Avaliação de Cultivares de Arroz de Terras Altas no Município de Humaitá-AM, Safra 2013/2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Half Weinberg Corrêa Jordão
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3553
Resumo: O arroz (Oryza sativa L.) é considerado o produto de maior importância econômica em muitos países em desenvolvimento. A elevada produtividade e qualidade de grãos de arroz dependem de procedimentos de manejo aplicados no momento e na quantidade necessária. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o comportamento de cultivares de arroz (Oryza sativa L.) de terras altas no município de Humaitá AM, safra 2013/14. O experimento será instalado na Escola Agrícola do Município de Humaitá, localizada na BR 230 Km7, sentido Humaitá-Porto velho, em área de campo natural. A área experimental será composta por 12 cultivares de arroz de terras altas adquiridas junto a EMBRAPA Arroz e Feijão e empresas do ramo, sendo: AN Cambará, BRS Primavera, BRS Sertaneja, BRSMG Curinga, BRS Tropical, BRS Monarca, BRS Pepita, BRS Apinajé, BRSGO Serra Dourada, BRS Esmeralda, BRS Bonança, BRSMG Caravera. O delineamento experimental será de blocos casualizados com quatro repetições. As cultivares serão atribuídas em parcelas, compostas de 9 linhas de 5 m de comprimento, espaçadas 0,20 m entre si. O plantio será realizado manualmente no mês de novembro com a abertura de sulcos seguido da aplicação do fertilizante NPK e posteriormente, a distribuição das sementes de arroz ao longo dos sulcos cobrindo-as com 3 cm de solo. As variáveis avaliadas serão: Incidência de doenças, produtividade de grãos e seus componentes, floração, estatura da planta, acamamento, rendimento industrial. A colheita será efetuada manualmente com o uso de cutelo para o corte das plantas. Os resultados serão submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Skott-Knott a 5 % de probabilidade.
id UFAM-1_aad4d164b4501ebfb9eb62ea10b4d21d
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/3553
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Avaliação de Cultivares de Arroz de Terras Altas no Município de Humaitá-AM, Safra 2013/2014Oryza sativaGenótiposProdutividadeCIÊNCIAS AGRÁRIAS: FITOTECNIAO arroz (Oryza sativa L.) é considerado o produto de maior importância econômica em muitos países em desenvolvimento. A elevada produtividade e qualidade de grãos de arroz dependem de procedimentos de manejo aplicados no momento e na quantidade necessária. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o comportamento de cultivares de arroz (Oryza sativa L.) de terras altas no município de Humaitá AM, safra 2013/14. O experimento será instalado na Escola Agrícola do Município de Humaitá, localizada na BR 230 Km7, sentido Humaitá-Porto velho, em área de campo natural. A área experimental será composta por 12 cultivares de arroz de terras altas adquiridas junto a EMBRAPA Arroz e Feijão e empresas do ramo, sendo: AN Cambará, BRS Primavera, BRS Sertaneja, BRSMG Curinga, BRS Tropical, BRS Monarca, BRS Pepita, BRS Apinajé, BRSGO Serra Dourada, BRS Esmeralda, BRS Bonança, BRSMG Caravera. O delineamento experimental será de blocos casualizados com quatro repetições. As cultivares serão atribuídas em parcelas, compostas de 9 linhas de 5 m de comprimento, espaçadas 0,20 m entre si. O plantio será realizado manualmente no mês de novembro com a abertura de sulcos seguido da aplicação do fertilizante NPK e posteriormente, a distribuição das sementes de arroz ao longo dos sulcos cobrindo-as com 3 cm de solo. As variáveis avaliadas serão: Incidência de doenças, produtividade de grãos e seus componentes, floração, estatura da planta, acamamento, rendimento industrial. A colheita será efetuada manualmente com o uso de cutelo para o corte das plantas. Os resultados serão submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Skott-Knott a 5 % de probabilidade.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilInstituto de Agricultura e Ambiente - HumaitáPROGRAMA PIBIC 2013UFAMRosane Rodrigues da CostaHalf Weinberg Corrêa Jordão2016-09-23T15:38:28Z2016-09-23T15:38:28Z2014-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3553application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-20T00:18:33Zoai:localhost:prefix/3553Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T00:18:33Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de Cultivares de Arroz de Terras Altas no Município de Humaitá-AM, Safra 2013/2014
title Avaliação de Cultivares de Arroz de Terras Altas no Município de Humaitá-AM, Safra 2013/2014
spellingShingle Avaliação de Cultivares de Arroz de Terras Altas no Município de Humaitá-AM, Safra 2013/2014
Half Weinberg Corrêa Jordão
Oryza sativa
Genótipos
Produtividade
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: FITOTECNIA
title_short Avaliação de Cultivares de Arroz de Terras Altas no Município de Humaitá-AM, Safra 2013/2014
title_full Avaliação de Cultivares de Arroz de Terras Altas no Município de Humaitá-AM, Safra 2013/2014
title_fullStr Avaliação de Cultivares de Arroz de Terras Altas no Município de Humaitá-AM, Safra 2013/2014
title_full_unstemmed Avaliação de Cultivares de Arroz de Terras Altas no Município de Humaitá-AM, Safra 2013/2014
title_sort Avaliação de Cultivares de Arroz de Terras Altas no Município de Humaitá-AM, Safra 2013/2014
author Half Weinberg Corrêa Jordão
author_facet Half Weinberg Corrêa Jordão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosane Rodrigues da Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Half Weinberg Corrêa Jordão
dc.subject.por.fl_str_mv Oryza sativa
Genótipos
Produtividade
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: FITOTECNIA
topic Oryza sativa
Genótipos
Produtividade
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: FITOTECNIA
description O arroz (Oryza sativa L.) é considerado o produto de maior importância econômica em muitos países em desenvolvimento. A elevada produtividade e qualidade de grãos de arroz dependem de procedimentos de manejo aplicados no momento e na quantidade necessária. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o comportamento de cultivares de arroz (Oryza sativa L.) de terras altas no município de Humaitá AM, safra 2013/14. O experimento será instalado na Escola Agrícola do Município de Humaitá, localizada na BR 230 Km7, sentido Humaitá-Porto velho, em área de campo natural. A área experimental será composta por 12 cultivares de arroz de terras altas adquiridas junto a EMBRAPA Arroz e Feijão e empresas do ramo, sendo: AN Cambará, BRS Primavera, BRS Sertaneja, BRSMG Curinga, BRS Tropical, BRS Monarca, BRS Pepita, BRS Apinajé, BRSGO Serra Dourada, BRS Esmeralda, BRS Bonança, BRSMG Caravera. O delineamento experimental será de blocos casualizados com quatro repetições. As cultivares serão atribuídas em parcelas, compostas de 9 linhas de 5 m de comprimento, espaçadas 0,20 m entre si. O plantio será realizado manualmente no mês de novembro com a abertura de sulcos seguido da aplicação do fertilizante NPK e posteriormente, a distribuição das sementes de arroz ao longo dos sulcos cobrindo-as com 3 cm de solo. As variáveis avaliadas serão: Incidência de doenças, produtividade de grãos e seus componentes, floração, estatura da planta, acamamento, rendimento industrial. A colheita será efetuada manualmente com o uso de cutelo para o corte das plantas. Os resultados serão submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Skott-Knott a 5 % de probabilidade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-31
2016-09-23T15:38:28Z
2016-09-23T15:38:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3553
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Instituto de Agricultura e Ambiente - Humaitá
PROGRAMA PIBIC 2013
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Instituto de Agricultura e Ambiente - Humaitá
PROGRAMA PIBIC 2013
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061048809390080