O tema animais silvestres nos materiais didáticos do Ensino Fundamental de escolas públicas do bairro Coroado em Manaus/AM
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1847 |
Resumo: | A preocupação com as mudanças ambientais do planeta Terra tem se manifestado no meio educacional, seja na legislação Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Parâmetros Curriculares Nacionais, Agenda Ambiental ou nos projetos pedagógicos das escolas. Um dos meios para se trabalhar essa questão é através dos livros didáticos que, além de transferir os conhecimentos orais à linguagem escrita, tornou-se um instrumento pedagógico que possibilita o processo de intelectualização e contribui para a formação social e política do indivíduo. O livro didático faz parte da construção do currículo, e é uma construção sócio-histórica formada por intenções, como Moreira e Silva (1999) colocam como não podendo ser considerados elemento inocente e neutro de transmissão desinteressada do conhecimento social. Os livros didáticos são produções culturais, resultados concretos de disputas sociais relacionadas com decisões e ações curriculares. Um estudo sobre concepções ambientais dos alunos de uma Escola Pública de Manaus, realizado por Moraes e Silva (2006) aponta que na percepção dos alunos o ambiente é visto de duas maneiras: a primeira é a de natureza/floresta , que deve ser intocada, preservada como um paraíso longe da presença humana. A outra concepção é de lugar onde vivemos o espaço construído pelo homem, que deve ser mantido sempre limpo para a melhor qualidade de vida de todos. Uma questão interessante observada foi a abordagem na fala dos alunos sobre os animais silvestre, sendo mencionados como aqueles animais perigosos e que se deve manter distância. Essa constatação sobre a relação dos seres humanos e animais na percepção dos alunos nos estudos de Moraes e Silva (2006), então, nos instigou a fazer um estudo que analise como a temática ambiental animal silvestre é abordado nos livros didáticos do ensino fundamental em duas Escolas Públicas do bairro do Coroado em Manaus/Am. Esta pesquisa é qualitativa, pois se trata de analisar categorias descritivas para a construção de dados e das análises e estão em foco de investigação os significados, as motivações, os valores (MINAYO, 1998). Levantamento de livros, cartazes, fotos e demais materiais didáticos usados nas escolas estudadas. |
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O tema animais silvestres nos materiais didáticos do Ensino Fundamental de escolas públicas do bairro Coroado em Manaus/AMAnimais silvestreMateriais didáticos de educaçãoCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOA preocupação com as mudanças ambientais do planeta Terra tem se manifestado no meio educacional, seja na legislação Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Parâmetros Curriculares Nacionais, Agenda Ambiental ou nos projetos pedagógicos das escolas. Um dos meios para se trabalhar essa questão é através dos livros didáticos que, além de transferir os conhecimentos orais à linguagem escrita, tornou-se um instrumento pedagógico que possibilita o processo de intelectualização e contribui para a formação social e política do indivíduo. O livro didático faz parte da construção do currículo, e é uma construção sócio-histórica formada por intenções, como Moreira e Silva (1999) colocam como não podendo ser considerados elemento inocente e neutro de transmissão desinteressada do conhecimento social. Os livros didáticos são produções culturais, resultados concretos de disputas sociais relacionadas com decisões e ações curriculares. Um estudo sobre concepções ambientais dos alunos de uma Escola Pública de Manaus, realizado por Moraes e Silva (2006) aponta que na percepção dos alunos o ambiente é visto de duas maneiras: a primeira é a de natureza/floresta , que deve ser intocada, preservada como um paraíso longe da presença humana. A outra concepção é de lugar onde vivemos o espaço construído pelo homem, que deve ser mantido sempre limpo para a melhor qualidade de vida de todos. Uma questão interessante observada foi a abordagem na fala dos alunos sobre os animais silvestre, sendo mencionados como aqueles animais perigosos e que se deve manter distância. Essa constatação sobre a relação dos seres humanos e animais na percepção dos alunos nos estudos de Moraes e Silva (2006), então, nos instigou a fazer um estudo que analise como a temática ambiental animal silvestre é abordado nos livros didáticos do ensino fundamental em duas Escolas Públicas do bairro do Coroado em Manaus/Am. Esta pesquisa é qualitativa, pois se trata de analisar categorias descritivas para a construção de dados e das análises e estão em foco de investigação os significados, as motivações, os valores (MINAYO, 1998). Levantamento de livros, cartazes, fotos e demais materiais didáticos usados nas escolas estudadas.CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilAdministração e PlanejamentoFaculdade de EducaçãoPrograma PIBIC 2009UFAMValéria Augusta Cerqueira de Medeiros WeigelEmelline de Melo MoraesFernanda de Souza Bruno2016-09-23T15:08:54Z2016-09-23T15:08:54Z2010-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1847application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-11T20:15:56Zoai:localhost:prefix/1847Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-11T20:15:56Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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