconômica e cultural da produção da farinha no Município de Uarini, para tanto necessitaremos antes traçar o perfil histórico e socioeconômico dos agricultores urbanos além de evidenciar os fatores socioeconômicos e culturais que influenciam a produção de farinha e por último mostrar o papel social dos agricultores urbanos na produção da farinha para a vida de Uarini. Como metodologia, teremos 1) levantamento bibliográfico procurando explicitar os elementos teóricos referente ao problema estudado; 2) pesquisa exaustiva na coletas de dado já existente (dados secundários) nos órgãos públicos relacionados ao tema da pesquisa; 3) Levantamentos de dados primários com os seguintes instrumentos: a aplicação de 30 questionários com perguntas abertas e fechadas relacionadas ao tema da pesquisa perfazendo um total de 70 sujeitos entrevistados; Entrevista semi-estruturada adequada à realidade da pesquisa; anotações no diário de campo durante as viagens e por ultimo recursos fotográficos e de gravadores digitais.
id UFAM-1_830823112f050c80ea353a37a66b6b93
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/1840
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Agricultores urbanos: a produção de farinha em Uarini (AM)Agricultores UrbanosProdução agrícolaFatores culturaisCIÊNCIAS HUMANAS: SOCIOLOGIAA agricultura historicamente teve e tem um papel fundamental para o desenvolvimento econômico do país. Entre as atividades econômicas ligadas ao campo, tais como o extrativismo, tanto animal como vegetal, e a criação de animais, a agricultura sempre se mostrou como a principal forma de trabalho camponês. Na Amazônia em particular, essa importância econômica na vida dos moradores locais, ganha um destaque ainda maior. Na região o cultivo da mandioca para produção dos seus derivados como a farinha, a goma, o tucupi entre outros é a principal forma de cultivo na agricultura. O cultivo da mandioca com destino para a produção da farinha em especial no município de Uarini torna-se indispensável não só para a vida econômica como também cultural daqueles que a fabricam, que denominaremos de agricultores urbanos . Neste sentido, o objetivo deste projeto é analisar a importância socioeconômica e cultural da produção da farinha no Município de Uarini, para tanto necessitaremos antes traçar o perfil histórico e socioeconômico dos agricultores urbanos além de evidenciar os fatores socioeconômicos e culturais que influenciam a produção de farinha e por último mostrar o papel social dos agricultores urbanos na produção da farinha para a vida de Uarini. Como metodologia, teremos 1) levantamento bibliográfico procurando explicitar os elementos teóricos referente ao problema estudado; 2) pesquisa exaustiva na coletas de dado já existente (dados secundários) nos órgãos públicos relacionados ao tema da pesquisa; 3) Levantamentos de dados primários com os seguintes instrumentos: a aplicação de 30 questionários com perguntas abertas e fechadas relacionadas ao tema da pesquisa perfazendo um total de 70 sujeitos entrevistados; Entrevista semi-estruturada adequada à realidade da pesquisa; anotações no diário de campo durante as viagens e por ultimo recursos fotográficos e de gravadores digitais.CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilCiências SociaisInstituto de Ciências Humanas e LetrasPrograma PIBIC 2009UFAMAntonio Carlos WitkoskiSilvio Ricardo da Silva Rocha2016-09-23T15:08:52Z2016-09-23T15:08:52Z2010-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1840application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-18T04:49:28Zoai:localhost:prefix/1840Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-18T04:49:28Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Agricultores urbanos: a produção de farinha em Uarini (AM)
title Agricultores urbanos: a produção de farinha em Uarini (AM)
spellingShingle Agricultores urbanos: a produção de farinha em Uarini (AM)
Silvio Ricardo da Silva Rocha
Agricultores Urbanos
Produção agrícola
Fatores culturais
CIÊNCIAS HUMANAS: SOCIOLOGIA
title_short Agricultores urbanos: a produção de farinha em Uarini (AM)
title_full Agricultores urbanos: a produção de farinha em Uarini (AM)
title_fullStr Agricultores urbanos: a produção de farinha em Uarini (AM)
title_full_unstemmed Agricultores urbanos: a produção de farinha em Uarini (AM)
title_sort Agricultores urbanos: a produção de farinha em Uarini (AM)
author Silvio Ricardo da Silva Rocha
author_facet Silvio Ricardo da Silva Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antonio Carlos Witkoski
dc.contributor.author.fl_str_mv Silvio Ricardo da Silva Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultores Urbanos
Produção agrícola
Fatores culturais
CIÊNCIAS HUMANAS: SOCIOLOGIA
topic Agricultores Urbanos
Produção agrícola
Fatores culturais
CIÊNCIAS HUMANAS: SOCIOLOGIA
description A agricultura historicamente teve e tem um papel fundamental para o desenvolvimento econômico do país. Entre as atividades econômicas ligadas ao campo, tais como o extrativismo, tanto animal como vegetal, e a criação de animais, a agricultura sempre se mostrou como a principal forma de trabalho camponês. Na Amazônia em particular, essa importância econômica na vida dos moradores locais, ganha um destaque ainda maior. Na região o cultivo da mandioca para produção dos seus derivados como a farinha, a goma, o tucupi entre outros é a principal forma de cultivo na agricultura. O cultivo da mandioca com destino para a produção da farinha em especial no município de Uarini torna-se indispensável não só para a vida econômica como também cultural daqueles que a fabricam, que denominaremos de agricultores urbanos . Neste sentido, o objetivo deste projeto é analisar a importância socioeconômica e cultural da produção da farinha no Município de Uarini, para tanto necessitaremos antes traçar o perfil histórico e socioeconômico dos agricultores urbanos além de evidenciar os fatores socioeconômicos e culturais que influenciam a produção de farinha e por último mostrar o papel social dos agricultores urbanos na produção da farinha para a vida de Uarini. Como metodologia, teremos 1) levantamento bibliográfico procurando explicitar os elementos teóricos referente ao problema estudado; 2) pesquisa exaustiva na coletas de dado já existente (dados secundários) nos órgãos públicos relacionados ao tema da pesquisa; 3) Levantamentos de dados primários com os seguintes instrumentos: a aplicação de 30 questionários com perguntas abertas e fechadas relacionadas ao tema da pesquisa perfazendo um total de 70 sujeitos entrevistados; Entrevista semi-estruturada adequada à realidade da pesquisa; anotações no diário de campo durante as viagens e por ultimo recursos fotográficos e de gravadores digitais.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-28
2016-09-23T15:08:52Z
2016-09-23T15:08:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1840
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Ciências Sociais
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa PIBIC 2009
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Ciências Sociais
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa PIBIC 2009
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061043878985728