Peixes associadas às margens de lagos do Parque Nacional de Anavilhanas, Amazonas, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tiago Cabral Nóbrega
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3568
Resumo: Na Amazônia Central, os meses de setembro e outubro constituem o período de seca. Esta é a época em que ocorre o surgimento das praias ao longo das margens, formadas principalmente por areia e argila. Elas apresentam aproximadamente metade das margens dos rios da planície amazônica, suas águas abrigam uma biota aquática muito diversificada, sendo os peixes mais diversos e abundantes. No período da seca, as praias se tornam habitats para os peixes pequenos, sendo assim, formam cardumes, onde durante dia deslocam-se para fora das margens, entretanto à noite, retornam para as águas rasas, como forma de proteção dos peixes predadores. O trabalho apresenta como objetivo geral caracterizar a estrutura das assembleias de peixes associadas ás margens de lagos do Parque Nacional de Anavilhanas, onde será avaliado a influência de fatores abióticos sobre a diversidade de peixes nas margens desses lagos, sendo possível comparar a composição e diversidade das assembleias de peixes durante o dia e a noite. Os estudos de praias são de grande importância, por caracterizar áreas de crescimento, alimentação e reprodução de uma variedade de peixes. Em geral, os lagos amazônicos são locais de alta produtividade de peixes, sendo assim, torna-se um ecossistema importante para a manutenção da ictiofauna amazônica.
id UFAM-1_a62c44c8faf5ca4f63386f77d84026be
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/3568
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Peixes associadas às margens de lagos do Parque Nacional de Anavilhanas, Amazonas, BrasilRio NegroPeixesDiversidadeCIÊNCIAS AGRÁRIAS: RECURSOS PESQUEIROS E ENGENHARIA DE PESCANa Amazônia Central, os meses de setembro e outubro constituem o período de seca. Esta é a época em que ocorre o surgimento das praias ao longo das margens, formadas principalmente por areia e argila. Elas apresentam aproximadamente metade das margens dos rios da planície amazônica, suas águas abrigam uma biota aquática muito diversificada, sendo os peixes mais diversos e abundantes. No período da seca, as praias se tornam habitats para os peixes pequenos, sendo assim, formam cardumes, onde durante dia deslocam-se para fora das margens, entretanto à noite, retornam para as águas rasas, como forma de proteção dos peixes predadores. O trabalho apresenta como objetivo geral caracterizar a estrutura das assembleias de peixes associadas ás margens de lagos do Parque Nacional de Anavilhanas, onde será avaliado a influência de fatores abióticos sobre a diversidade de peixes nas margens desses lagos, sendo possível comparar a composição e diversidade das assembleias de peixes durante o dia e a noite. Os estudos de praias são de grande importância, por caracterizar áreas de crescimento, alimentação e reprodução de uma variedade de peixes. Em geral, os lagos amazônicos são locais de alta produtividade de peixes, sendo assim, torna-se um ecossistema importante para a manutenção da ictiofauna amazônica.UFAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilCiências PesqueirasFaculdade de Ciências AgráriasPROGRAMA PIBIC 2013UFAMKedma Cristine YamamotoTiago Cabral Nóbrega2016-09-23T15:38:32Z2016-09-23T15:38:32Z2014-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3568application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-28T19:18:57Zoai:localhost:prefix/3568Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-28T19:18:57Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Peixes associadas às margens de lagos do Parque Nacional de Anavilhanas, Amazonas, Brasil
title Peixes associadas às margens de lagos do Parque Nacional de Anavilhanas, Amazonas, Brasil
spellingShingle Peixes associadas às margens de lagos do Parque Nacional de Anavilhanas, Amazonas, Brasil
Tiago Cabral Nóbrega
Rio Negro
Peixes
Diversidade
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: RECURSOS PESQUEIROS E ENGENHARIA DE PESCA
title_short Peixes associadas às margens de lagos do Parque Nacional de Anavilhanas, Amazonas, Brasil
title_full Peixes associadas às margens de lagos do Parque Nacional de Anavilhanas, Amazonas, Brasil
title_fullStr Peixes associadas às margens de lagos do Parque Nacional de Anavilhanas, Amazonas, Brasil
title_full_unstemmed Peixes associadas às margens de lagos do Parque Nacional de Anavilhanas, Amazonas, Brasil
title_sort Peixes associadas às margens de lagos do Parque Nacional de Anavilhanas, Amazonas, Brasil
author Tiago Cabral Nóbrega
author_facet Tiago Cabral Nóbrega
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kedma Cristine Yamamoto
dc.contributor.author.fl_str_mv Tiago Cabral Nóbrega
dc.subject.por.fl_str_mv Rio Negro
Peixes
Diversidade
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: RECURSOS PESQUEIROS E ENGENHARIA DE PESCA
topic Rio Negro
Peixes
Diversidade
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: RECURSOS PESQUEIROS E ENGENHARIA DE PESCA
description Na Amazônia Central, os meses de setembro e outubro constituem o período de seca. Esta é a época em que ocorre o surgimento das praias ao longo das margens, formadas principalmente por areia e argila. Elas apresentam aproximadamente metade das margens dos rios da planície amazônica, suas águas abrigam uma biota aquática muito diversificada, sendo os peixes mais diversos e abundantes. No período da seca, as praias se tornam habitats para os peixes pequenos, sendo assim, formam cardumes, onde durante dia deslocam-se para fora das margens, entretanto à noite, retornam para as águas rasas, como forma de proteção dos peixes predadores. O trabalho apresenta como objetivo geral caracterizar a estrutura das assembleias de peixes associadas ás margens de lagos do Parque Nacional de Anavilhanas, onde será avaliado a influência de fatores abióticos sobre a diversidade de peixes nas margens desses lagos, sendo possível comparar a composição e diversidade das assembleias de peixes durante o dia e a noite. Os estudos de praias são de grande importância, por caracterizar áreas de crescimento, alimentação e reprodução de uma variedade de peixes. Em geral, os lagos amazônicos são locais de alta produtividade de peixes, sendo assim, torna-se um ecossistema importante para a manutenção da ictiofauna amazônica.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-31
2016-09-23T15:38:32Z
2016-09-23T15:38:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3568
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3568
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Ciências Pesqueiras
Faculdade de Ciências Agrárias
PROGRAMA PIBIC 2013
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Ciências Pesqueiras
Faculdade de Ciências Agrárias
PROGRAMA PIBIC 2013
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061049104039936