Função diastólica do ventrículo esquerdo em pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jéssica Pires Figueiredo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2865
Resumo: O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença crônica de etiologia desconhecida que afeta diversos órgãos e sistemas. O envolvimento cardíaco tem sido relatado em pacientes lúpicos, com significante taxa de morbimortalidade. Existe uma prevalência do comprometimento da função diastólica esquerda em pacientes com LES. A importância deste achado pode significar uma alteração precoce do relaxamento ventricular esquerdo que precederia a disfunção diastólica global, uma das formas prevalentes de insuficiência cardíaca. O ecocardiograma com Doppler é um exame não-invasivo facilmente disponível atualmente que pode auxiliar de maneira efetiva na classificação da disfunção diastólica. OBJETIVOS: O objetivo deste estudo é identificar a presença de disfunção diastólica do VE em pacientes com diagnóstico de LES acompanhados no Ambulatório Araújo Lima, na cidade de Manaus e, secundariamente, verificar a correlação entre disfunção diastólica e tempo de doença, número de fatores de risco para doença arterial coronariana (DAC) e índice de atividade da doença. MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal no qual serão selecionadas 90 pacientes com LES aleatoriamente. Estas pacientes serão divididas igualmente em 3 grupos, de acordo com atividade ou inatividade do LES e presença ou ausência de fatores de risco para DAC. Serão excluídos homens, pacientes hipertensas, coronariopatas, obesas e com idade inferior a 18 ou superior a 35 anos. A avaliação da função diastólica de todas as participantes será realizada através do ecocardiograma com Doppler. Espera-se identificar sinais de disfunção diastólica nestas pacientes utilizando alguns parâmetros ecocardiográficos.
id UFAM-1_9ab6579df62846d287f1dcc89c54cb02
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/2865
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Função diastólica do ventrículo esquerdo em pacientes com Lúpus Eritematoso SistêmicoLúpusDisfunção diastólicaEcocardiografiaCIÊNCIAS DA SAÚDE: MEDICINAO lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença crônica de etiologia desconhecida que afeta diversos órgãos e sistemas. O envolvimento cardíaco tem sido relatado em pacientes lúpicos, com significante taxa de morbimortalidade. Existe uma prevalência do comprometimento da função diastólica esquerda em pacientes com LES. A importância deste achado pode significar uma alteração precoce do relaxamento ventricular esquerdo que precederia a disfunção diastólica global, uma das formas prevalentes de insuficiência cardíaca. O ecocardiograma com Doppler é um exame não-invasivo facilmente disponível atualmente que pode auxiliar de maneira efetiva na classificação da disfunção diastólica. OBJETIVOS: O objetivo deste estudo é identificar a presença de disfunção diastólica do VE em pacientes com diagnóstico de LES acompanhados no Ambulatório Araújo Lima, na cidade de Manaus e, secundariamente, verificar a correlação entre disfunção diastólica e tempo de doença, número de fatores de risco para doença arterial coronariana (DAC) e índice de atividade da doença. MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal no qual serão selecionadas 90 pacientes com LES aleatoriamente. Estas pacientes serão divididas igualmente em 3 grupos, de acordo com atividade ou inatividade do LES e presença ou ausência de fatores de risco para DAC. Serão excluídos homens, pacientes hipertensas, coronariopatas, obesas e com idade inferior a 18 ou superior a 35 anos. A avaliação da função diastólica de todas as participantes será realizada através do ecocardiograma com Doppler. Espera-se identificar sinais de disfunção diastólica nestas pacientes utilizando alguns parâmetros ecocardiográficos.CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilClínica MédicaFaculdade de Ciências da SaúdePROGRAMA PIBIC 2011UFAMDomingos Sávio Nunes de LimaDébora de Lima MunizMarlúcia do Nascimento NobreJéssica Pires Figueiredo2016-09-23T15:23:32Z2016-09-23T15:23:32Z2012-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2865application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-13T02:59:49Zoai:localhost:prefix/2865Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-13T02:59:49Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Função diastólica do ventrículo esquerdo em pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico
title Função diastólica do ventrículo esquerdo em pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico
spellingShingle Função diastólica do ventrículo esquerdo em pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico
Jéssica Pires Figueiredo
Lúpus
Disfunção diastólica
Ecocardiografia
CIÊNCIAS DA SAÚDE: MEDICINA
title_short Função diastólica do ventrículo esquerdo em pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico
title_full Função diastólica do ventrículo esquerdo em pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico
title_fullStr Função diastólica do ventrículo esquerdo em pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico
title_full_unstemmed Função diastólica do ventrículo esquerdo em pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico
title_sort Função diastólica do ventrículo esquerdo em pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico
author Jéssica Pires Figueiredo
author_facet Jéssica Pires Figueiredo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Domingos Sávio Nunes de Lima
Débora de Lima Muniz
Marlúcia do Nascimento Nobre
dc.contributor.author.fl_str_mv Jéssica Pires Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Lúpus
Disfunção diastólica
Ecocardiografia
CIÊNCIAS DA SAÚDE: MEDICINA
topic Lúpus
Disfunção diastólica
Ecocardiografia
CIÊNCIAS DA SAÚDE: MEDICINA
description O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença crônica de etiologia desconhecida que afeta diversos órgãos e sistemas. O envolvimento cardíaco tem sido relatado em pacientes lúpicos, com significante taxa de morbimortalidade. Existe uma prevalência do comprometimento da função diastólica esquerda em pacientes com LES. A importância deste achado pode significar uma alteração precoce do relaxamento ventricular esquerdo que precederia a disfunção diastólica global, uma das formas prevalentes de insuficiência cardíaca. O ecocardiograma com Doppler é um exame não-invasivo facilmente disponível atualmente que pode auxiliar de maneira efetiva na classificação da disfunção diastólica. OBJETIVOS: O objetivo deste estudo é identificar a presença de disfunção diastólica do VE em pacientes com diagnóstico de LES acompanhados no Ambulatório Araújo Lima, na cidade de Manaus e, secundariamente, verificar a correlação entre disfunção diastólica e tempo de doença, número de fatores de risco para doença arterial coronariana (DAC) e índice de atividade da doença. MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal no qual serão selecionadas 90 pacientes com LES aleatoriamente. Estas pacientes serão divididas igualmente em 3 grupos, de acordo com atividade ou inatividade do LES e presença ou ausência de fatores de risco para DAC. Serão excluídos homens, pacientes hipertensas, coronariopatas, obesas e com idade inferior a 18 ou superior a 35 anos. A avaliação da função diastólica de todas as participantes será realizada através do ecocardiograma com Doppler. Espera-se identificar sinais de disfunção diastólica nestas pacientes utilizando alguns parâmetros ecocardiográficos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-31
2016-09-23T15:23:32Z
2016-09-23T15:23:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2865
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Clínica Médica
Faculdade de Ciências da Saúde
PROGRAMA PIBIC 2011
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Clínica Médica
Faculdade de Ciências da Saúde
PROGRAMA PIBIC 2011
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813274277041930240