Alocação de canais de comunicação em Redes sem fio IEEE 802.11 (Wi-fi)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gustavo Luiz Pinheiro da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3827
Resumo: No modo como as redes sem fio do padrão IEEE 802.11(Wi-Fi)b/g são utilizadas hoje, possuímos 11 canais de comunicação que se sobrepõem, cada um com a largura de banda de 20MHz. Estudos recentes mostram que os nós e pontos de acesso das redes Wi-Fi sofrem interferências e argumentam que ao reduzirmos a largura do canal de comunicação, utilizando por exemplo canais de 5 e 10MHz, podemos ter ganhos de desempenho obtidos pela redução de interferência entre pontos de acesso que disputam o meio sem fio para se comunicarem. Neste cenário de canais de diferentes larguras o presente projeto tem como objetivo utilizar ferramentas de software que possam monitorar as redes sem fio IEEE 802.11 existentes em uma certa localização geográfica (ex: bairro) e propor mecanismos de alocação de canais que distribuam os pontos de acesso sem fio nos canais de comunicação existentes, a fim de reduzir interferências. Com a redução de interferências pretende-se que existam melhorias de desempenho das redes sem fio, tanto pelo aumento das taxas de transmissão de dados tanto como pela redução das taxas de perda de quadros. Sendo assim, os dados de monitoramento dos pontos de acesso existentes em uma determinada região serão utilizados como entrada para um mecanismo de alocação de pontos de acesso nos canais existentes para comunicação em redes sem fio IEEE 802.11. O mecanismo proposto ao realizar a alocação de canais levará em consideração não somente a utilização de canais de largura de banda de 20MHz, como é comumente utilizado neste tipo de rede, mas também a existência de canais de maior ou menor largura de banda, como por exemplo, as larguras de 5, 10 ou 40MHz. Os dados dos pontos de acesso monitorados serão inseridos em um simulador de redes sem fio de forma a construir um cenário de simulação que represente os dados de redes sem fio reais. O mecanismo de alocação de canais para os pontos de acesso também será implementado no simulador, de maneira que seja possível avaliar e comparar os dados de taxa de transmissão e taxa de perda de quadros da rede em ambos os cenários com e sem a utilização do mecanismo proposto.
id UFAM-1_a9b2cd5af2d98e5acff22c376451f022
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/3827
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Alocação de canais de comunicação em Redes sem fio IEEE 802.11 (Wi-fi)Redes sem fio IEEE 802.11Alocação de CanaisCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: TELEINFORMÁTICANo modo como as redes sem fio do padrão IEEE 802.11(Wi-Fi)b/g são utilizadas hoje, possuímos 11 canais de comunicação que se sobrepõem, cada um com a largura de banda de 20MHz. Estudos recentes mostram que os nós e pontos de acesso das redes Wi-Fi sofrem interferências e argumentam que ao reduzirmos a largura do canal de comunicação, utilizando por exemplo canais de 5 e 10MHz, podemos ter ganhos de desempenho obtidos pela redução de interferência entre pontos de acesso que disputam o meio sem fio para se comunicarem. Neste cenário de canais de diferentes larguras o presente projeto tem como objetivo utilizar ferramentas de software que possam monitorar as redes sem fio IEEE 802.11 existentes em uma certa localização geográfica (ex: bairro) e propor mecanismos de alocação de canais que distribuam os pontos de acesso sem fio nos canais de comunicação existentes, a fim de reduzir interferências. Com a redução de interferências pretende-se que existam melhorias de desempenho das redes sem fio, tanto pelo aumento das taxas de transmissão de dados tanto como pela redução das taxas de perda de quadros. Sendo assim, os dados de monitoramento dos pontos de acesso existentes em uma determinada região serão utilizados como entrada para um mecanismo de alocação de pontos de acesso nos canais existentes para comunicação em redes sem fio IEEE 802.11. O mecanismo proposto ao realizar a alocação de canais levará em consideração não somente a utilização de canais de largura de banda de 20MHz, como é comumente utilizado neste tipo de rede, mas também a existência de canais de maior ou menor largura de banda, como por exemplo, as larguras de 5, 10 ou 40MHz. Os dados dos pontos de acesso monitorados serão inseridos em um simulador de redes sem fio de forma a construir um cenário de simulação que represente os dados de redes sem fio reais. O mecanismo de alocação de canais para os pontos de acesso também será implementado no simulador, de maneira que seja possível avaliar e comparar os dados de taxa de transmissão e taxa de perda de quadros da rede em ambos os cenários com e sem a utilização do mecanismo proposto.