O pólo de duas rodas e interiorização do desenvolvimento: Os impactos do Pólo Industrial de Manaus nas cidades de Itacoatiara e Parintins
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2356 |
Resumo: | Tal proposta diz respeito a uma análise dos impactos do pólo industrial de Manaus, especificamente do pólo de duas rodas nas cidades do interior do Estado: Itacoatiara e Parintins, que com a consolidação do projeto PIM aliado ao projeto de Interiorização do Desenvolvimento da Amazônia (AMOC), sugere o desenvolvimento das cidades no entorno de Manaus. Logo, então verificar se o desenvolvimento industrial, especificamente o pólo duas rodas, tem algum reflexo nas cidades do interior é necessário para a compreensão e análise crítica do modelo. Porém, sabe-se que a distribuição das atividades econômicas e do capital no espaço tende à concentração. O resultado da interação de fatores aglomerativos e desaglomerativos, por sua vez, interfere na determinação do valor de serviços urbanos e na rede urbana e dinâmicas regionais. (AMARAL, 2005) o que nos leva a considerar a Teoria do Desenvolvimento Geográfico Desigual como principal ferramenta teórica para esta pesquisa. |
id |
UFAM-1_8b6f1d0460ad9e175128692138ac16e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:prefix/2356 |
network_acronym_str |
UFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFAM |
repository_id_str |
|
spelling |
O pólo de duas rodas e interiorização do desenvolvimento: Os impactos do Pólo Industrial de Manaus nas cidades de Itacoatiara e ParintinsPólo de duas rodasItacoatiaraParintinsCIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIATal proposta diz respeito a uma análise dos impactos do pólo industrial de Manaus, especificamente do pólo de duas rodas nas cidades do interior do Estado: Itacoatiara e Parintins, que com a consolidação do projeto PIM aliado ao projeto de Interiorização do Desenvolvimento da Amazônia (AMOC), sugere o desenvolvimento das cidades no entorno de Manaus. Logo, então verificar se o desenvolvimento industrial, especificamente o pólo duas rodas, tem algum reflexo nas cidades do interior é necessário para a compreensão e análise crítica do modelo. Porém, sabe-se que a distribuição das atividades econômicas e do capital no espaço tende à concentração. O resultado da interação de fatores aglomerativos e desaglomerativos, por sua vez, interfere na determinação do valor de serviços urbanos e na rede urbana e dinâmicas regionais. (AMARAL, 2005) o que nos leva a considerar a Teoria do Desenvolvimento Geográfico Desigual como principal ferramenta teórica para esta pesquisa.CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilGeografiaInstituto de Ciências Humanas e LetrasPROGRAMA PIBIC 2010UFAMTatiana SchorMoises Augusto Tavares Pinto2016-09-23T15:16:57Z2016-09-23T15:16:57Z2011-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2356application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-17T20:38:49Zoai:localhost:prefix/2356Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-17T20:38:49Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O pólo de duas rodas e interiorização do desenvolvimento: Os impactos do Pólo Industrial de Manaus nas cidades de Itacoatiara e Parintins |
title |
O pólo de duas rodas e interiorização do desenvolvimento: Os impactos do Pólo Industrial de Manaus nas cidades de Itacoatiara e Parintins |
spellingShingle |
O pólo de duas rodas e interiorização do desenvolvimento: Os impactos do Pólo Industrial de Manaus nas cidades de Itacoatiara e Parintins Moises Augusto Tavares Pinto Pólo de duas rodas Itacoatiara Parintins CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA |
title_short |
O pólo de duas rodas e interiorização do desenvolvimento: Os impactos do Pólo Industrial de Manaus nas cidades de Itacoatiara e Parintins |
title_full |
O pólo de duas rodas e interiorização do desenvolvimento: Os impactos do Pólo Industrial de Manaus nas cidades de Itacoatiara e Parintins |
title_fullStr |
O pólo de duas rodas e interiorização do desenvolvimento: Os impactos do Pólo Industrial de Manaus nas cidades de Itacoatiara e Parintins |
title_full_unstemmed |
O pólo de duas rodas e interiorização do desenvolvimento: Os impactos do Pólo Industrial de Manaus nas cidades de Itacoatiara e Parintins |
title_sort |
O pólo de duas rodas e interiorização do desenvolvimento: Os impactos do Pólo Industrial de Manaus nas cidades de Itacoatiara e Parintins |
author |
Moises Augusto Tavares Pinto |
author_facet |
Moises Augusto Tavares Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tatiana Schor |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moises Augusto Tavares Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pólo de duas rodas Itacoatiara Parintins CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA |
topic |
Pólo de duas rodas Itacoatiara Parintins CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA |
description |
Tal proposta diz respeito a uma análise dos impactos do pólo industrial de Manaus, especificamente do pólo de duas rodas nas cidades do interior do Estado: Itacoatiara e Parintins, que com a consolidação do projeto PIM aliado ao projeto de Interiorização do Desenvolvimento da Amazônia (AMOC), sugere o desenvolvimento das cidades no entorno de Manaus. Logo, então verificar se o desenvolvimento industrial, especificamente o pólo duas rodas, tem algum reflexo nas cidades do interior é necessário para a compreensão e análise crítica do modelo. Porém, sabe-se que a distribuição das atividades econômicas e do capital no espaço tende à concentração. O resultado da interação de fatores aglomerativos e desaglomerativos, por sua vez, interfere na determinação do valor de serviços urbanos e na rede urbana e dinâmicas regionais. (AMARAL, 2005) o que nos leva a considerar a Teoria do Desenvolvimento Geográfico Desigual como principal ferramenta teórica para esta pesquisa. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-01 2016-09-23T15:16:57Z 2016-09-23T15:16:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2356 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2356 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Geografia Instituto de Ciências Humanas e Letras PROGRAMA PIBIC 2010 UFAM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Geografia Instituto de Ciências Humanas e Letras PROGRAMA PIBIC 2010 UFAM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFAM |
collection |
Repositório Institucional da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798061045293514752 |