Caracterização estrutural e morfológica do Polipirrol por XRD, FTIR e SEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scarlat Farias Alves Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3800
Resumo: Com a descoberta, na década de 70 do século passado, de que alguns polímeros tornavam-se condutores intrinsecamente eletrônicos quando dopados, o interesse por Polímeros Intrinsecamente Condutores (ICPs) aumentou consideravelmente. O polipirrol (PPY) é um dos polímeros intrinsecamente condutores que mais tem atraído a atenção de pesquisadores, tanto do ponto de vista fundamental quanto aplicado, devido à sua alta condutividade, estabilidade química e facilidade de síntese. Suas propriedades redox, ópticas e elétricas os tornam potenciais para diversas aplicações, tais como, dispositivos eletrocrômicos, baterias, capacitores e sensores, abrindo novas perspectivas para as áreas de nanociência e nanotecnologia. A investigação estrutural e morfológica de polímeros nanoestruturados semicristalinos continua sendo um importante tópico de pesquisa em muitas áreas. O objeto de estudo deste projeto será o Polipirrol (PPY), o qual será obtido por polimerização oxidativa em diferentes tempos de síntese. Assim, pretende-se realizar uma caracterização estrutural e morfológica do PPY dos polímeros obtidos para cada diferente tempo de síntese. Para isso, serão utilizadas as técnicas de Difração de Raios X (XRD), determinação do Percentual de Cristalinidade, Espectroscopia no Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR) e Microscopia Eletrônica de Varredura (SEM).
id UFAM-1_86ef185a0fde836641d7474b4ddb3250
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/3800
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Caracterização estrutural e morfológica do Polipirrol por XRD, FTIR e SEMPolipirrolFTIRSEMENGENHARIAS: POLÍMEROSCom a descoberta, na década de 70 do século passado, de que alguns polímeros tornavam-se condutores intrinsecamente eletrônicos quando dopados, o interesse por Polímeros Intrinsecamente Condutores (ICPs) aumentou consideravelmente. O polipirrol (PPY) é um dos polímeros intrinsecamente condutores que mais tem atraído a atenção de pesquisadores, tanto do ponto de vista fundamental quanto aplicado, devido à sua alta condutividade, estabilidade química e facilidade de síntese. Suas propriedades redox, ópticas e elétricas os tornam potenciais para diversas aplicações, tais como, dispositivos eletrocrômicos, baterias, capacitores e sensores, abrindo novas perspectivas para as áreas de nanociência e nanotecnologia. A investigação estrutural e morfológica de polímeros nanoestruturados semicristalinos continua sendo um importante tópico de pesquisa em muitas áreas. O objeto de estudo deste projeto será o Polipirrol (PPY), o qual será obtido por polimerização oxidativa em diferentes tempos de síntese. Assim, pretende-se realizar uma caracterização estrutural e morfológica do PPY dos polímeros obtidos para cada diferente tempo de síntese. Para isso, serão utilizadas as técnicas de Difração de Raios X (XRD), determinação do Percentual de Cristalinidade, Espectroscopia no Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR) e Microscopia Eletrônica de Varredura (SEM).FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilFísicaInstituto de Ciências ExatasPROGRAMA PIBIC 2013UFAMEdgar Aparecido SanchesScarlat Farias Alves Silva2016-09-23T15:39:31Z2016-09-23T15:39:31Z2014-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3800application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-11T23:59:25Zoai:localhost:prefix/3800Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-11T23:59:25Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização estrutural e morfológica do Polipirrol por XRD, FTIR e SEM
title Caracterização estrutural e morfológica do Polipirrol por XRD, FTIR e SEM
spellingShingle Caracterização estrutural e morfológica do Polipirrol por XRD, FTIR e SEM
Scarlat Farias Alves Silva
Polipirrol
FTIR
SEM
ENGENHARIAS: POLÍMEROS
title_short Caracterização estrutural e morfológica do Polipirrol por XRD, FTIR e SEM
title_full Caracterização estrutural e morfológica do Polipirrol por XRD, FTIR e SEM
title_fullStr Caracterização estrutural e morfológica do Polipirrol por XRD, FTIR e SEM
title_full_unstemmed Caracterização estrutural e morfológica do Polipirrol por XRD, FTIR e SEM
title_sort Caracterização estrutural e morfológica do Polipirrol por XRD, FTIR e SEM
author Scarlat Farias Alves Silva
author_facet Scarlat Farias Alves Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Edgar Aparecido Sanches
dc.contributor.author.fl_str_mv Scarlat Farias Alves Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Polipirrol
FTIR
SEM
ENGENHARIAS: POLÍMEROS
topic Polipirrol
FTIR
SEM
ENGENHARIAS: POLÍMEROS
description Com a descoberta, na década de 70 do século passado, de que alguns polímeros tornavam-se condutores intrinsecamente eletrônicos quando dopados, o interesse por Polímeros Intrinsecamente Condutores (ICPs) aumentou consideravelmente. O polipirrol (PPY) é um dos polímeros intrinsecamente condutores que mais tem atraído a atenção de pesquisadores, tanto do ponto de vista fundamental quanto aplicado, devido à sua alta condutividade, estabilidade química e facilidade de síntese. Suas propriedades redox, ópticas e elétricas os tornam potenciais para diversas aplicações, tais como, dispositivos eletrocrômicos, baterias, capacitores e sensores, abrindo novas perspectivas para as áreas de nanociência e nanotecnologia. A investigação estrutural e morfológica de polímeros nanoestruturados semicristalinos continua sendo um importante tópico de pesquisa em muitas áreas. O objeto de estudo deste projeto será o Polipirrol (PPY), o qual será obtido por polimerização oxidativa em diferentes tempos de síntese. Assim, pretende-se realizar uma caracterização estrutural e morfológica do PPY dos polímeros obtidos para cada diferente tempo de síntese. Para isso, serão utilizadas as técnicas de Difração de Raios X (XRD), determinação do Percentual de Cristalinidade, Espectroscopia no Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR) e Microscopia Eletrônica de Varredura (SEM).
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-31
2016-09-23T15:39:31Z
2016-09-23T15:39:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3800
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Física
Instituto de Ciências Exatas
PROGRAMA PIBIC 2013
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Física
Instituto de Ciências Exatas
PROGRAMA PIBIC 2013
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061049720602624