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilFaculdade de TecnologiaFaculdade de TecnologiaPROGRAMA PIBIC 2013UFAMCelso Barbosa CarvalhoGustavo Luiz Pinheiro da Silva2016-09-23T15:39:36Z2016-09-23T15:39:36Z2014-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3827application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-18T04:57:52Zoai:localhost:prefix/3827Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-18T04:57:52Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Alocação de canais de comunicação em Redes sem fio IEEE 802.11 (Wi-fi)
title Alocação de canais de comunicação em Redes sem fio IEEE 802.11 (Wi-fi)
spellingShingle Alocação de canais de comunicação em Redes sem fio IEEE 802.11 (Wi-fi)
Gustavo Luiz Pinheiro da Silva
Redes sem fio IEEE 802.11
Alocação de Canais
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: TELEINFORMÁTICA
title_short Alocação de canais de comunicação em Redes sem fio IEEE 802.11 (Wi-fi)
title_full Alocação de canais de comunicação em Redes sem fio IEEE 802.11 (Wi-fi)
title_fullStr Alocação de canais de comunicação em Redes sem fio IEEE 802.11 (Wi-fi)
title_full_unstemmed Alocação de canais de comunicação em Redes sem fio IEEE 802.11 (Wi-fi)
title_sort Alocação de canais de comunicação em Redes sem fio IEEE 802.11 (Wi-fi)
author Gustavo Luiz Pinheiro da Silva
author_facet Gustavo Luiz Pinheiro da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Celso Barbosa Carvalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Gustavo Luiz Pinheiro da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Redes sem fio IEEE 802.11
Alocação de Canais
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: TELEINFORMÁTICA
topic Redes sem fio IEEE 802.11
Alocação de Canais
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: TELEINFORMÁTICA
description No modo como as redes sem fio do padrão IEEE 802.11(Wi-Fi)b/g são utilizadas hoje, possuímos 11 canais de comunicação que se sobrepõem, cada um com a largura de banda de 20MHz. Estudos recentes mostram que os nós e pontos de acesso das redes Wi-Fi sofrem interferências e argumentam que ao reduzirmos a largura do canal de comunicação, utilizando por exemplo canais de 5 e 10MHz, podemos ter ganhos de desempenho obtidos pela redução de interferência entre pontos de acesso que disputam o meio sem fio para se comunicarem. Neste cenário de canais de diferentes larguras o presente projeto tem como objetivo utilizar ferramentas de software que possam monitorar as redes sem fio IEEE 802.11 existentes em uma certa localização geográfica (ex: bairro) e propor mecanismos de alocação de canais que distribuam os pontos de acesso sem fio nos canais de comunicação existentes, a fim de reduzir interferências. Com a redução de interferências pretende-se que existam melhorias de desempenho das redes sem fio, tanto pelo aumento das taxas de transmissão de dados tanto como pela redução das taxas de perda de quadros. Sendo assim, os dados de monitoramento dos pontos de acesso existentes em uma determinada região serão utilizados como entrada para um mecanismo de alocação de pontos de acesso nos canais existentes para comunicação em redes sem fio IEEE 802.11. O mecanismo proposto ao realizar a alocação de canais levará em consideração não somente a utilização de canais de largura de banda de 20MHz, como é comumente utilizado neste tipo de rede, mas também a existência de canais de maior ou menor largura de banda, como por exemplo, as larguras de 5, 10 ou 40MHz. Os dados dos pontos de acesso monitorados serão inseridos em um simulador de redes sem fio de forma a construir um cenário de simulação que represente os dados de redes sem fio reais. O mecanismo de alocação de canais para os pontos de acesso também será implementado no simulador, de maneira que seja possível avaliar e comparar os dados de taxa de transmissão e taxa de perda de quadros da rede em ambos os cenários com e sem a utilização do mecanismo proposto.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-31
2016-09-23T15:39:36Z
2016-09-23T15:39:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3827
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Faculdade de Tecnologia
Faculdade de Tecnologia
PROGRAMA PIBIC 2013
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Faculdade de Tecnologia
Faculdade de Tecnologia
PROGRAMA PIBIC 2013
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813274287980675072