Sistemas de manejo do solo no estabelecimento de pastagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula Fonseca dos Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2989
Resumo: A produção de leite e carne de bovinos no Brasil está baseada na utilização de pastagens, por constituírem alimento de menor custo para o produtor. Para que os animais possam expressar todo o seu potencial produtivo, é necessária uma alimentação adequada. Exige-se, portanto, a disponibilização de forragem de qualidade durante todo o ano (SOUZA SOBRINHO et al., 2005). Os índices de produtividade alcançados pelos rebanhos brasileiros ainda são baixos em função, principalmente, de carências nutricionais. Portanto, para que os animais possam expressar todo o seu potencial produtivo, é necessária uma alimentação adequada. Para que isto aconteça, a disponibilização de forragem de qualidade durante todo o ano torna-se uma exigência. No geral, as principais intervenções no manejo da pastagem são deixadas para serem realizadas após o estabelecimento da mesma, incluindo os tratos culturais nas plantas e o manejo dos animais. Entretanto, o manejo do solo previamente à formação da pastagem é um dos fatores que pode contribuir significativamente para garantir uma pastagem de qualidade ou levar a mesma à degradação. Nesse contexto, o plantio de outras espécies previamente ao estabelecimento da pastagem é um sistema simples, prático e sustentável como proposta de integração lavoura-pecuária, gerando ganhos econômicos, sociais e ambientais. No Brasil, os resultados dessa proposta são amplamente conhecidos, incluindo um grande número de culturas: milho, soja, milheto, aveia, sorgo, etc. No Amazonas, os resultados são incipientes e escassos, havendo grande demanda por este tipo de informação.
id UFAM-1_b34b357bc98daa62ee8e7961adf7545f
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/2989
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Sistemas de manejo do solo no estabelecimento de pastagensQualidade física do soloManejo de pastagensCIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIAA produção de leite e carne de bovinos no Brasil está baseada na utilização de pastagens, por constituírem alimento de menor custo para o produtor. Para que os animais possam expressar todo o seu potencial produtivo, é necessária uma alimentação adequada. Exige-se, portanto, a disponibilização de forragem de qualidade durante todo o ano (SOUZA SOBRINHO et al., 2005). Os índices de produtividade alcançados pelos rebanhos brasileiros ainda são baixos em função, principalmente, de carências nutricionais. Portanto, para que os animais possam expressar todo o seu potencial produtivo, é necessária uma alimentação adequada. Para que isto aconteça, a disponibilização de forragem de qualidade durante todo o ano torna-se uma exigência. No geral, as principais intervenções no manejo da pastagem são deixadas para serem realizadas após o estabelecimento da mesma, incluindo os tratos culturais nas plantas e o manejo dos animais. Entretanto, o manejo do solo previamente à formação da pastagem é um dos fatores que pode contribuir significativamente para garantir uma pastagem de qualidade ou levar a mesma à degradação. Nesse contexto, o plantio de outras espécies previamente ao estabelecimento da pastagem é um sistema simples, prático e sustentável como proposta de integração lavoura-pecuária, gerando ganhos econômicos, sociais e ambientais. No Brasil, os resultados dessa proposta são amplamente conhecidos, incluindo um grande número de culturas: milho, soja, milheto, aveia, sorgo, etc. No Amazonas, os resultados são incipientes e escassos, havendo grande demanda por este tipo de informação.CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilCentro de Educação à DistânciaPROGRAMA PIBIC 2012UFAMAfrânio Ferreira Neves JuniorPaula Fonseca dos Santos2016-09-23T15:24:45Z2016-09-23T15:24:45Z2013-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2989application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-30T03:14:26Zoai:localhost:prefix/2989Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-30T03:14:26Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Sistemas de manejo do solo no estabelecimento de pastagens
title Sistemas de manejo do solo no estabelecimento de pastagens
spellingShingle Sistemas de manejo do solo no estabelecimento de pastagens
Paula Fonseca dos Santos
Qualidade física do solo
Manejo de pastagens
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIA
title_short Sistemas de manejo do solo no estabelecimento de pastagens
title_full Sistemas de manejo do solo no estabelecimento de pastagens
title_fullStr Sistemas de manejo do solo no estabelecimento de pastagens
title_full_unstemmed Sistemas de manejo do solo no estabelecimento de pastagens
title_sort Sistemas de manejo do solo no estabelecimento de pastagens
author Paula Fonseca dos Santos
author_facet Paula Fonseca dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Afrânio Ferreira Neves Junior
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula Fonseca dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade física do solo
Manejo de pastagens
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIA
topic Qualidade física do solo
Manejo de pastagens
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIA
description A produção de leite e carne de bovinos no Brasil está baseada na utilização de pastagens, por constituírem alimento de menor custo para o produtor. Para que os animais possam expressar todo o seu potencial produtivo, é necessária uma alimentação adequada. Exige-se, portanto, a disponibilização de forragem de qualidade durante todo o ano (SOUZA SOBRINHO et al., 2005). Os índices de produtividade alcançados pelos rebanhos brasileiros ainda são baixos em função, principalmente, de carências nutricionais. Portanto, para que os animais possam expressar todo o seu potencial produtivo, é necessária uma alimentação adequada. Para que isto aconteça, a disponibilização de forragem de qualidade durante todo o ano torna-se uma exigência. No geral, as principais intervenções no manejo da pastagem são deixadas para serem realizadas após o estabelecimento da mesma, incluindo os tratos culturais nas plantas e o manejo dos animais. Entretanto, o manejo do solo previamente à formação da pastagem é um dos fatores que pode contribuir significativamente para garantir uma pastagem de qualidade ou levar a mesma à degradação. Nesse contexto, o plantio de outras espécies previamente ao estabelecimento da pastagem é um sistema simples, prático e sustentável como proposta de integração lavoura-pecuária, gerando ganhos econômicos, sociais e ambientais. No Brasil, os resultados dessa proposta são amplamente conhecidos, incluindo um grande número de culturas: milho, soja, milheto, aveia, sorgo, etc. No Amazonas, os resultados são incipientes e escassos, havendo grande demanda por este tipo de informação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-31
2016-09-23T15:24:45Z
2016-09-23T15:24:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2989
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Centro de Educação à Distância
PROGRAMA PIBIC 2012
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Centro de Educação à Distância
PROGRAMA PIBIC 2012
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061047172562944