Representações e Jornalismo: uma análise da representação do jornalista na série televisiva The Newsroom

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitor Franco Gavirati
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4672
Resumo: Este trabalho pretende analisar como o jornalista é representado na série televisiva The Newsroom, criada por Aaron Sorkin e transmitida pelo canal americano HBO. No estudo, avaliaremos como se dá a prática jornalística apresentada por este produto audiovisual. A partir da busca de discussões teóricas sobre a rotina de jornalistas reproduzida na série, verificaremos a verossimilhança da representação mediática de repórteres, editores e demais profissionais do jornalismo presentes no seriado, bem como do jornalismo de modo geral. Para tanto, utilizando a técnica da análise de conteúdo, tomaremos como objeto de estudo os dez episódios da primeira temporada da série. Durante a trama, o jornalismo e o cotidiano de profissionais da área é colocado em evidência, permitindo a exploração do estudo sobre a forma com que o jornalismo é representado em produtos audiovisuais. É necessário analisar a forma com que o jornalista é representado em produtos de entretenimento, pois as representações interferem no modo o qual este é percebido pela sociedade. Assim, ampliaremos a escassa bibliografia existente sobre a representação do jornalismo em séries televisivas, questionando considerações feitas, anteriormente, por Kraetzig (2012), pioneira neste tipo de estudo.
id UFAM-1_b3ac572992a71cefb0b1e1ec13f8ae88
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/4672
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Representações e Jornalismo: uma análise da representação do jornalista na série televisiva The NewsroomCinemaJornalismoRepresentaçãoCIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃOEste trabalho pretende analisar como o jornalista é representado na série televisiva The Newsroom, criada por Aaron Sorkin e transmitida pelo canal americano HBO. No estudo, avaliaremos como se dá a prática jornalística apresentada por este produto audiovisual. A partir da busca de discussões teóricas sobre a rotina de jornalistas reproduzida na série, verificaremos a verossimilhança da representação mediática de repórteres, editores e demais profissionais do jornalismo presentes no seriado, bem como do jornalismo de modo geral. Para tanto, utilizando a técnica da análise de conteúdo, tomaremos como objeto de estudo os dez episódios da primeira temporada da série. Durante a trama, o jornalismo e o cotidiano de profissionais da área é colocado em evidência, permitindo a exploração do estudo sobre a forma com que o jornalismo é representado em produtos audiovisuais. É necessário analisar a forma com que o jornalista é representado em produtos de entretenimento, pois as representações interferem no modo o qual este é percebido pela sociedade. Assim, ampliaremos a escassa bibliografia existente sobre a representação do jornalismo em séries televisivas, questionando considerações feitas, anteriormente, por Kraetzig (2012), pioneira neste tipo de estudo.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilInstituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - ParintinsPROGRAMA PIBIC 2014UFAMGraciene Silva de SiqueiraVitor Franco Gavirati2016-09-23T15:48:17Z2016-09-23T15:48:17Z2015-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4672application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-10T17:22:33Zoai:localhost:prefix/4672Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-10T17:22:33Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações e Jornalismo: uma análise da representação do jornalista na série televisiva The Newsroom
title Representações e Jornalismo: uma análise da representação do jornalista na série televisiva The Newsroom
spellingShingle Representações e Jornalismo: uma análise da representação do jornalista na série televisiva The Newsroom
Vitor Franco Gavirati
Cinema
Jornalismo
Representação
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO
title_short Representações e Jornalismo: uma análise da representação do jornalista na série televisiva The Newsroom
title_full Representações e Jornalismo: uma análise da representação do jornalista na série televisiva The Newsroom
title_fullStr Representações e Jornalismo: uma análise da representação do jornalista na série televisiva The Newsroom
title_full_unstemmed Representações e Jornalismo: uma análise da representação do jornalista na série televisiva The Newsroom
title_sort Representações e Jornalismo: uma análise da representação do jornalista na série televisiva The Newsroom
author Vitor Franco Gavirati
author_facet Vitor Franco Gavirati
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Graciene Silva de Siqueira
dc.contributor.author.fl_str_mv Vitor Franco Gavirati
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Jornalismo
Representação
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO
topic Cinema
Jornalismo
Representação
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO
description Este trabalho pretende analisar como o jornalista é representado na série televisiva The Newsroom, criada por Aaron Sorkin e transmitida pelo canal americano HBO. No estudo, avaliaremos como se dá a prática jornalística apresentada por este produto audiovisual. A partir da busca de discussões teóricas sobre a rotina de jornalistas reproduzida na série, verificaremos a verossimilhança da representação mediática de repórteres, editores e demais profissionais do jornalismo presentes no seriado, bem como do jornalismo de modo geral. Para tanto, utilizando a técnica da análise de conteúdo, tomaremos como objeto de estudo os dez episódios da primeira temporada da série. Durante a trama, o jornalismo e o cotidiano de profissionais da área é colocado em evidência, permitindo a exploração do estudo sobre a forma com que o jornalismo é representado em produtos audiovisuais. É necessário analisar a forma com que o jornalista é representado em produtos de entretenimento, pois as representações interferem no modo o qual este é percebido pela sociedade. Assim, ampliaremos a escassa bibliografia existente sobre a representação do jornalismo em séries televisivas, questionando considerações feitas, anteriormente, por Kraetzig (2012), pioneira neste tipo de estudo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-31
2016-09-23T15:48:17Z
2016-09-23T15:48:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4672
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Instituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintins
PROGRAMA PIBIC 2014
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Instituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintins
PROGRAMA PIBIC 2014
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061051601747968