Avaliação de desenvolvimento neuropsicomotor e o estado nutricional em pré-escolares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3983 |
Resumo: | O estado nutricional influencia diretamente o desenvolvimento neuropsicomotor infantil. A fase pré-escolar é um período de diversas transformações e adaptações na vida de uma criança, e o acompanhamento fisioterapeutico e nutricional é imprescindível para descrever o desempenho e avaliar a aptidão escolar destes. O objetivo desta pesquisa é avaliar o DNPM e o estado nutricional em escolas infantis do município de Coari-AM. A pesquisa caracteriza-se como um estudo do tipo transversal e quantitativo, direcionada a crianças com idades entre 3 a 6 anos, matriculadas em escolas infantis do município, sendo a amostra constituída por 120 individuos, divididos em 2 grupos, sendo o primeiro com 60 crianças provindas de uma escola infantil particular e e o segundo com mais 60 provindas de uma escola pública. A coleta de dados será em dois momentos, inicialmente os pais das crianças terão que responder a dois questionários, sendo um semi-estruturado, referindo-se a aspectos socioeconômicos, caracterização criança, da família, do ambiente e atividades diárias, e outro inventário de recursos do ambiente familiar que avaliam os recursos, as atividades que a criança faz quando não está na escola, o envolvimento dos pais no ambiente familiar, o acesso a brinquedos, revistas, jornais, livros e por fim se a criança tem acompanhamento e horários para realizar seus afazeres. Seguindo com avaliações antropométricas e aplicações do teste Lefrevé, que serão aplicados de acordo com a faixa etária de cada criança. Os dados desta pesquisa buscam compreender a relação do estado nutricional com o desenvolvimento neuropsicomotor de pré-escolares, e posteriormente relatar a importância da triagem sistemática fisioterapeutica no desenvolvimento infantil. |
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Avaliação de desenvolvimento neuropsicomotor e o estado nutricional em pré-escolaresPré-escolarDesenvolvimento neuropsicomotorNutriçãoCIÊNCIAS DA SAÚDE: FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALO estado nutricional influencia diretamente o desenvolvimento neuropsicomotor infantil. A fase pré-escolar é um período de diversas transformações e adaptações na vida de uma criança, e o acompanhamento fisioterapeutico e nutricional é imprescindível para descrever o desempenho e avaliar a aptidão escolar destes. O objetivo desta pesquisa é avaliar o DNPM e o estado nutricional em escolas infantis do município de Coari-AM. A pesquisa caracteriza-se como um estudo do tipo transversal e quantitativo, direcionada a crianças com idades entre 3 a 6 anos, matriculadas em escolas infantis do município, sendo a amostra constituída por 120 individuos, divididos em 2 grupos, sendo o primeiro com 60 crianças provindas de uma escola infantil particular e e o segundo com mais 60 provindas de uma escola pública. A coleta de dados será em dois momentos, inicialmente os pais das crianças terão que responder a dois questionários, sendo um semi-estruturado, referindo-se a aspectos socioeconômicos, caracterização criança, da família, do ambiente e atividades diárias, e outro inventário de recursos do ambiente familiar que avaliam os recursos, as atividades que a criança faz quando não está na escola, o envolvimento dos pais no ambiente familiar, o acesso a brinquedos, revistas, jornais, livros e por fim se a criança tem acompanhamento e horários para realizar seus afazeres. Seguindo com avaliações antropométricas e aplicações do teste Lefrevé, que serão aplicados de acordo com a faixa etária de cada criança. Os dados desta pesquisa buscam compreender a relação do estado nutricional com o desenvolvimento neuropsicomotor de pré-escolares, e posteriormente relatar a importância da triagem sistemática fisioterapeutica no desenvolvimento infantil.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)PROGRAMA PIBIC 2013UFAMIrlei dos SantosKaroliny Lisandra Teixeira Cruz2016-09-23T15:40:22Z2016-09-23T15:40:22Z2014-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3983application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-12T00:09:35Zoai:localhost:prefix/3983Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-12T00:09:35Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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O estado nutricional influencia diretamente o desenvolvimento neuropsicomotor infantil. A fase pré-escolar é um período de diversas transformações e adaptações na vida de uma criança, e o acompanhamento fisioterapeutico e nutricional é imprescindível para descrever o desempenho e avaliar a aptidão escolar destes. O objetivo desta pesquisa é avaliar o DNPM e o estado nutricional em escolas infantis do município de Coari-AM. A pesquisa caracteriza-se como um estudo do tipo transversal e quantitativo, direcionada a crianças com idades entre 3 a 6 anos, matriculadas em escolas infantis do município, sendo a amostra constituída por 120 individuos, divididos em 2 grupos, sendo o primeiro com 60 crianças provindas de uma escola infantil particular e e o segundo com mais 60 provindas de uma escola pública. A coleta de dados será em dois momentos, inicialmente os pais das crianças terão que responder a dois questionários, sendo um semi-estruturado, referindo-se a aspectos socioeconômicos, caracterização criança, da família, do ambiente e atividades diárias, e outro inventário de recursos do ambiente familiar que avaliam os recursos, as atividades que a criança faz quando não está na escola, o envolvimento dos pais no ambiente familiar, o acesso a brinquedos, revistas, jornais, livros e por fim se a criança tem acompanhamento e horários para realizar seus afazeres. Seguindo com avaliações antropométricas e aplicações do teste Lefrevé, que serão aplicados de acordo com a faixa etária de cada criança. Os dados desta pesquisa buscam compreender a relação do estado nutricional com o desenvolvimento neuropsicomotor de pré-escolares, e posteriormente relatar a importância da triagem sistemática fisioterapeutica no desenvolvimento infantil. |
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