Jovens estudantes indígenas e suas fronteiras em Manaus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jenniffer Simpson dos Santos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1937
Resumo: Este Projeto de Pesquisa articula-se e integra o Projeto de Pesquisa Jovens estudantes indígenas e suas fronteiras nas cidades que se propõe a estudar a questão de indígenas de três etnias entre elas os Tukano em seus processos de mobilidade e de criação de espaços interculturais nos ambientes urbanos amazônicos. O objetivo geral é analisar a vinda de jovens Tukano para a cidade de Manaus, buscando apreender circunstâncias e condições sócio-educacionais, sócio-políticas e socioculturais que engendraram esse fluxo e a permanência desses indivíduos na cidade. São objetivos específicos: Identificar percepções de jovens Tukano sobre sua vinda para Manaus; Verificar as diferentes circunstâncias e condições que engendraram a mobilidade de jovens Tukano em direção à cidade e sua educação escolar; Conhecer como as instituições da sociedade civil e do Estado tratam a mobilidade de jovens Tukano entre a aldeia e a cidade e a sua permanência no meio urbano. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na medida em que serão analisados dinamismos da vida dos jovens Tukano, sobre a mobilidade entre aldeia e cidade. Estão em foco de investigação os significados, as motivações, os valores e as aspirações e outros elementos que possam ser considerados como constitutivos de condições e circunstâncias para o fluxo de jovens entre em direção à cidade e sua permanência no meio urbano. A coleta de dados se fundamentará em depoimentos sobre a mobilidade entre aldeia e cidade. Estão em foco de investigação os significados, as motivações, os valores, as aspirações e outros elementos que possam ser considerados como constitutivos de condições e circunstâncias para o fluxo de jovens Tukano em direção à cidade e para a construção de um universo étnico na fronteira urbana. Serão definidos 30 (trinta) alunos e alunas de escolas públicas das cidades de Manaus que se auto-afirmem como Tukano e que aceitem participar da pesquisa. Como procedimento técnico, serão realizadas entrevistas semi-estruturadas com os sujeitos coletivos da pesquisa: alunos e alunas Tukano, profissionais da equipe das escolas onde estes alunos estudam, lideranças das associações indígenas existentes nas cidades e outros atores sociais identificados como elementos significativos na produção das ações investigadas. Os dados serão categorizados, sistematizados e analisados através do método Hermenêutico-dialético, cujos pressupostos teóricos consistem em admitir que os sentidos e significados das ações inserem-se num contexto histórico, constituído por feixes de relações contraditórias e passíveis de transformações.
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